Como otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO
Muitas vezes é melhor disponibilizar conteúdos maiores e mais completos, como ebooks por exemplo, em PDF para que a pessoa possa baixar e acessar quando quiser. Mas não basta apenas disponibilizá-los, é preciso otimizar arquivos PDF!
Muitos acreditam que não vale a pena investir na utilização desse tipo de conteúdo, mas todo conteúdo deve ser otimizado.
Essa crença vem de um mito de que o Google não indexava conteúdos que não fossem HTML e que por isso eles não seriam ranqueados. Mas não é bem assim e nós vamos te explicar o porquê.
Por que otimizar arquivos PDF?
O próprio Google já desmentiu essa crença e inclusive emitiu a seguinte declaração há alguns anos atrás:
“O Google começou a indexar arquivos em PDF em 2001 e atualmente conta com centenas de milhões de arquivos em PDF indexados.”
Isso faz cair por terra essa noção de que não vale a pena trabalhar na otimização desse formato de conteúdo.
Tanto é que o próprio Google já avisa na serp, ou seja, na página de resultados, que um determinado conteúdo é um arquivo em PDF com um ícone na frente do título.
E otimizar arquivo PDF deve ser algo feito pensando não apenas no Google. Algumas pesquisas revelam que os usuários dão muito mais credibilidade aos conteúdos em PDF.
Ele muitas vezes é considerado como conteúdo rico. E isso aumenta a chance de compartilhamento e de engajamento do público.
Tendo tudo isso em consideração, é super importante que você use e abuse da otimização nos seus conteúdo em PDF para que, assim como os conteúdos em HTML, eles também sejam bem ranqueados.
Como otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO
Os arquivos PDF são uma ótima oportunidade para aumentar o tráfego para seu site.
É o que vamos mostrar nos próximos tópicos: como otimizar arquivo PDF e melhorar o posicionamento no SEO. Você vai ver que não é nenhum bicho de 7 cabeças, principalmente se já estiver habituado (a) às técnicas para páginas em HTML.
Então vamos às nossas dicas!
O nome do arquivo e título devem ser otimizados
Muito se engana quem pensa que o nome do arquivo em PDF não é algo importante. Aqui também a otimização é necessária. Comece usando a palavra-chave no título.
A primeira letra de cada palavra deve estar em caixa alta e as palavras devem estar separadas umas das outras por hífen.
Já o título do texto do arquivo é aquele que aparecerá nos resultado de busca para os usuários e pode ser configurado na opção “propriedades do documento” do Adobe Acrobat.
Em termos de otimização de arquivos PDF, ele também deve contar com a palavra-chave, assim o Google entende que aquele arquivo aborda determinado assunto, além de ser bem mais interessante para o usuário que logo de cara saberá do que se trata.
Atente-se à versão do Adobe Acrobat
Adobe Acrobat é o programa que a maioria dos usuários utiliza para abrir e ler arquivos PDF. Assim como outros programas, ele é frequentemente atualizado, sendo lançadas novas versões de tempos em tempos.
Algumas pesquisas indicam que as pessoas levam um bom tempo para aderirem à uma nova versão, cerca de 12 a 18 meses. Sendo assim, o ideal é usar uma versão intermediária para editar seus PDFs e ser compatível com a utilizada pela maioria dos usuários.
Links internos no seu arquivo e linkbuilding
Aqui, mais uma vez é preciso pensar em uma técnica que também é aplicada no conteúdo em HTML. É a inserção de links no arquivo PDF para aumentar o tráfego e o número de visitantes para o seu site.
Assim como em páginas normais, os links devem ser usados de maneira natural no conteúdo. Não “force a barra” apenas para usar os links. Lembre-se também de usar os textos-âncoras de maneira correta.
E o contrário também pode ser feito. A construção de links é uma via de mão dupla. Você pode buscar páginas relevantes para “linkar” para o seu arquivo PDF visando o aumento da autoridade e relevância desse conteúdo.
Use textos-base
Os algoritmos do mecanismo de busca leem textos com muito mais facilidade do que leem imagens.
Sendo assim, é muito mais aconselhável que você crie seus arquivos PDF em ferramentas de texto, como o Word, e não através de programas de edição e/ou capturas de palavras, como os feitos em ferramentas de imagens como o Adobe Photoshop.
Evite usar vetores ou arquivos bitmap. Usar imagens para ilustrar um conteúdo é ótimo, mas não exagere. Imagens em excesso podem deixar o documento muito pesado e dificultar a sua abertura, o que é péssimo para a experiência do usuário.
Otimização do conteúdo
Já falamos mais acima sobre o uso das palavras-chave no título e no nome do arquivo.
Além disso, é recomendado utilizá-la também ao longo do texto e logo nas primeiras linhas para que o Google entenda do que o arquivo se trata e para que logo de cara o usuário veja que seu PDF é relevante para ele.
Pense também na hierarquização das informações para otimizar arquivos PDF para SEO. Use subtítulos, palavras-chave relacionados e complementares e use negrito e itálico para destacar informações relevantes.
Para se aprofundar no assunto, saiba exatamente o que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site.
Dicas extras:
- Proteja seu arquivo de plágio e duplicação em outros sites. Para isso, bloqueie edições e alterações no Acrobat;
- Outra forma de proteger seu documento é especificando o autor nas propriedades do arquivo. O ideal é indicar o nome da empresa na autoria de um artigo em PDF;
- Assim como o conteúdo HTML, o conteúdo dos arquivos em PDF devem ser responsivos, ou seja, devem ser aptos a serem abertos com facilidade e rapidez em vários dispositivos, como celulares e tablets, aparelhos que possuem as telas menores.
O Google leva isso bem a sério e considera bastante a responsividade como um fator de ranqueamento.
- A versão completa do Adobe Acrobat permite que você use tags, tal como nas páginas em HTML. Você pode usá-lás nos subtítulos e no alt tag das imagens, por exemplo.
Nesse post mostramos por que é importante otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO do seu site. Mostramos também algumas dicas de como você pode fazer isso e melhorar o ranqueamento no Google.
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