Como analisar a concorrência online?
Analisar a concorrência online direta ou indireta não depende do tamanho do negócio, sempre é fundamental acompanhar o mercado e se destacar com diferenciais competitivos.
E para ter diferenciais relevantes é preciso conhecer bem o público e o mercado, para não oferecer desconto para clientes que não são acionados por esta estratégia.
E para ser uma autoridade online, é preciso acompanhar seus concorrentes e se destacar através das estratégias de SEO e SEM que ampliam a sua visibilidade.
Aprecie este conteúdo e aplique em suas estratégias de Marketing Digital e também no Marketing Tradicional.Boa leitura!
Por que analisar a concorrência on-line?
Para os negócios que estão no ambiente on-line, analisar a concorrência não se trata de competição imatura ou mera curiosidade.
Mas, sim de investir tempo em aprender a real necessidade do público e conhecer os melhores resultados.
Sendo também uma fonte rica de aprendizagem em estratégias, abordagens e tendências de mercado que norteiam sobre boas práticas que cooperam para um bom plano que pode escalar seu negócio com boas estratégias de marketing digital e também marketing tradicional.
Análise de concorrência: Matriz SWOT
Desde a raiz do Marketing Tradicional a análise de ambientes internos e externos é reconhecida como fonte importante de conhecimento. Análise SWOT ou Matriz SWOT já era utilizado para conhecer as forças internas e externas (concorrência).
Essa ferramenta é utilizada para analisar de forma clara as forças (STRENGTH) da empresa, como diferenciais competitivos que destaca a empresa entregando autoridade.
As fraquezas (WEAKNESSES) de pontos a melhorar como por exemplo, lentidão em dar resposta ao cliente, precisando agilizar no tempo de retorno aos clientes.
E também as oportunidades (OPPORTUNITIES) diante da procura do mercado e a falta de oferta, ou oportunidade de reciclar algum produto que pode ser resposta a uma tendência.
Igualmente, ameaças (THREATS) como, fragilidades no sistema que possibilita invasão de assaltantes ou hackers, ou ainda qual a forma o concorrente pode te atingir ou criar uma ação que supere sua oferta de produtos e serviços.
Análise de concorrência on line
A principal forma de análise da concorrência no ambiente online se dá observando as melhores respostas dos buscadores como o Google, Yahoo! ou Bing, para as principais palavras relacionadas com seus produtos ou serviços.
E como o Google é um dos principais buscadores é essencial aparecer em boas colocações. As primeiras posições na SERP (sigla em inglês para páginas de resultados do motor de pesquisas), do Google, correspondem às respostas mais relevantes ao internauta.
Para conquistar destaque ou conhecer os principais concorrentes, basta verificar as principais palavras-chave e estratégias de marketing, conectadas ao seu nicho de mercado e quais empresas estão classificadas nas principais posições da SERP.
Benefício de estar nas primeiras posições da SERP
Estar presente nas primeiras posições do Google conferem maior chance de cliques (CTR) e por consequência, maior chance de vendas de produtos e serviços.
De acordo com pesquisas, as três primeiras posições do Google recebem aproximadamente 75% dos totais de cliques da pesquisa. Confira no gráfico abaixo:
Como posicionar bem na SERP através de analisar a concorrência
Para aparecer na SERP é fundamental aprender os quesitos que os algoritmos do Google avaliam para colocar os links em destaque nas dez primeiras colocações.
Tanto para conteúdos orgânicos ou pagos, existem ferramentas para avaliar e comparar os concorrentes e o seu próprio conteúdo para reconhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que precisam ser monitoradas e nortear as ações a seguir.
Algumas técnicas auxiliam para colocar sua empresa nas primeiras colocações na pesquisa orgânica, anúncios pagos e redes sociais são:
- SEO;
- SEM;
- SMO.
Na próxima seção, será tratado com mais detalhes sobre cada uma dessas estratégias.
SEO (Search Engine Optimization) para otimizar após analisar a concorrência
O SEO é a técnica de otimização de conteúdos de site ou blog para os mecanismos de pesquisa. Agregando várias estratégias para melhorar a experiência dos robôs e também dos usuários com as suas páginas, chegando nas primeiras posições dos buscadores, principalmente, no Google.
A imagem abaixo mostra pesquisa para o termo “evolução dos sites”, sendo as três primeiras posições orgânicas detentoras de aproximadamente 75% de todos os cliques das pesquisas (CTR).
E as posições são ordenadas através da experiência do usuário e também análise dos algoritmos.
Como analisar o concorrente através do SEO
É importante analisar os concorrentes, principalmente os primeiros colocados referente a estratégias como:
- Palavras chave;
- meta título;
- meta descrição;
- links;
- imagens
- conteúdo autoral.
Deste modo, é possível ter excelentes insights para enriquecer suas páginas de site ou blog tanto para os algoritmos do Google e dos demais buscadores quanto para melhor experiência do usuário.
E para auxiliar na análise dos concorrentes, segue abaixo cada item analisado pela perspectiva do SEO.
Palavra-Chave
De acordo com cada intenção de busca, deve-se observar as palavras chave mais utilizadas, de preferência as Long tail (cauda longa). Que são as palavras chave compostas e específicas, e de .
Fonte: Neil Patel
Por exemplo, a palavra “site” é uma palavra chave de cauda curta, e que é diferente da “evolução dos sites, a evolução da web”. Deste modo, sendo mais objetivo o uso da cauda longa para a pesquisa do internauta.
Sendo mais relevante para o público certo, por não ser tão abrangente, a pesquisa se torna mais assertiva.
Meta Título
Meta título ou meta title é o título que será exibido nos resultados das pesquisas que aparecem nos buscadores.
É importante que respeite a quantidade máxima de 60 caracteres para que não seja cortado, e perca cliques. E que tenha a palavra chave do conteúdo, deste modo sendo encontrado na busca adequada.
Meta título fica abaixo da URL, e aparece na cor azul, conforme imagem abaixo:
Meta Descrição
Meta descrição ou meta description é o resumo do texto com um convite que aparece abaixo do Meta Título, para esclarecer o conteúdo que está na página, caso o usuário decidir clicar no link.
Precisa ter a palavra chave e ter um gatilho para atrair o clique do usuário.
Links
É muito importante os links dentro do conteúdo, tanto para páginas de mesmo domínio, quanto para outros domínios.
E também, receber links de outros domínios do mesmo segmento, endossando o seu conteúdo e assim confere autoridade para sua página.
Utilizar links de conteúdos que endossam as informações através de profissionais que são autoridades no assunto, ou notícias e normas, ou leis estabelecidas pelos órgãos responsáveis.
Imagens
O uso de imagens como fotografias, infográficos, mapas mentais, gráficos, vídeos etc, enriquecem os conteúdos e tornam o mesmo mais pedagógico.
Além, de melhor experiência do usuário que ao acessar o conteúdo, poderá ter mais interesse através das imagens, sendo um descanso de leitura e outra abordagem de ensino.
Conteúdo autoral
Conteúdos ricos com informações atuais, sem plágios e com organização que ofereça boa legibilidade conferem notoriedade. E também com o mesmo nível de profundidade em esclarecer o tema, e na extensão do número de palavras dos primeiros colocados da SERP.
Os algoritmos estão cada vez mais atualizados e criteriosos, tanto referente a autoria do conteúdo que deve ser único, quanto títulos que geram gatilhos, as melhores respostas para os usuários, links e as imagens.
Todo o conjunto citado acima, tornam o conteúdo mais atraente e com melhor posicionamento na SERP, e é um trabalho que dá resultados, mas que demanda tempo médio de 6 meses para observar os resultados.
Para aprender mais sobre técnicas de SEO para analisar os concorrentes e se destacar, conheça este guia completo sobre o que é SEO?
SEM (Search Engine Marketing) para otimizar após analisar a concorrência
SEM é otimização de pesquisa para os anúncios pagos como, Google Ads,Bing Ads que são técnicas que também podem conquistar muitos insights verificando a concorrência para conquistar melhor posicionamento.
Após analisar a concorrência, é feita a definição das palavras chave, sendo possível construir anúncios pagos otimizados e atrai mais cliques, direcionando para o público adequado.
É uma técnica de resultado rápido, porém demanda investimento de recursos financeiros, para conquistar os cliques e conversões.
SMO (Social Media Optimization) para otimizar após analisar a concorrência
O SMO é a otimização das Mídias Sociais, tornando suas postagens mais atraentes ao usuário e adequada aos algoritmos das redes.
E para realizar esta técnica e analisar a concorrência também é uma ação primordial.
Algumas técnicas de otimização das Mídias Sociais de acordo com análise dos concorrentes, direcionam as seguintes ações:
- Compartilhar conteúdo com abordagens corretas e nas redes certas;
- Impulsionar posts mais relevantes, conforme o público;
- Monitorar a própria taxa de engajamento;
- Acompanhe as ações do mercado e do público de acordo com seus concorrentes.
Para compreender com mais produndidade ao tema, leia este artigo completo sobre SMO, o que é e importância.
Algumas ferramentas para analisar os concorrentes on line
Concluindo as dicas para analisar a concorrência on line
Enfim, analisar e monitorar a concorrência é fundamental para apontar as melhores direções do mercado para guiar o planejamento e ações, independente do nicho e do porte da empresa.
Esta ação tanto através das técnicas de SEO, SEM e SMO tornam o mix do marketing digital mais eficiente e amplia as vendas e autoridade da empresa no mercado.
Sendo que, muitas empresas não dispõe de equipe capacitada e ferramentas ideais, se este é o seu caso conte com a Cia Web Sites.
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