Marketing para músicos: o que você precisa saber?
O marketing como um todo, sempre foi peça fundamental para toda e qualquer pessoa que tem um empreendimento ou carreira em qualquer que seja o mercado.
E não, para os músicos e demais artistas isso não é diferente! Mas mesmo assim, esse pensamento não é algo tão disseminado e feito com total domínio e destreza pela maioria das pessoas no meio.
Mas atualmente já conseguimos ver muito avanço entre os músicos no que diz respeito ao marketing musical e hoje já contamos com muitas bandas, artistas solo e produtores que viram o tamanho do poder do marketing para suas trajetórias.
A publicidade feita de forma correta se torna cada vez mais uma grande arma na mão de artistas. Entenda a importância do marketing para músicos!!
Pensando fora da caixa
A tendência é: quem não se preocupa com o marketing para músicos fica pra trás, independente da qualidade musical que o artista possui.
Hoje em dia contamos ainda com a internet que oferece uma série de plataformas para se obter destaque.
Os músicos que não enxergam as oportunidades ao seu redor, muito provavelmente se tornarão artistas frustrados com o mercado musical, desistindo da carreira e muito provavelmente não enxergarão o erro.
O marketing para músicos e pessoal podem e devem ser aplicados de diversas formas, seja através de site muito bem feito, em redes sociais, flyers, cartazes, e até pelo velho e bom boca a boca.
Obviamente cada vez mais aparecem novas práticas e metodologias para melhorar a publicidade como um todo. Por isso nunca deixe de pesquisar e ficar por dentro das tendências
Marketing digital e SEO para músicos
Um exemplo de “nova” prática é o SEO ou Search Engine Optimization. O SEO é o que faz com que seu site e nome da sua banda ou projeto apareçam logo na primeira página do Google, o principal buscador do mundo.
A otimização de sites é algo praticado por inúmeras agências de marketing mundo a fora e que ainda é algo muito pouco conhecido pelos músicos, mas que com certeza é um diferencial enorme para quem o sabe usar.
Saber a melhor forma de aplicar tags em sites, conseguir que outras páginas linkem para as suas e até mesmo as áreas onde devem existir botões de conversões é fundamental, mesmo você achando que não.
E se você pensa que para divulgar música os únicos artifícios úteis são o áudio e o vídeo, está enganado.
Você consegue ir divulgando a sua música e seu trabalho com o marketing de conteúdo. Escreva (bem) sobre música. A medida que o conteúdo for ganhando mais visibilidade, você vai se tornando autoridade na área.
Dessa forma é fácil fazer com que mais e mais pessoas cheguem ao seu trabalho.
No marketing para músicos, vale a pena pensar em estratégias de marketing digital, estabelecendo com que frequência e o que escrever nos posts de blog, por exemplo.
Experiência pessoal
Se tratando de artistas independentes, o buraco é ainda mais embaixo. Creio que posso dizer com propriedade, já que participo e vivencio isso diariamente
Pois bem, com a Raising Conviction (minha banda) não é diferente, além de sermos um grupo independente até então, todos nós temos nossas outras obrigações e afazeres diários que vão além da arte.
Mas ainda sim nos preocupamos muito e buscamos saber todos os pontos que podemos trabalhar além da música, pois somente com o taleto musical é mais difícil alcançar o sucesso. É preciso ir além.
Além de todas as ferramentas que auxiliam na conversão de bons resultados, contamos também com inúmeras plataformas musicais que, quando bem exploradas, podem ser uma mina de ouro no quesito divulgação, marketing e publicidade.
Com quase 20 anos participando ativamente da cena musical, especialmente na de Belo Horizonte, pratico um estilo musical (Metal) que não é tão disseminado no Brasil.
Ao longo desses anos todos, já vi inúmeras ótimas bandas, tanto de Minas Gerais quanto de outros estados, ficando pelo meio do caminho e perdendo o fôlego por causa da desmotivação.
E isso, com todas certeza, muito por conta de o que foi dito até aqui.
Hoje tenho o privilégio de tocar com mais 4 excelentes músicos. Todos eles têm que conciliar outras atividades com banda. Contamos com um administrador, um designer, um publicitário e desenvolvedor.
E todos eles conseguem empregar um pouco de suas outras profissões no trabalho com a música, o que é ótimo!
Obviamente, sabemos que não são todas as bandas que contam com essa “sorte” de ter a expertise de profissionais de várias áreas.
Mas ainda sim é imprescindível que todos os membros de uma banda fiquem sempre atentos a todo esse mundo que vai além da música, enxergar novos horizontes.
Redes sociais para músicos
Aprofundando um pouco na questão das redes sociais e plataformas musicais, temos muita coisa boa no mercado, mas acredito que entre as mais famosas e utilizadas, vale a pena investir no Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, Deezer e outras.
E se engana quem acha que só o fato de estar presentes nessas redes já é o bastante. É necessário se atentar às postagens, o contéudo e sua frequência.
Quando usar imagens e vídeos, de se certificar de que a qualidade deles seja boa para valorizar a sua música.
Temos muitas ferramentas que nos dão ótimos dados e estatísticas sobre o universo musical e sobre a percepção do público sobre a sua banda ou projeto.
O essencial é você saber o que quer e para onde quer ir, com isso em mente é possível determinar suas metas e medir o sucesso da sua música.
Reforço que o talento é sim muitíssimo importante no meio da música, mas somente ele não é o suficiente para quem quer atrair o público e alcançar o sucesso. É preciso investir no marketing para músicos!
E então, o que achou do nosso post sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários e compartilhe com seus amigos!
Tem uma banda e quer impulsionar a visibilidade das suas músicas na internet?
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Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo como este e até a próxima!