Texto âncora: o que é e como fazer
“O texto âncora é o texto visível e com hiperlink em um site que leve a outras páginas da web dentro ou fora do domínio. Ele informa aos mecanismos de pesquisa e aos usuários qual o assunto principal que essa página de destino irá abordar.”
Quando foi a última vez que você pensou sobre o texto específico que você vincula para direcionar os leitores para outra página em seu site? Este texto é conhecido como texto âncora e não recebe muita atenção, mas, se bem feito, pode aumentar o número de visitas em seu site. Otimizar o texto âncora, o texto clicável do link para seu site, pode soar como uma tática trivial, mas vincular internamente as páginas relacionadas em seu website pode também impulsionar seus rankings no Google. A vinculação com um texto âncora claro, conciso e relevante pode reforçar a conexão atual entre certas postagens aos olhos do Google e ajudar todas as postagens a se classificarem melhor. Dessa maneira, você deixa a leitura mais agradável e faz com que a linkagem soe de forma mais natural, permitindo o usuário navegar por entre diversas páginas e sabendo o que vai encontrar no conteúdo da página de destino. Sem falar nos mecanismos de buscas, que irão identificar esses links atribuindo mais força e relevância a eles. Com isso em mente, o texto âncora não deve ser deixado de lado e, apesar de ser um pequeno detalhe facilmente esquecido, ainda é uma estratégia muito importante no cenário atual de SEO. Se você quiser saber mais sobre o que exatamente é, quais os diferentes tipos de texto âncora e a sua importância, continue lendo o post que preparamos para você.O que é um texto âncora?
Um exemplo de texto âncora é o seguinte link para a página otimização de sites da Cia Web Sites. Nesse caso o texto âncora do link acima é o termo “otimização de sites” e ele deve levar a uma página ou post que trate de maneira aprofundada do assunto de otimização de sites ou SEO. Para informar claramente aos mecanismos de pesquisa e aos usuários sobre o tópico da página à qual você está vinculando, o texto âncora deve ser sucinto, específico, pertinente à página de destino e relacionado a uma palavra-chave que você deseja utilizar para que suas páginas se classifiquem bem nos buscadores. O texto âncora não precisa incluir uma palavra-chave de fato, ele pode simplesmente ficar em uma sentença que inclua sua palavra-chave alvo. Quando você ancora links para palavras e frases descritivas, os bots do Google podem entender instantaneamente o que é a página vinculada. Uma conexão clara entre o tópico da sua página e o tópico da página vinculada também pode ajudar as duas páginas a se classificarem às consultas relacionadas ao assunto. Mas usar as mesmas palavras-chave exatas em todo o seu texto âncora fará com que o Google suspeite que você está apenas tentando classificar essas palavras-chave, em vez de vincular internamente as informações relevantes – e com isso a sua página poderá ser penalizada.Exemplos de texto âncora
Alguns tipos de texto âncora são melhores que outros. Aqui estão os quatro tipos mais comuns, classificados por qualidade.Correspondência Parcial
O texto âncora é uma Correspondência Parcial se incluir uma variação da palavra-chave que descreve o assunto da página vinculada. Ele informa claramente ao Google sobre o tópico da página, especialmente se houver palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página no texto âncora. Não ter que se preocupar em obter uma Correspondência Exata com o texto âncora e o tópico de uma página também permite que você escreva seu conteúdo da forma mais natural possível. Um exemplo de texto âncora que é correspondência parcial é “Conheça as etapas do funil de vendas” – a página vinculada abrange “funil de vendas” com isso o texto âncora pode transmitir a mensagem sem explicitamente declará-lo.Correspondência Exata
O texto âncora é uma Correspondência Exata se incluir a palavra-chave exata que descreve o tópico da página vinculada. Assim como uma Correspondência Parcial, as Correspondências Exatas também informam claramente ao Google sobre o assunto da página vinculada. Mas se você ancorar seus links internos a muitas palavras-chave que sejam Correspondências Exatas, o Google pode suspeitar que você está apenas tentando classificar essas palavras-chave exatas, em vez de fornecer valor a seus leitores. Um exemplo de texto âncora que é uma Correspondência Exata é “Criação de Lojas Virtuais ” – a página vinculada é chamada de “Criação de Lojas Virtuais”.Genérico
Texto âncora genérico é uma palavra ou frase comum, como “Continue lendo” ou “Leia mais”. O Google realmente lê o conteúdo em torno do texto âncora quando seus bots rastreiam suas páginas da Web, portanto, mesmo que você ancore um link para uma palavra ou frase genérica, o conteúdo ao redor ainda pode informar ao Google sobre o assunto da página vinculada. Mas o Google só pode saber do que trata o link se o texto âncora genérico estiver cercado por um texto que descreva claramente o tópico da página vinculada.Spam
Essa prática incorreta consiste em inserir links em uma página da Web que não tem relação com sua palavra-chave e o conteúdo da página de origem. Esse tipo de abordagem fornece valor zero para o usuário, uma vez que são inseridos aleatoriamente e sem conteúdo pertinente que o cerca. A única razão pela qual as pessoas usam o texto âncora spam é se classificar por palavras-chave altamente competitivas, como seguro, empréstimos ou compra que são palavras com grande volume de tráfego na SERP do Google. As pessoas também usarão texto âncora spam para impedir a percepção pública de seus concorrentes no Google. Por exemplo, uma empresa poderia vincular o site de seu concorrente à palavra-chave “pior empresa para se trabalhar em 2018” em um de seus posts, e o site de seu concorrente poderia se classificar como “pior empresa para trabalhar em 2018” no Google.Importância do texto âncora
Mesmo com as mudanças nos algoritmos do Google em 2018, o texto âncora ainda é importante. Ele pode estar no final de sua lista de tarefas quando você está ajustando a otimização da sua postagem no blog, mas ancorar intencionalmente links a palavras-chave claras, concisas e relevantes pode potencializar os resultados de seus esforços de SEO. Mesmo que seu foco fique mais direcionado para o conteúdo, títulos e descrições, não deixe de lado essa estratégia pois um texto âncora bem elaborado com palavras-chave certas pode trazer bons resultados no ranking do Google, consequentemente trazendo mais acessos e mais leads. Mas lembre-se que o texto âncora é apenas um dos componentes da Otimização de Sites. Existem outras estratégias importantes a serem levadas em conta. Quer saber mais sobre SEO? Confira agora outra estratégia chamada Link Building que você pode usar para conseguir links relevantes para seu site.
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