Psicologia das Cores Marketing: entenda o que é e como usar
Cada pessoa pensa de uma maneira única e diferente, porém existem processos mentais que são semelhantes na maioria das pessoas, como acontece com a Psicologia das Cores.
A psicologia das cores é bastante usada no marketing e na publicidade, com o intuito de impactar e conquistar o consumidor.
Cada cor pode incentivar ou inibir o desejo de compra das pessoas, sendo necessário ter uma análise mais profunda sobre a escolha das cores.
Confira nosso conteúdo sobre a Psicologia das Cores e descubra como usar no marketing.
O que é Psicologia das Cores
A Psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano reage de forma variada às cores, provocando sentimentos e reações diferentes para cada uma.
Um dos estudos mais famosos sobre as cores foi feito pela psicóloga e socióloga alemã Eva Heller, que chegou a escrever o livro “A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”.
Em seu estudo, Eva entrevistou cerca de 2.000 pessoas, de 18 a 97 anos, analisando quais eram suas cores favoritas, as menos favoritas e como cada pessoa associava as palavras a uma cor diferente.
Ao final da sua pesquisa, ela concluiu que existiam alguns padrões de respostas entre as diversas pessoas, que resultavam das construções sociais e das associações do dia a dia.
O interessante do seu estudo, é que ele nos mostra que não apenas as cores são carregadas de significados, mas as suas combinações também.
Como exemplo, nós temos a cor vermelha, que pode ser associada ao amor e o romantismo, porém se a cor for combinada com o preto, ela pode remeter ao sentimento de ódio e fúria.
Por isso, veja como as cores funcionam no marketing e como você pode usá-las.
Psicologia das Cores no Marketing
Com a revolução digital e a entrada de novas tecnologias na sociedade moderna, a atenção do ser humano caiu de 12 segundos para 8 segundos.
Por conta desse fator, o marketing vem buscando utilizar mais a comunicação visual, com a intenção de reter a atenção do consumidor.
Utilizando de técnicas e recursos visuais, o design é a área dentro do marketing responsável pela comunicação visual, criando estratégias de aproximação do cliente com a marca.
Um dos principais elementos do design é a utilização das cores, que vai muito além da preocupação estética, levando muito mais em conta as reações e emoções que são causadas pelos estímulos visuais.
Abordando o tema das cores, alguns estudos mostram que:
- 93% das pessoas escolhem um produto pela cor;
- 84,7% dizem que a cor é mais relevantes do que outros fatores na hora de comprar;
- 62% a 90% das pessoas julgam um produto pela sua cor.
Com essas informações, fica claro a importância das cores para a estratégia de marketing da sua empresa, podendo aumentar ou diminuir os seus resultados.
Todas as cores são dotadas de sensações positivas e negativas, sendo necessário ter atenção ao escolher as cores para sua marca ou sua campanha.
Abaixo você encontra o simbolismo de cada cor com em relação aos sentimentos humanos:
Vermelho
O vermelho é uma cor associada geralmente com:
- amor;
- paixão;
- sedução;
- coragem;
- calor;
- perigo;
- atenção;
- ódio;
- raiva.
As rosas vermelhas são bastante usadas como presentes românticos, além do vermelho ser a cor que representa o coração.
Quando ficamos com raiva, o sangue sobe para a cabeça, o que geralmente deixa o rosto de uma pessoa vermelho.
Em placas de trânsito, como na placa pare, a cor vermelha é usada para chamar a atenção, assim como em placas que sinalizam perigo, mostrando que se deve tomar cuidado.
A cor vermelha também está associada à ação, sendo uma cor estimulante e atrativa.
Quando vemos um botão vermelho gigante, o primeiro pensamento que se passa na cabeça é a vontade de apertá-lo, apesar de associarmos essa cor a um botão de emergência.
Você encontra o vermelho sendo usado por empresas de fast-food e alimentação.
Azul
O azul é uma cor oposta ao vermelho, que é associado a:
- tranquilidade;
- harmonia;
- confiança;
- espiritualidade;
- limpeza;
- frio;
- tristeza.
A cor azul é encontrada no céu e nas águas, que são elementos da natureza que transmitem calma e tranquilidade.
Porém, no gelo e na neve também se encontra essa cor, que pode simbolizar algo frio, apagado e desanimado.
Por ser uma cor suave e passiva, está associada a calmaria e a lealdade, sendo usada geralmente por empresas que desejam transmitir confiança à primeira vista, como no ramo de tecnologia, saúde e finanças.
Amarelo
A cor amarela possui possui características diversas, representando:
- riqueza;
- juventude;
- energia;
- conhecimento;
- alegria;
- ciúmes;
- inveja;
- advertência;
O amarelo costuma ser relacionado com emojis felizes, energia elétrica e estrelas como o Sol.
Quando falamos de valores monetários, o amarelo é associado com moedas e barras de ouro.
Porém, a cor amarela também é encontrada em placas de trânsito de advertência e em cartões amarelos de jogos de futebol.
Por transmitir felicidade e energia, a cor amarela é usada por empresas de brinquedos, de imobiliárias e energia.
Verde
Uma cor de significados opostos, o verde é associado com:
- natureza;
- vida;
- fertilidade;
- sorte;
- positividade;
- estilo de vida;
- bem-estar;
- sujeira;
- doença.
O verde é encontrado com vastidão na natureza, nas folhas, árvores, gramas e plantas, sendo essa uma de suas principais associações.
A cor verde também representa coisas boas e positivas, como dinheiro na conta, sinal livre no trânsito e nota alta na escola.
Empresas voltadas para o meio-ambiente costumam usar a cor verde no seu design, além das empresas que desejam fortalecer sua marca, como na área de finanças, entretenimento e saúde.
Laranja
Usado com menos frequência pelas marcas, o laranja é associado com:
- calor;
- vibração;
- humor;
- diversão;
- entusiasmo;
- extravagância.
Por estar entre a cor vermelha e amarela, o laranja consegue chamar atenção e estimular a alegria nas pessoas, sem despertar a sensação de perigo ou advertência.
O laranja também estimula o desejo e a ação do consumidor, então fica a dica na hora de criar um botão de CTA (chamada para a ação), usando a cor laranja no lugar do vermelho.
Empresas que desejam passar uma impressão amigável e divertida, utilizam da cor laranja, como no ramo de alimentação, tecnologia e entretenimento.
Rosa
Sendo a mistura da cor branca com vermelho, confira as associações feitas com a cor rosa:
- charme;
- feminilidade;
- sexualidade;
- delicadeza;
- empatia;
- compaixão;
- doçura.
O rosa é fortemente associado às mulheres e a sua feminilidade, mas se engana quem pensa que rosa é apenas cor de mulher, porque essa ideia é retrógrada e já está batida.
O rosa costuma ser encontrado em vários doces e guloseimas, além de existirem várias flores com essa tonalidade.
Empresas de artigos femininos e lojas de doces costumam usar a cor rosa, por conta da sua simbologia e da ideia que transmitem.
Roxo
A cor roxa tem ganhado grande destaque no marketing após o sucesso da empresa Nubank, que inclusive apelida o seu produto de “roxinho”.
Essa cor é associada com:
- erotismo;
- sabedoria;
- riqueza;
- diversidade;
- criatividade;
- imaginação;
- espiritualidade;
- sabedoria;
- mistério;
- dor.
A cor roxa é usada para passar a impressão de luxo e riqueza, demonstrando extravagância em seus tons.
A magia e o universo também são representados pelo roxo, fazendo ligação com o mistério e a espiritualidade.
Por ser uma cor forte, o roxo também estimula a criatividade e a diversidade.
Empresas de tecnologia, de artigos de luxo e lojas de brinquedos costumam utilizar a cor roxa em suas campanhas.
Preto
O preto é uma cor que costuma possuir associações diferentes para cada faixa etária, representando por:
- poder;
- sofisticação;
- elegância;
- formalidade;
- luxo;
- luto;
- escuridão;
- magia.
O preto costuma ser uma cor neutra e simples, ao mesmo tempo que carrega bastante poder e valor.
Pessoas jovens costumam associar o preto à moda, à tecnologia e ao poder.
Já as pessoas mais velhas associam a cor ao luto, à morte e à escuridão.
Por isso, o preto pode ser associado às roupas da moda, atribuindo a cor à elegância, à formalidade e à sofisticação.
Mas também pode ser associada a coisas ruins, como magia negra, mercado negro, lista negra e ovelha negra.
Por conta dos seus significados, as empresas do ramo vestuário e de tecnologia utilizam bastante o preto na psicologia das cores marketing.
Branco
E por último, temos a cor branca, que pode ser associada aos sentimentos de:
- equilíbrio;
- calmaria;
- paz;
- pureza;
- inocência;
- proteção;
- respeito;
- igualdade;
- justiça.
O branco é uma das poucas cores que quase não possui associações negativas .
Usado em roupas de profissionais de saúde, a cor passa autoridade e respeito, além do sentimento de proteção.
O branco também é usado para representar a alma, a luz no final do túnel e os anjos, o que remete a paz e a tranquilidade.
Geralmente, a cor branca é combinada com outras cores, para poder dar destaque a sua tonalidade, sendo usada por empresas de saúde, tecnologia, automobilísticas e de roupa.
Como vimos nesse post, as cores são bastante importantes para as empresas de todos os tipos.
A cor certa pode fazer toda diferença para o seu negócio.
E agora que você já sabe como funciona a Psicologia das Cores no Marketing, você pode estruturar melhor as suas campanhas, escolhendo as cores que mais combinam com o objetivo da sua estratégia.
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