Monitoramento de SEO: 5 indicadores-chave que você precisa rastrear

O monitoramento de SEO e as medições contínuas de SEO são a chave para qualquer campanha de otimização de mecanismos de pesquisa bem-sucedida.

Como você provavelmente sabe, o SEO não é uma estratégia de marketing digital do tipo “definir e esquecer”. Enquanto seus concorrentes estiverem tentando ficar acima de você nas páginas de resultados de pesquisas, haverá uma necessidade constante de monitoramento e medições.

Este guia descreve as cinco principais métricas que você precisa observar quando se trata de medir a eficácia de sua campanha de SEO. Uma agência de SEO especializada, como a Cia Web Sites, fornecerá atualizações sobre essas métricas no final de cada mês de sua campanha de SEO. Aconselhamos fortemente que você trabalhe com um parceiro de SEO que privilegie as métricas em vez das melhorias teóricas.

Se você está procurando trabalhar com uma agência digital para seu SEO, pode usar o formulário de contato abaixo para descobrir se sua empresa e seu site são adequados para otimização de mecanismos de pesquisa. Se você está aqui para aprender sobre as principais métricas que as melhores empresas de SEO usam para medir o progresso, continue lendo!

1. Classificação de palavras-chave

Nem é preciso dizer que as classificações de palavras-chave são uma das principais ferramentas de medição de qualquer campanha de SEO de sucesso. Antes de começar o trabalho de SEO, é importante planejar todas as palavras-chave para as quais você deseja que seu site apareça no Google. 

Na Cia Web Sites, nos concentramos em palavras-chave que têm uma intenção transacional para nossos clientes. Isso significa que desejamos examinar as palavras-chave que provavelmente impulsionarão os KPIs de negócios, sejam elas mais vendas, mais leads ou mais consultas, criamos uma lista de palavras-chave com base nos KPIs.

Usamos nossa ferramenta de SEO para rastrear classificações de palavras-chave individuais para nossos clientes. Se estiver interessado em acompanhar o progresso de suas palavras-chave individuais, você pode receber atualizações semanais de classificação de palavras-chave, quer saber como? Entre em contato conosco.

Ao longo de sua campanha de SEO, você verá um aumento no número de palavras-chave alvo que você classificou na página um do Google. É importante ter metas de curto, médio e longo prazo para classificações de palavras-chave. 

Para um novo site, não espere classificação para palavras-chave altamente competitivas nos primeiros seis meses de uma campanha de SEO. Portanto, é importante ter palavras-chave que variam em dificuldade para que você possa marcar metas de curto e longo prazo ao longo do caminho.

2. Conversões no site

Medir o tráfego geral do site é uma coisa, medir a taxa de conversão desse tráfego é outra coisa. Quando olhamos para a conversão, observamos algumas métricas principais, incluindo:

Conversões no site
  1. Cliques por conversão
  2. Custo por conversão
  3. Média de page views por conversão
  4. Jornada do cliente por conversão
  5. Quais páginas do site estão gerando conversões
  6. Qual CTA (call to action) está gerando a maior taxa de conversão

A otimização da Taxa de Conversão (CRO) é um serviço que pode ser altamente benéfico para um site que está recebendo um grande número de visitas, mas um baixo número de conversões. CRO é o processo de aumentar o número de visitantes do site que realizam a ação desejada, que pode ser:

  • Enviando um contato
  • Fazendo uma ligação
  • Fazendo uma compra
  • Adicionando itens ao carrinho
  • Enviando uma mensagem

A definição de uma ‘conversão’ é específica para o tipo de negócio. Cada empresa terá uma ideia diferente de como será uma conversão. O processo de CRO é uma etapa essencial no monitoramento de SEO e envolve a compreensão de como os usuários estão navegando em um site e realizando ações para garantir que alcancem o resultado final desejado de uma conversão, seja qual for.

3. Monitoramento total do tráfego orgânico

Nem é preciso dizer que uma das métricas de SEO mais importantes que você precisa monitorar é o tráfego geral do site que chega a seu site. Os números de tráfego orgânico que você vê no Google Search Console fornecem uma imagem precisa de quantos usuários estão acessando seu site por meio da pesquisa orgânica.

O tráfego total do site que você vê no Google Analytics pode fornecer algumas informações valiosas sobre o desempenho geral do seu site. No entanto, os dados que você vê no Google Search Console fornecerão uma imagem mais precisa de seu desempenho orgânico.

O console de pesquisa do Google mostrará algumas das principais métricas de monitoramento de SEO que você deve observar, incluindo:

Monitoramento total do tráfego orgânico
  • Tráfego orgânico total
  • Tráfego orgânico por palavra-chave
  • Tráfego orgânico para páginas

O monitoramento do tráfego de pesquisa orgânica também permite que você veja em quais dias os usuários mais visitam seu site. Usando esses dados, você pode decidir quando seria o momento mais apropriado para fazer qualquer alteração no site.

4. Monitore a taxa de rejeição

Atrair visitantes para o seu site é uma coisa, mantê-los no seu site é outra coisa. O monitoramento eficaz de SEO deve sempre incluir a análise da porcentagem de visitantes que deixam o site após uma única exibição de página.

A porcentagem de visitantes que deixam seu site depois de visitar uma única página informa com que frequência um usuário está olhando uma única página antes de sair.

A taxa de rejeição é uma forma eficaz de observar a experiência do usuário no site. De modo geral, os sites que não oferecem uma experiência positiva ao usuário ou não atendem às expectativas do usuário terão uma alta taxa de rejeição. Se a porcentagem de visitantes que deixam seu site após uma única exibição de página for alta (alta taxa de rejeição), talvez seja hora de verificar por que isso está acontecendo.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir a taxa de rejeição em seu site:

Monitore a taxa de rejeição
  1. Melhorar o tempo de carregamento da página
  2. Crie frases de chamariz claras e atraentes
  3. Links internos entre páginas
  4. Simplifique a jornada do usuário
  5. Fornece uma experiência positiva para o usuário

Daqui para frente, o Google usará métricas de taxa de rejeição como uma das principais métricas de ‘Experiência da Página’ ao classificar sites. O Google pode deduzir o quão bem a página está correspondendo às expectativas do usuário observando a taxa de rejeição.

5. Monitore a autoridade do seu domínio

A classificação de domínio (para Ahrefs) ou Autoridade de domínio (para MOZ) é uma maneira de monitorar as melhorias no nível de domínio de um site ao longo do tempo. Ambas as ferramentas são projetadas para imitar o insight agora extinto do Google Page Rank.

Em essência, sua classificação de domínio ou autoridade de domínio é uma classificação arbitrária fornecida por duas das principais ferramentas de SEO do mercado. Ambos os sistemas de classificação têm como objetivo fornecer uma ideia de como seria fácil ou difícil para um site se classificar para palavras-chave competitivas com base na força de seu domínio.

Na Cia Web Sites, olhamos para Classificação de Domínio porque acreditamos que esta métrica fornece uma imagem mais precisa do potencial de classificação de domínio do que Autoridade de Domínio.

Dica profissional: não se envolva muito com nenhuma dessas métricas. Ambas são métricas bastante simples que podem ser úteis para rastrear a progressão de um domínio; no entanto, elas nunca devem ser usadas como uma ferramenta de monitoramento de SEO para o sucesso de um site. 

Tenha muito cuidado com uma Agência de SEO que gasta muito tempo se concentrando em qualquer uma dessas métricas. As métricas mais importantes a serem observadas para o monitoramento e progressão de SEO ao longo do tempo são:

  1. Tráfego orgânico
  2. Conversões

Essas são as métricas que irão gerar melhorias reais nos negócios. Você não pode vender sua classificação de domínio ou autoridade de domínio, mas pode vender seus produtos ou serviços com tráfego orgânico.

Trabalhe com um especialista em SEO para um monitoramento eficaz de SEO

Nós entendemos. A lista das principais métricas de SEO acima pode parecer um pouco opressora. Se você não tiver certeza de por onde começar com os elementos internos e externos de uma campanha de SEO de sucesso, pode ser hora de falar com um profissional de SEO que pode orientá-lo durante o processo. Na Cia Web Sites, trabalhamos com pequenas, médias e grandes empresas para desenvolver estratégias de SEO que impulsionam as conversões e o crescimento dos negócios, independente do segmento que atua.

Os serviços profissionais de SEO podem ajudar sua empresa a dar o próximo passo online. Se você está trabalhando no SEO do seu site há algum tempo e percebeu que os resultados estão estagnados, pode ser hora de ver como um profissional de SEO pode ajudar sua empresa a dar o próximo passo.

Nossos serviços de SEO incluem monitoramento, medição e ajuste de elementos de SEO internos e externos para melhorar a visibilidade do seu site e direcionar seus objetivos de negócios. 

Cada negócio terá um conjunto único de metas, o que significa que monitorar essas mudanças e fazer as atualizações necessárias será diferente. Entre em contato com um especialista em SEO da Cia Web Sites.

Monitoramento de SEO: 5 indicadores-chave que você precisa rastrear
Toni Campos
Toni Campos
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