Design Sprint, a poderosa metodologia do Google
Em um mundo cada vez mais globalizado, a necessidade de aceleração mais latente em todos os campos de nossa vida, em especial se tratando de projetos que envolvam tecnologia.
A seguir, traremos uma metodologia desenvolvida dentro da gigante Google, por Jake Knapp, a fim de acelerar resultados e minimizar a chance de possíveis erros.
O que é Design Sprint?
De forma resumida, design sprint é uma metodologia estruturada passo a passo para resolver problemas complexos e focados, com uma equipe reduzida, no prazo de uma semana, ou seja, 5 dias úteis, 40 horas.
Mas não se trata apenas da criação de uma ideia, o design sprint se resume a criar, desenhar, prototipar e testar uma ideia. É ideal para ser aplicado antes de se investir tempo e dinheiro em uma empresa/startup/ideia.
O fracasso dos brainstorms
A metodologia surgiu devido ao fracasso dos brainstorms. Jake Knapp, criador e idealizador do Design Sprint, conta que costumava usar sessões de brainstorm em grupo no Google a fim de compartilhar e melhorar ideias e, também, buscar soluções para alguns desafios que surgiam na empresa.
Apesar de obter grande sucesso quanto à participação dos funcionários nas discussões, Jake notou que sua equipe saía das reuniões animadas e inspiradas, com inúmeras ideias novas no papel… entretanto, essas ideias jamais eram colocadas em prática.
“Não é que estivéssemos tendo ideias ruins — a maioria das ideias era boa, na verdade. Mas o problema é que as melhores ideias vinham surgindo de outro lugar que não ali.” – Jake Knapp
Segundo Jake, as ideias que obtinham mais sucesso durante um processo de brainstorm, nem sempre eram as melhores ideias de fato, já que o que garantia a aceitação de um pensamento era a forma em que era compartilhado ou vendido ao grupo.
Além do mais, o brainstorm propõe que as ideias sejam eleitas por consenso, porém, o consenso tende a escolher o caminho mais fácil de aceitar e não necessariamente o melhor.
Google I/O 2014 – The design sprint: from Google Ventures to Google[x]
Benefícios do Design Sprint
Como já citado, o Design Sprint é uma excelente ferramenta para economizar tempo e dinheiro, já que coloca à prova ideias e projetos já que possibilita uma visão macro antes mesmo de desenvolvê-los por completo.
A ideia de concluir se uma ideia é boa ou não antes mesmo de desenvolvê-la soa muito atraente, não é mesmo?
Além da velocidade, o design Sprint contribui para uma cultura de inovação e colaboração para dentro de sua empresa, isso se deve ao fato de reunir todos os setores do desenvolvimento em um grupo participativo em prol do mesmo objetivo por 5 dias em imersão.
Durante a implementação do método, receava-se que o curto espaço de tempo para se desenvolver a ideia pudesse gerar estresse além do comum e tornar os colaboradores mais tensos e preocupados. Entretanto, na prática, não foi isso que aconteceu.
Ter um prazo definido para focar em um só projeto, por menor que este seja, fez com que os colaboradores se sentissem mais motivados e aumentassem o foco durante o trabalho.
Design Sprint na prática
Se você chegou até aqui, certamente já se convenceu da tamanha assertividade que esse método trará aos seus projetos e o quão benéfico pode ser para o seu time de colaboradores. Mas afinal, como fazer o Design Sprint acontecer na prática?
Como citamos acima, esse método consiste em 5 dias de foco total em uma ideia, entenda como são divididos esses dias:
Segunda-feira: entender
O primeiro dia consiste em exteriorizar tudo que seu time sabe sobre a ideia. Pode ser realizado em formato de reunião mesmo, com todos participando e contribuindo para a discussão. Nesse estágio você vai notar a importância de se juntar times de setores diversos, já que isso contribui muito para o processo por apresentar visões diferentes de pessoas que tratam o mesmo produto por ângulos variados.
Terça-feira: sketch
O segundo dia do Sprint consiste em um trabalho mais individual em que, cada um dos participantes, coloca suas ideias e soluções para a questão em um papel. Sem discussões em grupo, apenas anotações individuais nesse estágio.
Anotações feitas, é hora do grupo todo ir olhando para cada um dos sketches e discutindo como aquilo pode funcionar na prática.
O segundo dia é finalizado com um sistema estruturado para criticar o trabalho e votar nas melhores soluções. Vale lembrar que tudo isso deve ser feito de forma democrática.
Quarta-feira: decidir
Na quarta-feira, seu time já estará com muitas ideias possíveis a serem escolhidas. O que é ótimo, mas também indica muito trabalho pela frente.
O Objetivo do terceiro dia consiste em, simplesmente, filtrar todas essas ideias, melhorá-las, e escolher uma única para iniciar o processo de protótipo.
Quinta-feira: prototipar
Quinta-feira é dia de prototipar. Nesse estágio do Design Sprint é necessário alto nível de produtividade então não hesite em utilizar ferramentas que facilitem esse processo, de preferência ferramentas as quais o seu time já esteja habituado e tenha facilidade no manuseio.
Para otimizar esse dia, é fundamental que haja um planejamento mega assertivo onde está definido cada atividade do dia e sua duração. O objetivo é montar o protótipo daquela ideia até o fim do dia.
Sexta-feira: testar
Sexta-feira é o dia em que os protótipos encontram os potenciais usuários e são colocados a teste. O usuário irá interagir e dar o feedback em tempo real sobre o que ele gosta ou não.
No fim do dia, o time se reúne para discutir os feedbacks recebidos dos usuários e decidir se a ideia sobrevive ou não, se o projeto está validado ou não.
O ambiente é essencial
Ciente das etapas que compõem o Design Sprint, devemos ressaltar que, não só o cumprimento dos estágios proposto mas também o ambiente em que será executado deve ser escolhido com atenção.
Para um Sprint de sucesso proporcione ao seu time um ambiente confortável mas também, altamente usual de forma que favoreça o desenvolvimento das ideias e aguce sua criatividade.
Conte com quadros brancos, blocos de nota, folhas, adesivos, canetas diversas… Enfim, disponibilize todo o material de escritório necessário para que nenhum pensamento produtivo passe em branco.
É aconselhável ainda, que os participantes em imersão não façam o uso de celulares ou notebooks dentro do espaço reservado para o sprint.
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