O que deve ter um bom site
O que deve ter um bom site?
Essa é uma pergunta muito comum na mente daqueles que estão começando um negócio e entendem a importância da presença na internet.
No entanto, além de saber o que deve ter um bom site, é fundamental ainda considerar qual será a finalidade em questão. Pois, isso vai nortear todas as funcionalidades que esse recurso precisa conter.
Entre os objetivos de um site estão:
- Fazer sua marca conhecida?
- Conquistar leads?
- Vender mais?
Qual destes é seu objetivo?
Independentemente do objetivo, a página precisa contar com uma estrutura diferenciada, pois assim o seu usuário terá uma experiência positiva.
Porque isso vai resultar em um bom posicionamento junto aos buscadores, missão essa que não é nem tão imediata e nem tão fácil de se conquistar.
Se deseja iniciar brevemente nesta jornada, conheça as principais necessidades que um site deve conter para seu um bom site!
Abaixo, algumas boas práticas que são importantes e que precisam marcar presença nas configurações. Confira.
1º característica do que deve ter um bom site: precisa carregar de forma rápida
Para começar, é essencial carregar de forma rápida.
Essa boa prática é defendida inclusive pelo Google que é o maior buscador.
Alguns fatores que tornam a sua página lenta é o fato dela contar com animações em flash, imagens pesadas, códigos e scripts que o Google nem lê.
Assim sendo, esse problema precisa ser corrigido, caso você já tenha um site. Ou deve evitá-lo se você está querendo colocar a sua página no ar.
Ainda sobre o carregamento…
Nesta etapa de carregamento, a ação deve ser focar na eliminação de recursos que não são considerados úteis.
E isso envolve a retirada de scripts e de plugins que só estão ocupando espaço em sua página.
Tal medida é necessária, porque o consumo de recursos é usado mais do que de fato preciso.
Sendo assim, a arquitetura precisa ser avaliada de maneira constante a fim de manter somente os elementos que de fato são necessários.
A revisão de código também é uma medida que precisa ser feita, afinal eles são elementos invisíveis aos usuários.
Mas, que merecem uma avaliação permanente, porque eles também impactam na agilidade do carregamento da página.
Dica de ouro sobre carregamento
A opção deve ser pelos códigos leves, porque eles não dão trabalho aos servidores.
Dentro do contexto dos códigos, uma dica eficiente é atuar para remover os espaços que estão em branco.
E, ainda, contar com o auxílio de programas que atuam fazendo a compactação dos códigos.
Atenção ao cache habilitado
Logo, na etapa de carregamento, é preciso deixar o cache habilitado, pois assim o servidor não ficará sobrecarregado.
Sem contar que tal habilitação, ainda é importante, porque assim o site não será sempre carregado a partir do zero. Porém, se valendo das informados que já estão devidamente armazenadas.
Portanto, essa prática precisa ser aplicada, porque a capacidade de carregamento da página vai aumentar.
2º característica do que deve ter um bom site: Hospedagem é mais do que ter um site no ar
Um site precisa ter uma hospedagem, pois assim ele será colocado no ar.
Porém, a necessidade do serviço não para por aí, porque ela também está diretamente relacionada a velocidade com que a página carrega.
E isso impacta diretamente na experiência do usuário e também na leitura dos algoritmos que realizam a indexação. E fazem seu site aparecer no google, saiba mais dicas neste conteúdo rico.
Além de pensar no usuário, a contratação da hospedagem precisa avaliar ainda a segurança oferecida.
Porque ataques de hackers ocorre em diversos segmentos e até mesmo em site do governo. E hospedagem está relacionada a:
- segurança;
- suporte;
- velocidade de carregamento;
- estabilidade e os diferenciais oferecidos.
Se for possível, um bom site é aquele que conta com hospedagem exclusiva.
Porque quando se opta pelo compartilhamento da hospedagem o desempenho pode ficar aquém do esperado.
Deste modo, o compartilhamento traz ainda um impacto negativo na qualidade do carregamento.
LEIA TAMBÉM: Seo e Hospedagem
3º característica do que deve ter um bom site: navegação intuitiva e simples
O que deve ter um bom site? Uma navegação que seja intuitiva e simples.
Isso porque, tais características impactam diretamente na experiência (UX) que o site oferece ao usuário.
Sem contar que esse cuidado também tem relação direta com o seu posicionamento nos buscadores e o quanto as pessoas ficam satisfeitas ao navegarem em sua página.
De forma simples, uma navegação intuitiva e simples é aquela que faz com que o usuário encontre tudo o que ele precisa sem ficar perdido.
Para isso, todas as informações estão posicionadas no campo de visão do usuário, ou seja, ele não precisa rolar para baixo para encontrar.
Menu facilita a navegação
Essas informações consistem no menu bem no alto da página, o campo destinado à pesquisa fácil de ser encontrado e outros itens que tornam a vida do usuário mais simples.
Quando se tem uma navegação simples e intuitiva, a empresa obtém:
• Crescimento do volume de vendas
• Clientes fiéis a sua marca
• Possível economizar no emprego de recursos
• Valor agregado aumenta
Uma qualidade positiva de navegação faz com que os internautas tenham uma percepção positiva da sua página.
Como resultado, é possível que o valor agregado do produto e serviço aumente.
Disponibilização das informações de contato
Quem deseja ter um site de qualidade ou que está em busca de maneiras de melhorar a página que já possui.
É necessário pensar em uma maneira de evidenciar as informações de contato para que o usuário saiba quais são os canais de comunicação.
Por isso, disponibilize todas as informações como número de telefone, whatsapp, endereço de e-mail, formulário de contato e redes sociais.
Deste modo, deve estar no rodapé do site, porque os usuários costumam recorrer a essa parte do site em busca desse contato.
Opte por uma página específica
Caso seja possível, um bom site é aquele que conta com uma página que traz informações de contato.
É indicado ainda que a empresa disponibilize formulários de contato, pois com ele fica mais fácil o filtro do assunto a ser tratado.
Deste modo, torna o processo de comunicação mais ágil e facilitado para a equipe certa prestar atendimento.
Tenha em mente que a maneira como o seu site dispõe as informações vai comunicar o comportamento da sua empresa na resolução de diversas situações que podem acontecer.
A exemplo disso tem, suporte técnico, comercial, SAC etc.
Essa ação é importante, pois vai mostrar a confiança que a pessoa tem com a sua empresa, resultando assim em uma relação de confiança.
Para isso, fazer uso de algumas ferramentas é importante. Algumas delas são o chat e o autoatendimento.
4º característica do que deve ter um bom site: Tenha um blog
O blog é um recurso muito eficiente quando o objetivo é atingir outras pessoas, pois é neste espaço que serão publicados os seus conteúdos.
Sendo que estes são os responsáveis por atrair pessoas e a partir disso, conquistar leads.
E deste modo, cria se uma jornada para desenvolver as estratégias de vendas através do inbound marketing.
Contudo, é preciso fazer uso das técnicas voltadas à produção dos artigos e de otimização, pois assim será possível tornar o seu blog como um meio de atração de negócios.
Considere o tamanho do texto bem como sua escaneabilidade
Antes de mais nada, é preciso considerar que o tamanho do artigo no seu blog só deve ser considerado se as informações agregarem valor para quem está lendo.
Tendo essa informação em mãos, o texto precisa ser completo em informações.
Deste modo, avaliando a profundidade que se pretende passar por meio dele, se inspirando nos concorrentes de melhor posicionamento.
Por isso, textos mais longos são usados quando os conteúdos apresentam maior complexidade.
Além disso, é fundamental avaliar se o seu texto apresenta boa escaneabilidade, ou seja, isso quer dizer que a pessoa vai conseguir encontrar o que procura de maneira simples.
Tal fator é necessário, pois as pessoas não têm tempo para ficarem lendo os textos, eles querem encontrar a informação com velocidade.
Atenção a persona
Para isso, considere em primeiro a persona.
Nada de postagens aleatórias no blog. Elas precisam estar relacionadas com temas atrativos para persona que você vende.
Juntamente, envolve ter atenção desde o planejamento das pautas, a criação do layout do blog, passando pelo design da postagem e a publicação dela.
Levar em consideração a linguagem também é importante, por isso atenção a forma de comunicação do seu público-alvo.
De forma geral, o blog conta com uma linguagem que informa e convence, mas sem perder a objetividade e a leveza.
Aposte em conteúdo educativo
A função do blog é atrair leads através da informação.
Para isso, as pessoas precisam ter as suas dores respondidas. Sendo assim, educar é fundamental.
Devido a tal peculiaridade, o blog precisa disponibilizar informações que sejam de relevância para o leitor.
Mas, não só isso! O conteúdo tem que ser intencional.
Conteúdo intencional
O tipo de conteúdo precisa agregar boas informações relacionadas ao produto que sua empresa comercializa.
Como assim? Vamos te explicar!
Tem uma empresa de viagens, algumas sugestões de conteúdos educativos podem ser uma guia que leva dicas úteis para os visitantes ou como conseguir visto para a Inglaterra ou Canadá, por exemplo.
Ou, se trabalha com materiais hospitalares, informar sobre como gerenciar farmácia hospitalar.
Levar conteúdos que respondam as dúvidas que os clientes têm, é importante, porque eles vão fazer com que eles tenham interesse para assinar a seu newsletter.
A partir desses artigos, ficará mais fácil fazer com que o seu cliente vá confiando na sua marca e no momento certo, a venda vai acontecer.
Necessidade de planejamento de Pautas
Como o objetivo é agregar valor às pessoas levando em consideração o segmento em que sua empresa atua, é fundamental que sua equipe planeje os textos que serão publicados no blog.
O planejamento vai auxiliar, porque sua empresa conseguirá entender quais são as dificuldades que o seu cliente está tendo.
Mais do que isso, a definição de um cronograma vai te auxiliar em relação ao seu público-alvo. Porque quem está do outro lado, vai saber a periodicidade que seus conteúdos são publicados.
Assim, quando o público sabe a periodicidade acompanha e deposita credibilidade para sua empresa.
SEO deve ser parceiro do seu blog
O uso das técnicas de SEO em seu blog devem ser implantadas, porque elas vão permitir que o seu conteúdo apareça no momento em que o usuário faz uma busca.
Isso é fundamental, pois vai posicionar o seu site favoravelmente. Saiba o que é SEO neste guia completo.
Ao produzir os textos para o seu blog, é fundamental fazer uso das palavras-chave que o seu público-alvo faz uso.
Estas palavras podem ser encaradas como uma isca, ou seja, vão atrair a persona para a sua página.
Um bom site é aquele que conta com uma url amigável, pois esta também auxilia em atrair o público.
5º característica do que deve ter um bom site: Otimize a sua página
Para que o usuário usufrua de uma experiência positiva de navegação, alguns fatores precisam ser considerados e entre eles está a necessidade do seu site ser otimizado.
Juntamente, a aparência precisa ser levada em consideração, porém esse não é o único fator!
Esta precisa ter uma navegação fácil e voltado a intuição.
Pensar no design envolve ainda o cuidado com a velocidade de carregamento.
Isso é fundamental, porque um site que carrega de maneira veloz faz com que o usuário tenha uma experiência positiva.
Além disso, é preciso que a página tenha um layout amigável, ou seja, que se adapte ao tipo de tela usada.
Esses elementos impactam diretamente nas técnicas que SEO que são aplicadas com o objetivo de manter o seu site bem posicionado nos buscadores.
Contudo, é preciso ter em mente que o processo é contínuo, pois as atualizações do Google acontecem de maneira frequente.
Abaixo, vamos trazer alguns fatores que contribuem para o processo de SEO.
Uso de imagens
As imagens são importantes no processo de otimização, mas para que elas cumpram a função é preciso nomeá-las.
Tal ação é necessária, pois assim faz com que o Google entenda com mais velocidade qual é o objetivo da ação.
Urls precisam ser amigáveis
Quando pensamos em URLs amigáveis, queremos dizer que sendo possível, elas vão pontuar de forma clara o conteúdo da página.
Por isso, saber o que deve ter um bom site passa pela verificação do endereço que acabou de ser gerado.
É comum que ele conte com números e letras aleatórias e isso faz com que não seja uma opção interessante.
Faça meta descrição
No momento em uma pessoa faz a busca no Google, o que vai aparecer é:
- O nome do site;
- URL;
- Introdução curta.
Quando falamos em uma curta introdução, fazemos menção a meta descrição. Ela é importante, porque auxilia no processo de otimização por meio do SEO.
Contudo, o texto precisa ser desenvolvido de forma a fazer com que o internauta se interesse pelo conteúdo e acesse a página a fim de obter mais informações.
Assim, como consiste em uma introdução curta, ela não deve superar os 160 caracteres. Devido, com essa medida a pessoa ter acesso ao texto completo e não quebrado quando ela busca no Google.
Defina palavras-chave
Para definir as palavras-chave que serão usadas em sua estratégia, é preciso pensar no emprego dos termos mais adequados.
E na disposição delas em elementos como títulos, intertítulos e, ainda, nas descrições dos conteúdos.
Contudo, para saber quais são as melhores opções de palavras-chave, ou seja, aquelas que têm relação com o seu segmento, a dica é considerar quais são os termos que a sua persona está buscando.
De posse dessa informação, faça uso delas na construção dos seus conteúdos, mas sem deixar de lado a organização e a naturalidade.
6º característica do que deve ter um bom site: Resultados devem ser o foco de um site
O que deve ter um bom site? Resultado!
Por isso, é fundamental que a página conte com alguns elementos que tem o poder de fazer com que ele ofereça experiência de navegação positiva e possibilite que sua empresa se destaque na internet.
Os sites que tem como foco os resultados precisam ter:
- CTAs posicionadas nos locais corretos;
- Conteúdos de qualidade;
- Acessibilidade diversa;
- Constante atualização;
- Design responsivo;
- Foco na conversão;
- Identidade visual;
- Atualização precisa ser realizada de forma fácil.
Juntamente, outro atributo que um bom site precisa ter é a capacidade de ser atualizado de forma simples e prática.
Esse cuidado é necessário, porque as pessoas estão sempre em busca de atualizações. Por isso, é preciso atualizar na hora certa e mais do que isso, de forma simples.
A vantagem disso é que existem plataformas que possibilitam a execução dessa ação.
Assim, a atualização é executada rapidamente e ao invés de ser um problema, passa a ser um benefício para a empresa.
7º característica do que deve ter um bom site: Empresas precisam ter domínio próprio
Mais um fator que impacta em um bom site é a possibilidade de ter um domínio próprio, pois tal característica faz com que sua presença no mundo digital já esteja se consolidando.
Além, de mostrar que as pessoas encontram um negócio seguro.
Logo, é preciso considerar que o domínio próprio agrega ainda a sua empresa uma postura que remete ao profissionalismo e isso tem impacto direto na possibilidade de fechar novos negócios.
Por que é importante ainda que sua empresa tenha um domínio próprio? Confira alguns fatores abaixo.
- Divulgação é facilitada: com um domínio próprio, os clientes identificam a sua empresa mais facilmente, porque você escolhe o nome que deseja dar os seu empreendimento fazendo com que ele fique na mente das pessoas
- Alcance aumenta: suas ações também ganham maior alcance com o uso do domínio próprio, porque o nome traz consigo a confiabilidade. Uma empresa que tem autoridade no segmento e que atua vê seu nome presença em diferentes locais e quando ela é dona do seu domínio, fica mais fácil a obtenção de um tráfego que tem qualidade e resultado são mais conversões.
- Possibilidade de ter um e-mail próprio: quando a sua empresa registra o domínio, assim ela passa a ter a chance de contar com um e-mail própria. Imagine que você tem uma empresa com uma qualidade de ponto, um site diferenciado, mas não tem um e-mail personalizado. O cliente não vai achar que você é tão profissional assim. Isso é gera formalidade, mas um elemento fundamental para gerar segurança.
- Marca protegida: quando se tem um domínio próprio, a sua marca está resguarda. Assim, é possível afirmar que a opção por essa ação tem poder de garantir que ninguém mais que tem um site faça uso do seu nome.
8º característica do que deve ter um bom site: Desenvolva uma página com design responsivo
O que deve ter um bom site passa ainda pela implementação do design responsivo.
Esse cuidado é imprescindível, porque as pessoas estão o tempo todo com os seus smartphones nas mãos fazendo buscas.
Há ainda quem faça uso de outros dispositivos móveis.
Sendo assim, é fundamental que seja no celular, no computador ou no tablet, a pessoa tenha uma página que se adapta ao tamanho da sua tela.
Contudo, é preciso considerar que site com design responsivo não consiste somente em uma adaptação para os dispositivos móveis.
Esse recurso precisa ser aprovado de maneira eficiente, porque isso vai fazer com que sua empresa conquiste boa performance em todos os dispositivos.
9º característica do que deve ter um bom site: Site deve ter layout de qualidade
O layout de qualidade é fundamental para um site. Isso porque as informações estão dispostas de forma organizada facilitando assim a navegação e a busca.
Pensar neste fator é imprescindível, ainda mais quando se leva em consideração o motivo pelo qual o site existe.
Botões podem ser usados com o objetivo de levar informações importantes para o usuário como a visão e os valores que o negócio possui.
Contudo, o equilíbrio é fundamental a fim de ter um site que agregue valor ao usuário.
Menos é sempre mais, independentemente do contexto.
Sendo assim, o melhor é preferir sempre um site que ofereça recursos, mas sem nenhum tipo de exagero. E isso envolve desde as imagens que não podem ser exageradas nem que ofereçam dificuldade na hora de enxergar.
Um site com layout de qualidade ainda precisa ter:
- Títulos que seja curtos e que passam a informação de forma completa
- Subtítulos podem ser um pouco mais compridos a fim de complementar a informação principal
- Imagem deve ter relação com o assunto do texto
- Para evidenciar a funcionalidade do site, opte por ícones intuitivos
- Utilize os depoimentos de clientes que já compraram a sua empresa, pois isso serve como prova social
Acima, pontuamos alguns recursos que podem ter, mas antes mesmo de definir quais serão usados, a recomendação é personalizar o seu site.
Porque ele é a cara da sua marca e a missão principal dessa ferramenta será sempre levar o internauta a ter uma experiência única.
Conclusão
Portanto, com essas informações esperamos ter te ajudado a entender o que deve ter um bom site.
A partir disso, fica mais fácil traçar um planejamento das ações a seguir. E com certeza irá desenvolver ou auxiliar na construção da sua página ou na melhoria da que já existe.
Logo, tenha em mente que o principal é oferecer uma experiência diferenciada ao seu usuário, pois ele é a alma do seu negócio!
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