Prospecção de leads: o que é e como isso vai aumentar suas vendas?
É de conhecimento de todos que as empresas precisam de clientes para crescerem financeiramente, sendo a prospecção de leads o principal método para captar novos compradores.
A prospecção de leads baseia-se em atrair usuários com grande potencial para se tornarem clientes, levando-os a comprarem um produto ou contratarem um serviço da sua empresa.
Para isso, existem diversas estratégias de prospecção de leads, como:
- Inbound marketing;
- Outbound marketing;
- Anúncios pagos;
- Programa de indicação.
Mas para ter um bom resultado, não basta apenas captar novos usuários, é preciso ter todas as etapas do seu funil de vendas e nutrição de leads bem estruturadas.
Para saber mais sobre prospecção de leads e como fazer para aumentar suas vendas, confira nosso conteúdo!
O que é prospecção de leads
Para poder começar a utilizar as estratégias de marketing que envolvem a prospecção de leads, é preciso entender primeiro do que se trata esse método.
A prospecção de leads é a primeira etapa de um funil de vendas, em que você vai atrás do seu potencial cliente, ao invés de esperar que ele venha até você.
Porém, é preciso entender que nem todo lead é um potencial cliente.
O lead é aquele usuário que demonstrou interesse pela sua empresa e pode fechar um negócio com você, mas nem todos estão prontos para efetuar uma compra ainda.
Já o potencial cliente ou prospect, é o lead qualificado para venda, sendo com ele que a sua empresa entra em contato para direcioná-lo a etapa final do funil e se tornar um cliente.
Mas afinal, por que prospectar leads e qual a sua importância?
Porque prospectar leads
Por mais que muitos usuários cheguem até a sua empresa e já realizem uma compra, com a prospecção de leads você consegue converter um número maior de clientes e assim aumentar as suas vendas.
Além do mais, um usuário pode procurar pelo seu negócio, mas não converter em venda.
Isso acontece porque, de acordo com a Adobe Experience Cloud, somente 20% dos leads estão prontos para comprar no primeiro contato com a sua empresa.
Muitas pessoas só precisam de um pequeno incentivo para de fato efetuar uma compra, sendo esse o papel principal da prospecção.
Esse processo é estruturado no funil de vendas, que busca direcionar o lead para a venda, evoluindo ele através das estratégias de nutrição.
Para entender melhor, imagine que você tem uma loja online de tênis de corrida e um usuário está procurando no Google como “evitar dores nos pés ao correr”.
Este usuário quer aliviar as suas dores nos pés, mas não está necessariamente procurando por um tênis para comprar, porém ele se torna um potencial cliente para a sua loja.
Isso porque, uma das formas de evitar dores nos pés ao correr, é comprando um bom tênis de corrida.
Para prospectar este lead, você pode criar um blogpost sobre “Como não ter dores nos pés ao correr” e disponibilizar um e-book gratuito com os melhores tênis de corrida para evitar dores nos pés.
E para baixar esse e-book, o usuário precisará cadastrar o e-mail em seu site, sendo uma forma de você obter o seu contato.
Dessa forma, é possível realizar a nutrição do lead, enviando campanhas de e-mail marketing, contendo promoções de seu interesse, como descontos para comprar tênis de corrida.
Por isso, a prospecção de leads é muito importante para sua empresa, pois é através dela em que é possível transformar um lead em prospect, e um prospect em cliente.
Como prospectar leads
Agora que você já sabe o que é prospecção de leads e a sua relevância, vamos ao que de fato interessa, o passo a passo de como prospectar leads.
1. Tenha sua persona definida
Antes de ir atrás do seu potencial cliente, é preciso saber quem de fato ele é e quais são as suas características, tendo a sua persona bem definida.
Para isso, você vai observar o perfil de quem já é seu cliente e criar a representação do seu cliente ideal, determinando:
- Gênero;
- Idade;
- Escolaridade;
- Classe social;
- Estado civil;
- Profissão;
- Hábitos;
- Desejos;
- Dores;
- Comportamento de compra.
Com essas informações, você consegue identificar o seu prospect e assim atraí-lo facilmente.
2. Realize a prospecção
Como falamos durante o conteúdo, muitos usuários precisam de um incentivo para realizar uma compra, e a melhor forma de fazer isso é entrando em contato com ele.
Esse contato pode ser feito por diversas plataformas, sendo o telefone e o e-mail os mais usados.
As principais ferramentas de prospecção por e-mail que podem te ajudar são:
- RD Station;
- Active Campaing;
- HubSpot;
- MailChimp;
- Leadlovers;
- Mautic.
Com essas ferramentas, é possível criar diversas automações de e-mails, que irão fazer a nutrição do lead até o estágio de compra.
A nutrição dos leads é essencial para a estratégia de prospecção e consegue aumentar em mais de 50% o volume de vendas da sua empresa.
3. Mostre as vantagens do seu produto/serviço
Para que seu prospect possa virar de fato um cliente, é necessário mostrar quais são as vantagens do seu produto ou serviço.
Caso o contato seja feito por e-mail, ele precisa conter uma boa descrição do produto, imagens de qualidade, vantagens no preço e todos os benefícios dele.
Com as ferramentas de e-mail, ainda é possível criar segmentações diferentes, para que você possa enviar campanhas específicas para cada tipo de prospect, o que garante maiores chances de conversão
4. Transforme o prospect em cliente
Para transformar de vez o prospect em cliente, passe confiança e esclareça todas as dúvidas que ainda restam, deixando claro que essa é uma grande oportunidade para ele.
Seguindo esses passos, as chances de fechar um negócio e conquistar um novo cliente são enormes.
Comece a prospectar leads
Nós mostramos neste conteúdo o que é a prospecção de leads e como ela pode aumentar as vendas, sendo essencial para o crescimento de qualquer empresa, inclusive a sua.
A prospecção de leads pode ser feita principalmente através do envio de e-mails marketing.
Mas para que a estratégia funcione, ela precisa ser elaborada por uma equipe de marketing profissional, que se dedique e foque na busca de resultados sólidos.
Para isso, você pode contar com a nossa equipe multiprofissional de Inbound Marketing, que é especializada em prospecção de leads.
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