Topic clusters e a revolução do SEO
Você já ouviu falar em Topic Clusters? O conceito é até que bem simples, se trata de uma forma de estruturar o conteúdo de sites e blogs de uma maneira otimizada.
No entanto, é fundamental saber mais sobre como fazer isso para não errar na mão e ter sucesso. O Topic Cluster chegou para revolucionar a maneira como nós que trabalhamos com a produção de conteúdos e com SEO.
Quer saber mais? Então é bom continuar a ler este artigo que está cheio de informações sobre os Topic Clusters e sobre como você pode implementar essa nova ideia no seu site. Vamos lá!
Topic Cluster: o que é?
Primeiramente, para te ajudar a entender melhor esse conceito, vamos traduzir esse termo. Topic pode significar tópico ou assunto e Cluster significa algo como agrupamento.
E o que isso tem a ver com conteúdo? Juntando as duas palavras, temos o conceito de algo como o agrupamento de assuntos relacionados, em uma ordem que faça mais sentido.
Uma estratégia de SEO e de marketing de conteúdo baseada em Topic Clusters organiza as informações de um texto a partir da forma que as pessoas pesquisam no Google e em outros mecanismos de buscas.
Mas não pense que os benefícios da estruturação em Topic Clusters é benéfica apenas para a organização de um site e de seu conteúdo. Você entenderá o porquê disso ao longo do post.
Essa estratégia foi pensada pela Hubspot, empresa que é especializada e referência no marketing digital em todo o mundo.
Como funciona?
Uma estratégia de conteúdo baseada em Topic Cluster funciona basicamente da seguinte forma: cria-se um “conteúdo-mãe”, que aqui chamamos de página pilar, feito sobre um certo assunto (ou tópico) mais geral e genérico.
O ideal é que esse conteúdo seja bem completo, pois será o central, servindo de base para outros relacionados e/ou complementares.
Dentro deste conteúdo base, os conteúdos relacionados, os clusters, são organizados a partir de linkagem interna de forma que eles interajam entre si e realmente façam sentido.
E não precisa ser apenas conteúdo em texto. É interessante que você considere para os clusters vídeos e outros formatos. Isso vai depender muito da sua persona, do assunto e de diversos outros fatores.
Os clusters também devem conter links internos que direcionem para a página pilar, o que faz com que a autoridade dela geralmente seja mais alta.
Páginas épicas X Páginas de referência
Já falamos sobre o que é uma página pilar. Mas temos também alguns outros conceitos relacionados, os de páginas épicas e o de páginas de referência.
As primeiras, páginas épicas, são extremamente completas e com um conteúdo muito denso. Por esse motivo costumam não ser consumidos de “uma única vez” pelo usuário e proporcionam uma experiência de aprendizado muito boa.
Possuem grande potencial de conversão se também forem disponibilizadas para serem baixadas em formato de ebook, por exemplo, podendo se tornar uma ferramenta de inbound marketing muito poderosa para a captação de leads.
Já as páginas de referência são aquelas que também são bem completas, mas um pouco mais simples. O que se faz numa página de referência geralmente é condensar links em formato de listas.
Esses links direcionam para conteúdos relacionados a um determinado tema. Podem ser links internos ou até mesmo externos, servindo como uma estratégia de link building para ser mencionado em outros sites com autoridade.
Construindo a linkagem interna dos clusters
Já falamos o quanto a estratégia de Topic Clusters é interessante para o SEO de seu site e que a autoridade da página pilar tende só a crescer com os links internos direcionando para ela.
Mas para que isso realmente aconteça, é necessário ainda estruturar os link internos em cada cluster.
O mais indicado é que o primeiro link que for adicionado ao conteúdo dos clusters seja para a sua relativa página pilar e que isso seja feito usando o texto âncora, ou seja, a palavra-chave exata correspondente à “página mãe”.
Assim, se a página pilar trata de um assunto de forma mais genérica, os clusters se aprofundam muito mais falando sobre cada tópico. E também é legal que eles sejam linkados entre eles, isso aumenta o link juice e todos ganham autoridade.
Mas é necessário estudar quais palavras-chave são ideais para cada conteúdo e quais posts devem linkar para outros para que essa estruturação seja bem mapeada.
O que mudou?
Agora você pode estar pensando? Mas o que mudou para que fosse necessário pensar nos Topic Clusters como uma alternativa nova de organização?
Bom, tivemos mudanças na forma de funcionamento do Google e outros mecanismos de busca e na maneira como as pessoas se relacionam com a internet. Uma dela foi a busca, que se tornou mais intuitiva.
Antes os resultados eram quase que inteiramente baseados apenas em uma palavra chave. Agora eles se baseiam bastante na intenção do usuário, o que os tornam mais flexíveis e dinâmicos.
O marketing digital teve que se adaptar a essas mudanças, e uma das maneiras para fazer isso foi com os Topic Clusters. Eles possibilitam a contextualização sobre o assunto e a associação, deixando os resultados mais naturais.
Mas por que investir em Topic Clusters?
Produzir conteúdo de qualidade, é sem dúvida nenhuma algo essencial. Mas isso é apenas o básico.
As constantes evoluções do Google e da forma com que as pessoas se relacionam com a internet faz com seja preciso fazer cada vez mais para se destacar na internet.
E as técnicas de SEO estão aí para nos provar isso. A otimização serve para que um site seja posicionado no Google e as pessoas cheguem até seu conteúdo de forma orgânica, sem que você precise pagar, e, consequentemente, cheguem até seu produto ou serviço.
É necessário ir cada vez mais além, é hora de fazer ainda mais pelo SEO de seu site e a estruturação em Topic Clusters foi pensada justamente para isso.
Fato é que a grande maioria dos sites possui uma boa estrutura de home, mas quanto aos outros conteúdos, como os de blog, geralmente não é bem assim.
Os post não possuem uma boa organização, o que pode dificultar a navegação para os usuários e a leitura pelos mecanismos de busca.
Uma boa estruturação e organização feitas a partir de Topic Clusters podem ser benéficas para todos, fortalecendo o SEO de seu site e fazendo com que a busca orgânica dispare.
Para concluir
Este foi o nosso post sobre o que é Topic Clusters e dicas sobre como aplicar essa estratégia no seu trabalho de SEO.
Nele você viu que ela é baseada na construção de uma página pilar, com conteúdo mais genérico e amplo, os clusters, que são posts ou páginas sobre assuntos mais específicos, e links entre eles.
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