Como saber se meu site está indexado no Google?
Se você está desenvolvendo uma estratégia de SEO, certamente seu objetivo é alcançar as primeiras posições nas buscas do Google. Porém, para isso, é preciso que seu site esteja indexado no Google. Mas como saber se seu site está indexado no Google?
Pois bem, existem diferentes formas de descobrir isso e até formas de acelerar esse processo. Nesse post, você vai descobrir as maneiras mais práticas de conferir e garantir que o Google esteja rastreando o seu site.
Mas, antes de tudo, você sabe o que realmente significa estar indexado no Google?
O que significa estar indexado no Google?
De uma maneira bem prática, estar indexado no Google significa que o seu site está sendo visto pelo Google. Ou seja, o Google sabe da existência do seu site e vai considerá-lo na hora de exibir os resultados para as pesquisas.
A partir daí já é possível identificar a importância de estar indexado no Google. Até porque, de nada adianta ter um site profissional, com conteúdos de valor, se ele não estiver sendo visto pelo principal motor de buscas online, que tem o potencial de mostrá-lo para milhões de pessoas.
Mas como o Google encontra os sites?
Para encontrar os sites, o Google conta com robôs que trabalham com base em algoritmos específicos com o objetivo de rastrear páginas na web. São bilhões de páginas lidas por esses robôs e, uma vez rastreadas, elas passam a fazer parte do índice de resultados do Google, ou index. Daí o nome indexação.
É importante ressaltar que estar indexado é diferente de estar bem ranqueado no Google. Estar indexado, como já vimos, trata-se de ser visto pelo Google, enquanto estar bem ranqueado diz respeito a alcançar posições de destaque nos resultados de pesquisa.
Uma coisa está diretamente relacionada a outra. Até porque, de nada adianta otimizar o seu site para ser melhor posicionado nos mecanismos de busca, se ele não estiver indexado. Sendo assim, vamos focar aqui em te ajudar a descobrir se seu site está indexado.
Formas de saber se seu site está indexado no Google
Agora que você já sabe exatamente o que significa estar indexado e qual a importância disso para o seu site, é hora de aprender a conferir se seu site está ou não no índice de resultados do Google.
Separamos as formas mais práticas de se saber se seu site está sendo indexado pelo Google, confira abaixo.
Faça uma busca no Google
É isso mesmo que você leu, certamente a forma mais prática de saber se seu site está sendo visto pelo Google e fazer uma busca na própria ferramenta de pesquisa. Mas não é uma busca qualquer, veja o passo a passo:
- Abra o buscador do Google no seu navegador
- Pesquise por site:(URL do seu site).
Exemplo: site:www.planetatelecom.com.br - Analise os resultados encontrados
São apenas três passos simples que serão capazes de te mostrar se seu site está ou não sendo indexado pelo Google e isso será observado nos resultados encontrados.
Se, ao pesquisar pela URL do seu site, não aparecer nenhum resultado, mas sim a mensagem da imagem abaixo, isso quer dizer que o Google não está encontrando o seu site.
Porém, caso sejam exibidos resultados para a busca, isso quer dizer que as páginas que apareceram estão sendo indexadas. Ou seja, aquelas páginas estão sendo lidas pelos robôs do Google e estão sendo consideradas como possíveis resultados para as buscas feitas pelos usuários.
Mas atenção: algumas páginas estarem aparecendo não quer dizer que todo o seu site esteja sendo indexado. Isso pode ocorrer com frequência em casos de criação de novas páginas ou atualizações de páginas já existentes. Fique atento!
Use o Google Search Console
Apesar da busca pela URL do site no Google ser, de fato, bastante prática. Uma das formas mais assertivas de se saber se o seu site está sendo indexado pelo Google é por meio do Google Search Console.
Essa é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo principal apresentar dados sobre a performance do seu site no próprio mecanismo de busca.
O Google Search Console conta com várias funcionalidades indispensáveis para quem busca bons resultados online. Uma delas, em especial, é a que vai te apontar informações sobre a indexação do seu site, que é o Índice do Google (Google Index).
No menu lateral da ferramenta, você verá a opção “Índice”. Nela, você tem acesso a informações valiosas sobre a indexação do seu site, como as páginas que não estão sendo indexadas por algum motivo. Assim, você consegue atuar de maneira mais direcionada.
Além disso, você também conta com dados que permitem fazer análises mais profundas quanto a indexação do seu site. Um exemplo disso é a quantidade de páginas indexadas, que, se estiver muito além daquilo que você sabe que tem no seu site, pode indicar duplicidade de conteúdos.
Meu site não está sendo indexado pelo Google, o que fazer?
Depois de analisar você descobriu que seu site não está sendo indexado pelo Google? Não se desespere!
Primeiro, saiba que o Google leva um tempo para indexar páginas na web, e isso é normal, afinal, estamos falando de bilhões de sites e de um algoritmo que está sempre atualizando para oferecer a melhor experiência para os usuários.
Por outro lado, existem formas de acelerar a indexação. A principal delas também está no Google Search Console, que falamos acima. Enviar o sitemap do seu site para o Google Search Console é bastante eficaz e simples, veja:
- Gere o arquivo com o seu sitemap. Esse arquivo pode ser gerado online e se trata de um arquivo com todas as URLs do seu site.
- Acesse o Google Search Console do seu site e clique em “Sitemap” no menu lateral esquerdo.
- Por fim, faça o upload do arquivo e clique em “enviar”.
Vale lembrar que em sites feitos em WordPress existe a possibilidade de automatizar a atualização de sitemaps, por meio de um plugin.
Com isso, sempre que você publicar uma página ou conteúdos novos, automaticamente eles serão adicionados ao seu sitemap e enviados para o Google.
Outras técnicas que podem ajudar
Apesar do Google Search Console ser a forma mais assertiva de se mostrar para o Google as páginas do seu site e acelerar sua indexação, existem outras ações que podem ajudar bastante. Confira quais são:
- Robots.txt: Semelhante ao sitemap, o robots.txt também se trata de um arquivo com as URLs do seu site. Porém, nele você consegue mostrar ao Google quais páginas você quer que sejam indexadas e quais não quer.
- Links Internos: Estratégias de link building bem feitas também tem um grande potencial de agilizar a indexação do seu site. Isso porque, ao criar uma estrutura de links internos bem estruturada, você direciona os usuários para outras páginas do seu site, dando a elas mais força para serem indexadas.
- Links externos: Conseguir links externos de outros sites com boa autoridade também tem o poder de alavancar sua indexação. Isso porque se tratam de sites reconhecidos pelo Google direcionando para o seu, o que é bem visto pelo mecanismo de busca.
Como você pôde ver, existem formas bastante simples de se descobrir se seu site está sendo indexado pelo Google, e, além disso, formas de resolver essa questão caso não esteja.
Agora que você já está por dentro de todas elas, é hora de dar mais um passo à frente para alcançar os melhores resultados online.
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