Densidade de Palavra Chave: cuidado para não exagerar na dose!
Engrosse o caldo da sopa de letrinhas e prove: como está a densidade de palavra chave? Igual ao tempero dos pratos, equilibrar esse condimento é essencial para seu conteúdo “cheirar bem” aos mecanismos de busca!
A essa altura do campeonato, muitos empreendedores digitais já sabem que as sentenças chave têm forte influência no ranqueamento de páginas.
Mas em relação à consistência dessas palavras chave, como o Google encara isso?
Basicamente, são as palavra chave que norteiam todo o trabalho de redação de conteúdo e otimização de sites SEO.
Afinal de contas, elas são pensadas a partir da vontade das personas, que são seus clientes ideais. Sendo assim, é válido mensurar a quantidade de keywords que devem ser aplicadas em um texto.
Logo, é relevante entender o conceito de densidade de palavras chave para aplicar com sucesso suas estratégias de SEO On Page – ou seja, as técnicas trabalhadas internamente nas páginas do seu site.
Aprenda aqui Como ser um Jedi no SEO On Page.
E para saber tudo sobre a densidade de palavra chave e como aplicar efetivamente, não perca este post!
Densidade de palavras-chave: o que é?
É fácil entender o que é densidade de palavras-chave: basicamente, é a quantidade de vezes que o termo definido como alvo aparece em um conteúdo, artigo, texto ou imagem.
Então, não é raro que muita gente acredita que, quanto mais vezes a sentença aparece, melhor para a autoridade e posição do texto no ranking, certo?
Errado, não é assim necessariamente que acontece uma otimização eficiente.
Manter certa densidade da palavra chave ao longo do texto é importante para indicar para os motores de busca a temática do que está sendo tratado ali de modo equilibrado.
E para alcançar isso, é preciso definir um limite que vamos abordar a seguir, continue acompanhando!
E Keyword Stuffing?
Keyword Stuffing é uma prática de SEO black hat bem antiga. Os profissionais do marketing, primórdios do Google, costumavam inserir a mesma palavra chave excessivamente e sem muito critério, de forma bem aleatória.
O modo aleatório e a repetição excessiva fazia com que determinadas keywords fosse ranqueada de maneira mais rápida.
Mas como nem tudo são flores, essa prática foi vista com maus olhos e o buscador precisou tomar algumas medidas.
Isso porque, a cada dia que passa, ele ressalta ainda mais a qualidade dos conteúdos, além de evidenciar a boa experiência do usuário.
E com palavras disseminadas no texto sem fazer o menor sentido no contexto do conteúdo, o exagero é enxergado como algo semelhante ao spam.