Como o SEO pode colocar sua empresa em outro patamar na internet
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a otimização de sites, mas talvez ainda não tenha se convencido sobre a sua real importância. Se você se pergunta como o SEO pode colocar sua empresa em outro patamar na internet, este post chegou na hora certa!
As estratégias de SEO já fazem parte da vida de todos envolvidos com marketing digital ou de quem deseja melhorar os resultados de um negócio na internet. Já não dá mais para desvincular uma coisa da outra.
Mas não basta saber disso, é importante entender o que está por trás de todo este “auê” por trás do SEO. Não se preocupe, nós podemos esclarecer o tema. É o que você confere neste post. Boa leitura!
Mas o que é SEO e porque todos estão falando sobre isso?
Bom, para que você entenda o que é SEO e a sua importância, é melhor entender também um pouco mais sobre o Google, a principal ferramenta de busca da atualidade, e a sua dinâmica de funcionamento.Um pouco mais sobre o Google
Você sabia que os primeiros lugares do Google aparecem lá de forma orgânica? O que isso significa? Significa que os resultados que aparecem ali quando você faz uma pesquisa, tirando os anúncios (que são sinalizados como tal), não pagam nada nada para o Google para serem exibidos nessa posição de tamanho destaque. E sim, as primeiras posições do Google são de muito destaque. Estar ali quer dizer que os algoritmos do Google escolheram aqueles resultados como os melhores e mais merecedores de forma decrescente. O Google acredita que aquele conteúdo que está em primeiro lugar, cumpre com uma série de requisitos e por esse motivo será o mais capacitado para sanar a dúvida ou fornecer a informação que o usuário está precisando. E qual a maneira de cumprir com essas “exigências” do Google? Com o SEO! SEO – Search Engine Optimization – em tradução livre algo como Otimização para mecanismos de busca – se trata de uma série de técnicas e práticas pensadas para uma melhor leitura de suas páginas pelo Google (e outros buscadores, como Bing, Yahoo, etc., mas principalmente o Google), a fim de que ele as ranqueie da melhor forma possível. Estima-se que o Google avalie mais de 200 fatores para ranquear os resultados de suas páginas de resultados. Alguns mais e outros menos relevantes que os outros. As técnicas de SEO podem ser divididas em dois tipos, ambas muito importantes: on e off page. Saiba um pouco mais sobre elas:SEO on page
57% dos executivos de marketing de grandes empresas afirmam que as táticas de SEO on page são as mais eficazes. A medida com que o Google foi evoluindo, seus algoritmos se tornaram mais sofisticados e passaram a cobrar mais dos conteúdos para que eles pudessem ser bem ranqueados. Tudo isso porque o Google é extremamente preocupado em oferecer a melhor experiência para os usuários. O SEO on page é o responsável exatamente por tudo que é visível e relevante para o usuário: usabilidade, design, responsividade, relevância e qualidade dos conteúdos, etc., tudo isso deve ser levado em consideração.SEO off page
Ao contrário do SEO on page, as técnicas off page, como o próprio nome sugere, se referem ao trabalho fora da página que você quer que seja ranqueada. Basicamente, esse trabalho consiste em aumentar o número de links externos, de outros sites, que direcionem para os seus. Isso é ótimo para aumentar a autoridade das suas páginas, pois é uma maneira de fazer com que o Google saiba que o seu conteúdo é tão relevante e de qualidade, que outros sites estão usando-o como referência. Mas não pense que basta apenas sair espalhando o maior número de links por aí. Mais uma vez batemos na tecla da experiência do usuário e da sofisticação dos algoritmos do Google. Ele sabe muito bem quais links são de qualidades e quais não são. Isso significa que quanto maior a autoridade dos links de sites que citam e referenciam o seu, mais benéfico isso será para a sua estratégia de SEO.Como o SEO pode ajudar a minha empresa?
O SEO atualmente acaba sendo um dos pilares do sucesso de um empreendimento na internet. Isso porque se um site não aparece na primeira página do Google, dificilmente o público alvo clicará naquele resultado. Aparecer na primeira página, e mais do que isso, no primeiro lugar, deve ser a meta de qualquer empresa. Um dos motivos para isso é o fato de que somente o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas mensais, 3,5 bilhões de pesquisas diárias e anualmente mais de 2 trilhões de buscas. Então é bem provável que o seu público alvo, ao buscar pelo serviço ou produto que sua empresa oferece, busque primeiro por lá. Se o seu site não aparecer logo na primeira página, um cliente em potencial estará sendo perdido. Se isso não é motivo o suficiente que você se convença de que o SEO pode colocar sua empresa em outro patamar na internet, confira abaixo as principais formas pelas quais isso pode acontecer.Mais tráfego de qualidade
Uma das principais vantagens da internet e do marketing digital como um todo é que você consegue segmentar muito melhor o seu público. Isso acontece da seguinte forma: é bem provável que seu público procure pelo seu serviço ou produto através de uma palavra chave. Se sua estratégia de SEO trabalhar muito bem determinadas palavras chave relacionadas ao seu negócio, o Google irá ranquear bem essa página, aumentando o número de cliques e visitas. Exemplo: vamos supor que sua empresa faça acessórios de carnaval. Provavelmente será com esses termos ou termos relacionados que o seu público procurará por você no Google. Sendo assim, é importante trabalhar em cima dessa expressão para que o buscador entenda a relevância do seu empreendimento e exiba o seu site como uma opção.Melhora da visibilidade e credibilidade do seu negócio
Já ouviu aquela frase ou algo semelhante “se não está na internet, não existe”? Por mais que ela seja uma pouco radical, ela tem sim um fundo de verdade. Mas não basta apenas existir na internet, para se obter resultados é necessário uma estratégia de posicionamento. Afinal de contas, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Search Engine Journal, 75% dos usuários do Google checam apenas os resultados que aparecem na primeira página. Os resultados que aparecem nela acabam sendo um sinônimo de credibilidade em relação ao termo que está sendo buscado. Você se posiciona com uma autoridade no tema. E isso não é ótimo? Pois bem, é algo que atualmente só é alcançado através do SEO.E o mais importante, aumento das vendas!
Como dissemos mais acima, o SEO é capaz de aumentar o tráfego qualificado para o seu site. O tráfego qualificado diz respeito às pessoas que acessam o seu site que realmente estão interessadas no que você oferece. A probabilidade delas comprarem é muito maior. Sendo assim, a principal vantagem do SEO para empresas, especialmente para as que vendem na internet, é a sua possibilidade de fazer com que as vendas aumentem imensamente. O SEO pode gerar mais conversões, mais leads e o principal, mais clientes. E não é isso que todos nós queremos?E por onde posso começar?
A princípio, o SEO pode parecer um bicho de 7 cabeças. Reconhecemos que realmente se trata de muita informação e que esse é um trabalho que rende resultados a longo prazo. O primeiríssimo passo é contar com um site otimizado. Isso significa que seu domínio e suas páginas estão aptos para serem lidos pelo Google com bons olhos. Depois disso, é hora de produzir conteúdo de qualidade para seu site e blog. Caso você precise de alguma ajuda, tanto com a criação quanto com a otimização de sites, nós da Cia Web Sites podemos te ajudar. Contamos com um time de ninjas do SEO e estamos há quase 10 anos no mercado levando vários clientes às primeiras posições do Google. Quer saber mais? Que tal entrar em contato com a nossa equipe comercial para tirar todas as suas dúvidas! Nosso post de hoje vai chegando ao fim, mas você pode comentar o que achou logo abaixo e deixar também as suas sugestões. Até a próxima!
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