Saiba mais sobre a importância de uma boa newsletter 15 fev

Saiba mais sobre a importância de uma boa newsletter

A newsletter veio para mostrar que as redes sociais não são o único canal onde as empresas podem se engajar com seus clientes.

Dentro do e-mail marketing, ela cumpre esse papel de engajamento, e traz resultados muito significativos.

O envio recorrente desse tipo de e-mail cria um vínculo forte entre a empresa e o cliente, tornando-os cada vez mais próximos.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é newsletter, sua importância para empresas dos mais variados ramos e as diferenças existentes entre ela e o e-mail marketing. Acompanhe.

O que é newsletter?

Newsletter é uma espécie de e-mail disparado frequentemente para uma base de clientes de uma empresa. 

Esses e-mails não são enviados a qualquer pessoa, mas, sim, para pessoas que demonstraram interesse em recebê-los.

A newsletter desenvolve e fortalece um relacionamento entre a marca e seus leitores, potencializando-os como clientes.

Podem ser enviados diferentes tipos de conteúdo, tornando esse e-mail uma excelente estratégia de marketing digital.

Ele é enviado para uma base de assinantes cadastrados na lista de e-mails de uma empresa. Ela, então, passa a disparar esses e-mails informativos, que sempre abordam algo de interesse do público.

Importância da newsletter

O envio de newsletter aos leitores cadastrados é uma forma de encorpar as estratégias de Inbound Marketing.

Quando uma assistência em conserto gerador ou qualquer outra empresa oferece esse serviço, os usuários demonstram interesse em seguir a marca. 

Além disso, a empresa dá a si mesma a oportunidade de ter em mãos diversos e-mails de potenciais clientes.

Dessa maneira, o uso da newsletter acaba por trazer vantagens para as marcas, como:

  • Construção de relacionamento com potenciais clientes;
  • Fácil comunicação com os seguidores;
  • Maior nível de intimidade entre empresa e lead;
  • Acesso livre e direto aos assinantes.

Apesar de tantos benefícios que a tornam importante, a empresa que deseja ganhar dinheiro com sua lista de e-mails não pode estar focada apenas nas vendas.

Esta atitude faz com que a marca perca a credibilidade e o respeito dos leitores, perdendo seus potenciais clientes. 

É importante mostrar que está disposta a ajudar e informar, trabalhando em cima de um marketing de relacionamento impecável.

As características e a importância da newsletter fazem muitas empresas se confundirem e acharem que trata-se da mesma coisa que o e-mail marketing, mas, na verdade, são muito diferentes.

Diferença entre newsletter e e-mail marketing

É comum que empresas que se preocupam com seus clientes, como uma fabricante de lava louça industrial para restaurante torçam o nariz para o e-mail marketing. 

Isso porque esse e-mail remete aqueles enviados pelas marcas e que lotam as caixas de entrada das pessoas.

No entanto, o e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta incisiva de marketing digital, que tem como intuito impactar diretamente quem o recebe.

Trata-se de uma excelente estratégia para atrair o público-alvo para o site da marca, estimulando o download de materiais e captação de dados para geração de leads. É uma estratégia de baixo custo e retorno imediato.

A newsletter é uma variação inteligente do e-mail marketing, sendo enviada periodicamente e com um intuito mais informativo. 

Sendo assim, tem como principal objetivo estabelecer uma relação com aquele leitor, levando até ele as últimas novidades.

O principal objetivo desse tipo de e-mail é criar um vínculo com o leitor, gerando confiabilidade para a marca. Isso acaba por abrir o caminho para a ação desejada, por meio de um relacionamento de longo prazo.

Mesmo estando armazenada, a newsletter possui uma validade prolongada e mantém seu caráter útil. 

O visual desse e-mail não pode ser muito agressivo, para não poluir visualmente e nem se tornar algo repetitivo.

Uma das melhores estratégias utilizadas por empresas de usinagem de peças pequenas e muitas outras é a personalização da newsletter.

Isso pode ser feito colocando o nome da pessoa na saudação inicial, dando a impressão de que aquele e-mail foi feito para ela. 

Isso chama a atenção do leitor, que passa a se identificar com aquele e-mail. O tempo de leitura aumenta e há mais chances de o destinatário clicar nos links.

As estratégias do marketing digital, como o envio de newsletter são inteligentes e pensadas de acordo com aquilo que o público-alvo está interessado. 

Esse e-mail aproxima empresas e consumidores, favorecendo os dois lados na jornada de compra.

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Marketing Digital
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