O que é Chatbot? 13 jun

O que é Chatbot?

Chatbot é nada mais nada menos que um programa de computador que busca interagir com as pessoas quando as mesmas visitam algum site, plataforma, etc, simulando uma conversa com outra pessoa real.

O foco é que esses bots possam responder de forma rápida e com total interação os usuários que buscam solucionar dúvidas ou resolver problemas de forma simples e rápida.

Ainda não entendeu muito bem o que é um chatbot? Tudo bem, a gente explica melhor!

Quando os chatbots são usados?

Os robôs estão entre nós! Muitas vezes a gente se depara com um deles e nem sabe que se trata de um.

Sabe quando você acessa algum site e uma janela pop-up se abre em algum lugar da tela com perguntas ou com informações auxiliando seus próximos passos?!

Isso é um chatbot! Essa é uma ferramenta que muitas empresas estão adaptando em seus sites para facilitar e otimizar o atendimento de seus clientes. Uma espécie de central de atendimento 24h.

Uma vez que o site pode ser acessado a qualquer momento, é bom que os bots estejam ali para auxiliar o internauta de acordo com o serviço que sua empresa presta e com o que os bots foram desenvolvidos para fazer.

Por que usar um chatbot é tão interessante?

Imagine só buscar alguma resposta ou informação de uma empresa ou marca às 20 horas e ter que esperar o horário comercial do dia seguinte para ser atendido. Isso pode afastar os clientes e potenciais clientes.

Com total certeza o Chatbot é uma das tecnologias mais legais de se deparar no mundo da web, e sem dúvidas faz parte de um seleto grupo de avanços tecnológicos que não se pode abrir mão quando o assunto é interação e rapidez na entrega da informação para o usuário final.

Hoje ele se tornou uma ferramenta fundamental e vem mudando muito a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, além de ser um recurso muito prático e que entrega de forma rápida as informações que o usuário necessita.

Um dos grandes diferenciais é a disponibilidade em tempo integral dos bots, fazendo com que assim o processo de relacionamento com o cliente seja otimizado.

O que o futuro reserva para os chatbots

Uma vez que ao longo do tempo a inteligência artificial passe por melhorias constantes, a “conversa” entre bots e usuários de várias plataformas vão ficando cada vez mais aperfeiçoadas.

Tanto é que inúmeras vezes você deve ter se deparado com algum chatbot enquanto navegava na internet e talvez nem tenha se dado conta disso, pensando que conversava com um atendente de carne e osso do outro lado da tela.

Talvez esse seja o principal foco dos desenvolvedores quando o assunto é o chatbot, deixar essa conversa, esse “meio de campo” entre a ferramenta e o cliente, cada vez mais humanizada e natural.

A grande promessa é fazer com que a ferramenta fique cada vez mais capacitada a auxiliar ou até mesmo resolver ou evitar possíveis problemas do usuário final.

Chatbots também são vendedores

Obviamente, com tantos lados positivos, o chatbot não poderia ficar de fora quando o assunto é redes sociais. Pois bem, a ferramenta é um ótimo recurso para conversões de leads e vendas.  

Uma “tática” muito eficiente e bastante usada é oferecer ao cliente um conteúdo relevante de forma gratuita, como e-books, vídeos, webinars, etc., e usando um formulário no qual o usuário fornecerá alguns dados de contato.

A ideia é usar esse tipo de material e fazer um post em sua página interagindo e solicitando que os seguidores comentem uma determinada palavra.

Essa palavra-chave é usada como um gatilho proposital para que o chatbot seja ativado e entre em ação, colocando em prática a conversão.

Uma vez que em posse dos dados enviado pelo cliente através do formulário, é de suma importância para as empresas conseguirem captar o cliente com o conteúdo chave.

Como escolher um chatbot?

Ficou interessado pelas vantagens que um chatbot pode te oferecer? Se você é empresário e possui um website, sem dúvidas aprofundar seu conhecimento sobre a ferramenta é uma ótima dica a ser dada.

É importante levar em consideração alguns fatores antes de implementar essa tecnologia. Procure saber o máximo possível para poder fazer a melhor escolha.

O primeiro deles é analisar quais as reais necessidades da sua empresa que você quer que o bot seja capaz de atender.

Se é para o atendimento e resposta de dúvidas mais frequentes, se é para reduzir o tempo de espera do usuário, se é para a realização de pesquisas de mercado, se é para cobranças e atualização de dados, se é para conversão e vendas, etc. São muitas possibilidades.

Isso é importante pois existem tipos diferentes de bots no mercado, e um pode ser mais específico para determinado fim do que outro.

Procure por chatbots que forneçam relatórios sobre os resultados das campanhas. Assim você consegue ver a performance da ferramenta e se ela realmente está gerando melhorias para sua empresa.

Também é uma boa contar com chats em que os clientes possam avaliar o atendimento ao final. Assim você consegue medir a eficiência do mecanismo, principalmente quando ele está programado para fazer conversões.

Outra dica para escolher o melhor bot para seu site é fazer testes antes de fechar o negócio. A grande maioria dos fornecedores dessa tecnologia oferece um período gratuito de testes.

Com ele você já consegue analisar as principais funcionalidades e ter uma boa ideias se elas atendem as demandas da sua empresa.

Mas é bom lembrar que pouco importa você contar com um chatbot no seu site se ele não for otimizado para SEO, pois ele continuará com pouquíssima visibilidade nos resultados de busca do Google.

Para a otimização de sites ser eficiente você precisa contar com quem melhor entende do assunto. A equipe da Cia WebSites pode te ajudar. Entre em contato e se prepare para alcançar os melhores resultados!

Comente abaixo o que achou desse post sobre o que são os chatbots e deixe suas sugestões sobre outros assuntos que quer ver por aqui no nosso blog.

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