Vale a pena utilizar links patrocinados em sua estratégia?

Os links patrocinados são uma forma de anúncio que, para muitos especialistas, está entre as que geram mais resultados. Trata-se de um formato de anúncio de Marketing Digital baseado em textos, que quase não utiliza imagens. Eles têm o objetivo de atrair visitantes e gerar conversões para os seus anunciantes. Em outras palavras, servem para aumentar o tráfego e a audiência de um site. Geralmente, eles são exibidos em resultados de mecanismos de buscas, rede de display, plataformas de e-mail gratuitas, sites de notícias, redes sociais ou até em blogs. Os links patrocinados ficaram bastante populares por meio do Google Ads, que é a plataforma do Google, especialmente por conta do crescimento dos e-commerces. Os anúncios garantem resultados para empresas de diversos segmentos de atuação e de todos os portes, desde as microempresas até as gigantes em seus mercados de atuação.

Links patrocinados: como funcionam?

Os links patrocinados são anúncios com textos simples. Eles são bastante encontrados nos mecanismos de buscas. Podem ser observados no topo dos resultados, nos quais aparecem sites em destaque com a identificação de que são anúncios. Nos últimos anos, os links patrocinados nas redes sociais e e-mails também tem ganhado força. Os links patrocinados são uma ótima maneira de atrair o público e, por isso, devem ser utilizados da melhor forma possível, auxiliando as empresas na conquista de seus objetivos em vendas, principalmente.

Por que investir em links patrocinados?

No Marketing Digital há dois grupos bastante fortes: aqueles que concentram as energias e o orçamento em anúncios, incluindo os links patrocinados e aqueles que preferem as práticas para conquistar acessos orgânicos. No segundo grupo, os profissionais costumam acreditar que os links patrocinados são um método antigo e que já se mostra ineficiente. Contudo, as melhores estratégias de marketing equilibram as práticas orgânicas e pagas. As principais vantagens dos links patrocinados são:

Facilidade de escalar

As campanhas podem começar com pouco investimento, aumentando conforme a empresa tiver retorno. Essa pode ser uma boa alternativa para uma empresa locadora de empilhadeira para container, por exemplo, cujo empreendedor está começando, porque não é necessário arriscar com um investimento muito alto.

Simplicidade na mensuração de resultados

A mensuração adequada dos resultados é extremamente valorizada no Marketing Digital. Ela possibilita a realização de testes, ajustes e a busca por ações sempre melhores e mais eficientes. As plataformas de anúncios contam com boas ferramentas de análise de métricas, fornecendo relatórios com todas as informações necessárias para o desenvolvimento de estratégias cada vez melhores.

Rapidez na otimização

Nos casos em que as empresas encontram problemas na análise do progresso das campanhas, as plataformas também oferecem soluções rápidas para alterar qualquer elemento da campanha. Assim, evita-se o prejuízo por uma decisão errada. Mesmo nos casos em que a campanha apresenta bons resultados, a agilidade de alteração facilita a otimização.

Perfeito para a segmentação

Um problema dos anúncios tradicionais é que eles atingem qualquer pessoa. Um exemplo é o outdoor, ou até a entrega de panfletos, que é feita aleatoriamente. Entretanto, os links patrocinados levam em conta a segmentação do público. As ações oferecem produtos e serviços apenas para os usuários que realmente tenham demonstrado interesse de compra. Isso ocorre porque eles levam em conta a pesquisa por palavra-chave, seja ela para uma escada metálica externa, ou qualquer outro item. Somente as pessoas que tenham interesse em comprar ou ao menos utilizar uma escada como essa fariam a pesquisa.

Retorno rápido

A geração de tráfego orgânico é uma ótima opção, mas costuma levar muito mais tempo para que as empresas atinjam seus objetivos. Já os links patrocinados têm um retorno mais rápido, que pode até ter um efeito menos duradouro, mas é uma forma de impulsionar os negócios enquanto as ações orgânicas não têm resultados. Então, em outras palavras, a união das duas formas de trabalhar o marketing assegura o retorno desde o início.

Mais conversões

Quando bem-feitos, os anúncios conseguem atrair mais pessoas, realmente interessadas na compra, e convencê-las a reagir diante da oferta. Em outras palavras, quando a marca acerta na produção de anúncios, tem um bom índice de conversão dos visitantes em clientes. Isso significa um retorno positivo sobre o investimento.

Aumenta o potencial de outras estratégias

Os links patrocinados também ajudam a impulsionar o resultado de outras ações, como é o caso do Marketing de Conteúdos, SEO e até das estratégias nas redes sociais. Essas ações são orgânicas e visam resultados a longo prazo. Já os links patrocinados ajudam a acelerar os resultados, fazendo com que mais pessoas venham a conhecer a empresa mais rapidamente.

Diminui os custos de marketing

Com mais conversões, a significativa aceleração das ações orgânicas e o retorno rápido do investimento, os links patrocinados se apresentam como uma maneira de diminuir os custos de aquisição de clientes, tornando as ações de marketing “mais baratas”. Por esse motivo, os investimentos em marketing nunca devem ser encarados como um gasto, pois podem ter ótimo retorno quando bem elaborados.

Fortalece a marca

O contato direto com o público ajuda as empresas na manutenção da marca na memória das pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Assim, quando uma pessoa precisar de um grupo gerador diesel 150 kva, ou outros tipos de produtos ou serviços, são maiores as chances de ela recordar da marca que investe em anúncios e, portanto, tem maior visibilidade. Um plano sólido de divulgação também pode influenciar o público a se abrir mais para a mensagem da empresa, com mais respeito, antes mesmo de qualquer contato.

Como investir em links patrocinados?

Normalmente, os links patrocinados são separados em quatro tipos:
  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por mil impressões);
  • CPA (custo por ação);
  • CPV (custo por visualização).
No CPC, o anunciante paga cada vez que alguém clicar no link. No CPM, paga quando o anúncio atinge mil visualizações ou impressões. No CPA, ele é cobrando quando os usuários realizam algum tipo de ação no site do anunciante. Já no CPV, o anunciante paga por cada pessoa que visualizou o anúncio. Geralmente, os valores pagos dependem do modelo de anúncio e, principalmente, da palavra-chave escolhida pelo anunciante. Cada um dos modelos de link patrocinado tem diferentes vantagens e características, por isso, a escolha vai depender do negócio que será beneficiado com a ação.

O que considerar antes de usar os links patrocinados?

Convencido da importância dos links patrocinados para o plano de marketing, é fundamental que o empreendedor considere alguns elementos que podem fazer muita diferença no resultado final da ação.

Custos envolvidos

Os links patrocinados não exigem um grande investimento. Mesmo assim, é necessário considerar os custos. Quanto menor o valor aplicado, mais pode demorar para os resultados aparecerem. Por isso, é importante encontrar o valor ideal para começar.

Tempo de retorno

O tempo de retorno dos links patrocinados pode até ser uma grande vantagem, mas também depende dos objetivos da empresa. Metas muito ambiciosas podem demorar mais tempo para serem alcançadas, ou demandar uma campanha mais dedicada e com mais recursos.

Erros comuns

Uma dica importante é se atentar aos erros mais comuns no trabalho com links patrocinados. Isso deve ser feito ainda na fase de planejamento para garantir uma execução precisa. O cuidado é essencial em cada etapa do processo, com a escolha das palavras-chave, do texto do anúncio e dos canais escolhidos.

Variedade de canais

Muitas pessoas pensam que os links patrocinados se resumem ao Google. Mas, a verdade é que há outros mecanismos de buscas, embora sejam menos utilizados. Além deles, as redes sociais também concentram uma grande quantidade de usuários e anúncios, incluindo links patrocinados. Ao explorar as diferentes opções, a empresa aproveita as possibilidades que a variedade de canais podem proporcionar. Afinal, a presença em mais canais pode significar o alcance de mais pessoas.

Conteúdo e auxílio especializado

Antes de iniciar qualquer ação de divulgação, é imprescindível que o empreendedor procure saber de maneira detalhada como ela funciona. Uma maneira de se informar e entender os passos para a criação de uma campanha eficaz é a busca por conteúdos especializados em marketing digital. Além disso, recomenda-se a contratação de empresas especializadas em marketing, que pode ser útil para uma consultoria ou para a realização das ações. Os profissionais contam com conhecimentos técnicos para programar, executar e mensurar os resultados das ações, adaptando para conquistar os objetivos das empresas. Desta forma, fica mais fácil assegurar a qualidade nas campanhas de Marketing Digital. O resultado é uma empresa com maior espaço em seu mercado de atuação e maior rentabilidade, independente do segmento ou do tamanho do negócio.  
Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing Digital
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