Saiba mais sobre a importância de uma boa newsletter
A newsletter veio para mostrar que as redes sociais não são o único canal onde as empresas podem se engajar com seus clientes.
Dentro do e-mail marketing, ela cumpre esse papel de engajamento, e traz resultados muito significativos.
O envio recorrente desse tipo de e-mail cria um vínculo forte entre a empresa e o cliente, tornando-os cada vez mais próximos.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é newsletter, sua importância para empresas dos mais variados ramos e as diferenças existentes entre ela e o e-mail marketing. Acompanhe.
O que é newsletter?
Newsletter é uma espécie de e-mail disparado frequentemente para uma base de clientes de uma empresa.
Esses e-mails não são enviados a qualquer pessoa, mas, sim, para pessoas que demonstraram interesse em recebê-los.
A newsletter desenvolve e fortalece um relacionamento entre a marca e seus leitores, potencializando-os como clientes.
Podem ser enviados diferentes tipos de conteúdo, tornando esse e-mail uma excelente estratégia de marketing digital.
Ele é enviado para uma base de assinantes cadastrados na lista de e-mails de uma empresa. Ela, então, passa a disparar esses e-mails informativos, que sempre abordam algo de interesse do público.
Importância da newsletter
O envio de newsletter aos leitores cadastrados é uma forma de encorpar as estratégias de Inbound Marketing.
Quando uma assistência em conserto gerador ou qualquer outra empresa oferece esse serviço, os usuários demonstram interesse em seguir a marca.
Além disso, a empresa dá a si mesma a oportunidade de ter em mãos diversos e-mails de potenciais clientes.
Dessa maneira, o uso da newsletter acaba por trazer vantagens para as marcas, como:
- Construção de relacionamento com potenciais clientes;
- Fácil comunicação com os seguidores;
- Maior nível de intimidade entre empresa e lead;
- Acesso livre e direto aos assinantes.
Apesar de tantos benefícios que a tornam importante, a empresa que deseja ganhar dinheiro com sua lista de e-mails não pode estar focada apenas nas vendas.
Esta atitude faz com que a marca perca a credibilidade e o respeito dos leitores, perdendo seus potenciais clientes.
É importante mostrar que está disposta a ajudar e informar, trabalhando em cima de um marketing de relacionamento impecável.
As características e a importância da newsletter fazem muitas empresas se confundirem e acharem que trata-se da mesma coisa que o e-mail marketing, mas, na verdade, são muito diferentes.
Diferença entre newsletter e e-mail marketing
É comum que empresas que se preocupam com seus clientes, como uma fabricante de lava louça industrial para restaurante torçam o nariz para o e-mail marketing.
Isso porque esse e-mail remete aqueles enviados pelas marcas e que lotam as caixas de entrada das pessoas.
No entanto, o e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta incisiva de marketing digital, que tem como intuito impactar diretamente quem o recebe.
Trata-se de uma excelente estratégia para atrair o público-alvo para o site da marca, estimulando o download de materiais e captação de dados para geração de leads. É uma estratégia de baixo custo e retorno imediato.
A newsletter é uma variação inteligente do e-mail marketing, sendo enviada periodicamente e com um intuito mais informativo.
Sendo assim, tem como principal objetivo estabelecer uma relação com aquele leitor, levando até ele as últimas novidades.
O principal objetivo desse tipo de e-mail é criar um vínculo com o leitor, gerando confiabilidade para a marca. Isso acaba por abrir o caminho para a ação desejada, por meio de um relacionamento de longo prazo.
Mesmo estando armazenada, a newsletter possui uma validade prolongada e mantém seu caráter útil.
O visual desse e-mail não pode ser muito agressivo, para não poluir visualmente e nem se tornar algo repetitivo.
Uma das melhores estratégias utilizadas por empresas de usinagem de peças pequenas e muitas outras é a personalização da newsletter.
Isso pode ser feito colocando o nome da pessoa na saudação inicial, dando a impressão de que aquele e-mail foi feito para ela.
Isso chama a atenção do leitor, que passa a se identificar com aquele e-mail. O tempo de leitura aumenta e há mais chances de o destinatário clicar nos links.
As estratégias do marketing digital, como o envio de newsletter são inteligentes e pensadas de acordo com aquilo que o público-alvo está interessado.
Esse e-mail aproxima empresas e consumidores, favorecendo os dois lados na jornada de compra.