Mobile Marketing: estratégia na era dos dispositivos móveis

O mobile marketing provém de um crescimento grande na utilização de smartphones por parte de toda a população mundial. Surgiu, assim, um conjunto de estratégias específicas para estes dispositivos.

Os números indicados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) refletem este crescimento. No Brasil, entre os anos de 2017 e 2018, o uso aumentou para 98,1%

No período anterior, a estatística mostrava que o número de pessoas com idade maior que 10 anos que acessou a internet pelo celular foi 97%. O que tudo indica é que os dispositivos móveis têm seu uso, cada vez mais, aumentado.

Entendemos, desta maneira, que o uso de aparelhos móveis para acessar a internet é quase unânime no Brasil. Mesmo que não de forma diária, estes dados divulgados pelo IBGE nos levam a entender a necessidade crescente do Mobile Marketing.

O consumidor compra pelo smartphone!

Em 2020, as plataformas de e-commerce mobile no Brasil registraram ganhos de U$52,6 bilhões. O número de downloads de aplicativos de compra chegou a crescer 68% em relação ao ano de 2019. 

Esse crescimento pode ser explicado por alguns aspectos que os smartphones promovem:

  • Agilidade: já que não é mais necessário ligar o computador, entrar no site e escolher o produto. Basta navegar pelo celular e comprar com um botão;
  • Praticidade: as compras podem ser feitas de qualquer lugar, considerando a rotina apertada de muitos consumidores;
  • Acessibilidade: fica mais simples para o cliente comparar preços, e escolher entre uma variedade de produtos;
  • Atualizações constantes: os Apps que notificam o consumidor sobre promoções e ofertas tornam o uso ainda mais vantajoso.

O aumento dos usuários de internet e celulares também contribui para esta preferência. Estima-se que já existam mais de 234 milhões de aparelhos móveis no Brasil, e com uma população de 211 milhões, o número de dispositivos já a ultrapassa.

Sendo assim, é indispensável avaliar o potencial destes usuários para o seu negócio. Fato é que já existem pessoas interessadas em comprar pelo smartphone, e se trata de uma excelente oportunidade no mercado.

Como aplicar o Mobile marketing

Desconsiderar esses dados simplesmente não é uma opção para o marketing digital. Isso porque até mesmo as buscas no Google, em sua maioria são feitas por dispositivos móveis, e um grande fator de rankeamento para o SEO do seu site é o design responsivo.

Sendo assim, podemos partir do pressuposto de que mais da metade das pessoas que você deseja atingir estão navegando por um dispositivo móvel. Não é válido, portanto, proporcionar uma experiência ruim a mais da metade do seu público.

A primeira dica para a aplicação do mobile marketing, portanto, é a otimização de suas páginas para esses dispositivos. Você já avaliou se o site da sua instituição está agradável para quem navega pelo celular?

Explore as oportunidades desses aparelhos

Diferentemente do desktop, o dispositivo móvel está presente quase que o dia inteiro na vida do usuário. Por isso, vale a pena usar essa informação na sua estratégia, aplicando algumas plataformas para dispositivos móveis:

  1. Envio de SMS: o contato via SMS pode ser um dos métodos do Mobile Marketing. Sendo mais barato, e mais simples, esse modelo de comunicação te garante que o público receberá sua mensagem.
  2. QR Code: qualquer câmera de celular consegue ler um QR Code e transformá-lo em informações. É possível direcionar o usuário para seu site ou produtos, a partir de uma simples foto.
  3. Redes sociais: os aplicativos mais usados são os de redes sociais. Além de promover um maior contato com a marca, cerca de 37% dos usuários brasileiros compra a partir delas. Por isso, usar redes sociais na estratégia de mobile marketing pode ser muito vantajoso.
  4. E-mails: os e-mails também podem ser recebidos pelos celulares e são mensagens mais elaboradas que o SMS. Com uma otimização adequada, é perfeitamente possível usar essa comunicação na estratégia.

Conheça seu público

O principal objetivo de uma estratégia de mobile marketing é proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Além de facilitar a estratégia de marketing conversacional, o mobile marketing possui uma alta capacidade de conversão.

Por outro lado, bombardear o consumidor com informações que não o interessam pode ser muito prejudicial para a marca. Assim, evite o excesso de e-mails, SMS e pop-ups (no site). Isso prejudica a confiabilidade do seu serviço.

Outro ponto importante é entender em que etapa da jornada de funil seu usuário está. O Inbound marketing é um grande aliado nesse processo, já que será responsável por identificar as preferências do público de acordo com seu comportamento.

Tome cuidado para não impressionar demais! Por mais que o cliente se encante com seu produto ou serviço, não prometa aquilo que não é oferecido. Certifique-se de alinhar sempre as expectativas para não quebrar a confiança.

Com a facilitação do contato com o cliente que o mobile marketing propõe pode ser muito fácil acabar exagerando. Vale considerar análises de dados e avaliar o que o seu cliente considera importante ou não. 

Estude o comportamento de quem deseja atingir

No Brasil, a rede social mais usada é o WhatsApp. Por se tratar de um aplicativo, ele pode ser fundamental em uma estratégia de mobile marketing. Por isso, é importante entender onde seu público-alvo se concentra.

Assim, grande parte da estratégia envolve mensagens diretas. Por este motivo usar ferramentas de automatização, como o próprio WhatsApp Business promove é uma ótima ideia, já que é impossível atender um grande volume manualmente.

Esta é mais uma vantagem do mobile marketing, e vale a pena explorar aspectos preferenciais que o seu público possui. Ainda assim, independentemente do nicho, o mobile marketing é uma opção, já que a maior parte da população faz uso desses aparelhos.

Para associar uma estratégia de mobile marketing eficaz, é fundamental contar com um site de qualidade. Desta forma, lembre-se que tudo começa na visita do usuário ao seu espaço na web. 

Sendo assim, invista em um visual agradável para os visitantes mobile, e interessante para eles. O que realmente faz toda a diferença no mobile marketing, é a experiência inigualável que você consegue oferecer ao consumidor!

Camila Lacerda
Camila Lacerda
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Marketing
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