Sites estáticos x sites dinâmicos: o que é melhor para pequenas e médias empresas?
Como uma pequena empresa, seu site é a chave do seu sucesso. Frequentemente, é a primeira impressão que os clientes em potencial têm de sua empresa, e os visitantes vêm ao seu site para saber mais sobre sua empresa, produtos e serviços.
Então, que tipo de site é melhor para uma empresa de pequeno a médio porte? Uma decisão que você terá que fazer é construir um site estático ou um site dinâmico.
Neste post, compararemos sites estáticos e dinâmicos e discutiremos qual é o melhor para pequenas e médias empresas para ajudá-lo a decidir que tipo de site sua empresa deve usar.
Índice
- Como funcionam os sites
- Definição de site estático
- Definição de site dinâmico
- Comparação estática vs. dinâmica
- Profissionais de sites estáticos
- Contras de sites estáticos
- Profissionais de sites dinâmicos
- Contras de sites dinâmicos
- Você deve construir um site dinâmico ou estático?
Como funcionam os sites
Para entender a diferença entre sites estáticos e dinâmicos, é útil entender como os sites funcionam, ou seja, como são entregues ao seu navegador. Aqui está uma breve visão geral de como isso funciona.
Quando alguém visita uma página da web, seu navegador envia uma solicitação ao servidor onde o conteúdo do site está armazenado. O servidor responde à solicitação entregando o código da página, que o navegador usa para exibir a página.
Definição de site estático: o que é um site estático?
Um site estático é aquele que depende de um conteúdo fixo criado e carregado em um servidor antes do navegador do usuário solicitar a página. Quando um navegador solicita uma página, o servidor entrega uma página baseada em HTML pré-escrito e, às vezes, também CSS e JavaScript.
O navegador exibe a página com base no HTML e em outro código. Com páginas estáticas, a página tem a mesma aparência para todos os usuários.
Sites que não mudam muito ou podem exibir as mesmas páginas para cada usuário são bons candidatos para o método de site estático. Sites como sites empresariais, blogs e outros sites informativos podem ser estáticos.
Definição de site dinâmico: o que é um site dinâmico?
Os sites dinâmicos usam o processamento do lado do servidor para gerar páginas em tempo real quando um navegador as solicita.
A página que o usuário vê não é baseada em um documento HTML exato que você carregou em seu servidor. Em vez disso, o site extrai dados de uma fonte de dados, carrega-os em um modelo e cria o código HTML em tempo real.
Sites nos quais o conteúdo muda com frequência e sites onde você deseja mostrar páginas exclusivas para cada usuário são bons candidatos para a abordagem dinâmica.
Os sites onde os usuários podem fazer login e acessar seu perfil exclusivo, como sites de comércio eletrônico e mídia social, podem ser dinâmicos. O desenvolvedor da web não codifica a página de perfil de cada usuário. Em vez disso, o site gera dinamicamente essas páginas com base nas informações que o usuário inseriu ao criar sua conta.
Algumas isenções de responsabilidade sobre a comparação de sites estáticos e dinâmicos
Comparar sites estáticos e dinâmicos às vezes pode ser confuso. As linhas entre dinâmico e estático são um pouco borradas e você pode misturar as duas abordagens. Alguns sites podem ser estáticos, mas têm alguns elementos dinâmicos, por exemplo.
Se uma página for estática, isso também não significa que os usuários não possam interagir com ela. Você pode incluir formulários, botões e outros elementos com os quais os usuários podem interagir em páginas da web estáticas. Algumas pessoas podem se referir a esses tipos de elementos como elementos “dinâmicos”.
Nesta postagem, quando dizemos “dinâmico”, no entanto, estamos nos referindo a páginas que são geradas dinamicamente usando o processamento do lado do servidor em tempo real quando um usuário visita uma página.
Sites estáticos x sites dinâmicos: o que é melhor para pequenas e médias empresas?
Então, o que é melhor para pequenas e médias empresas? Sites estáticos ou dinâmicos? Vamos dar uma olhada em alguns dos prós e contras.
Profissionais de sites estáticos
As vantagens dos sites estáticos incluem:
Simples de criar
Sites estáticos são mais simples do que os dinâmicos. Você pode criar uma página da web estática apenas com HTML, enquanto com sites dinâmicos, você precisará trabalhar com as linguagens que usará para extrair os dados e gerar as páginas.
Investimento menor para construir e hospedar
Como os sites estáticos são mais simples, geralmente é mais barato criá-los e hospedá-los .
Flexibilidade
Como você constrói cada página com antecedência, geralmente é mais fácil mudar os elementos de uma página para outra ou usar designs completamente diferentes em páginas diferentes.
Tempo de carregamento rápido
O tempo de carregamento tende a ser rápido com sites estáticos, pois as páginas já estão feitas. O tempo de carregamento depende de vários fatores, no entanto, e com a tecnologia moderna, os sites dinâmicos também podem carregar rapidamente.
SEO mais simples
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é normalmente mais simples com sites estáticos também. Com sites estáticos, as páginas já existem e os rastreadores dos mecanismos de pesquisa podem vê-las da mesma forma que os usuários. Com sites dinâmicos, você precisará incluir alguns elementos estáticos em sua página se quiser que eles sejam classificados na pesquisa ou criar páginas estáticas otimizadas para seu site dinâmico.
Contras de sites estáticos
Alguns dos contras de sites estáticos incluem:
As atualizações exigem mais trabalho manual
Uma desvantagem dos sites estáticos é que a atualização de suas páginas requer mais trabalho manual. É por isso que se o seu conteúdo é atualizado com frequência, a dinâmica pode ser uma escolha melhor.
Mais difícil de escalar devido a atualizações manuais
A necessidade de atualizar suas páginas manualmente significa que é mais difícil dimensionar seu site, embora existam várias ferramentas que podem ajudar com isso.
Profissionais de sites dinâmicos
Vejamos os prós dos sites dinâmicos.
Permite o login do usuário
Os sites dinâmicos são úteis se você deseja que os visitantes façam login. Você pode gerar páginas dinamicamente, como as páginas de perfil dos usuários, com base nas informações de suas contas.
Bom para personalização
Os sites dinâmicos também se prestam bem à personalização de conteúdo para diferentes usuários. Se o seu site é baseado em muita personalização, a dinâmica pode ser o caminho a percorrer.
Bom para atualizações frequentes
Se você atualiza seu site com frequência, considere usar a abordagem dinâmica, pois ela permite evitar parte do trabalho manual que acompanha a atualização de páginas estáticas.
Escalabilidade
Ao longo dessas mesmas linhas, geralmente é mais fácil dimensionar um site dinâmico do que estático.
Contras do site dinâmico
Alguns dos contras dos sites dinâmicos incluem:
Mais complexo de construir
Os sites dinâmicos são mais complexos do que os estáticos, portanto, criá-los pode ser um pouco mais desafiador. Você precisará conhecer linguagens como HTML , CSS e JavaScript, bem como as linguagens necessárias para o processamento do lado do servidor.
Pode ser mais caro para construir e hospedar
Como os sites dinâmicos são mais complexos, pode ser mais caro criá-los e hospedá-los.
Você deve construir um site dinâmico ou estático?
Um site dinâmico é provavelmente a melhor escolha se você:
- Quer que os usuários possam fazer login no seu site
- Deseja personalizar muito o conteúdo do seu site para os usuários
- Tenha conteúdo que é atualizado com frequência
No entanto, você pode optar por usar um site estático se:
- Não precisa de login, personalização em grande escala ou atualizações frequentes
- Quer uma configuração de site mais simples
Além disso, lembre-se de que você pode combinar algumas funcionalidades dinâmicas e estáticas em seu site usando várias ferramentas.
Crie o site perfeito para sua empresa
O melhor tipo de site varia de empresa para empresa, e você certamente tem muitas opções quando se trata de construir seu site. É vital reservar um tempo para acertar o seu site, pois ele é parte integrante da sua marca e do marketing digital.