Marketing Tradicional vs Marketing Digital
O marketing tradicional vs marketing digital é uma “disputa” que acontece entre esses dois tipos diferentes de estratégias para alcançar mais clientes e que muitas empresas, ainda hoje, consideram bastante conflitantes. Mas, e se pegarmos os melhores pontos de cada uma delas? Será possível conciliar as duas? Descubra agora!
O mundo evolui, nos mais diversos aspectos, com uma velocidade cada vez maior. E isso não se estende somente a aparatos e dispositivos eletroeletrônicos, como é natural de se pensar. Os mais diversos aspectos dessa evolução podem vir a englobar campos relativos à cultura, indústria, mercado, entre muitos outros segmentos que compõem a nossa sociedade.
Do mesmo modo, a competitividade no mercado tende a se intensificar muito nesse processo, de forma que diferentes tipos de produtos e serviços passem a adquirir, por consequência, maior sofisticação para atender melhor às variadas demandas que surgem no mundo.
Se os mais diversos ramos de negócios sofrem esse processo de refinamento, por meio do desenvolvimento, é, no mínimo, esperado que a exigência mercadológica se intensifique ainda mais. Afinal, tanto seus procedimentos internos quanto os elementos que são disponibilizados ao público são impactados por essas mudanças.
Esse fato, por sua vez, afeta a diversos elementos relativos ao funcionamento e a organização geral das empresas. Entre eles, estão as estratégias de marketing que o seu negócio utiliza. Mas, para saber ao certo se essa ferramenta está sendo utilizada de maneira realmente assertiva, é importante conhecer aspectos mais profundos sobre o assunto. Confira, abaixo, essas informações e entenda também o que envolve a relação marketing tradicional vs marketing digital.
Visão geral sobre o Marketing
Embora você talvez já saiba, é sempre importante ressaltar que o marketing é um dos pontos fundamentais de qualquer empresa. Isso não cabe somente aos tempos atuais, mas abrange qualquer aspecto relativo a questões mercadológicas, já há muito, muito tempo…
O marketing, por definição, é um dos campos mais básicos responsáveis pela adequação, propagação e venda dos produtos e serviços de uma empresa.
Assim sendo, a forma como essa área será estudada e implementada, certamente, refletirá, de maneira muito significativa, em diversos pontos do seu negócio, sejam eles superficiais ou mais delicados.
A partir do momento em que o marketing passou a ser abordado enquanto área fundamental para a prática empresarial, diferentes técnicas de desenvolvimento e divulgação de produtos ou serviços — não importando a qual área elas possam pertencer — passaram a ser elaboradas, desenvolvidas e aplicadas, de forma a aprimorar seus resultados de prospecção de clientes e vendas em geral.
Tendo a junção de todos esses elementos em vista, é possível estabelecer, neste ponto, uma pertinente comparação entre duas vertentes: as estratégias de marketing tradicional vs marketing digital.
Antes de propor que uma delas seja mais adequada que a outra, vamos conferir as principais características de cada uma. Vamos também avaliar suas respectivas vantagens e desvantagens, para, então, fazermos um julgamento equilibrado a respeito dessa questão.
O que é Marketing Tradicional
O marketing tradicional se constitui, essencialmente, por uma série de estratégias que se valem de recursos que, praticamente, independem de itens e processos relacionados a ferramentas, dispositivos e processos digitais.
Nesse tipo de marketing, alguns dos métodos de propaganda mais utilizados envolvem o desenvolvimento e distribuição de:
- cartões de visita;
- malas diretas (propaganda via panfleto, que pode ser entregue, tanto pessoalmente quanto porta a porta, de acordo com um mapeamento prévio detalhado de público alvo);
- anúncios em jornais e revistas;
- stands em convenções, feiras e exposições;
- demais meios físicos, pelos quais é feita a divulgação de produtos e serviços, bem como do nome, da marca e da identidade visual de uma empresa.
Vantagens do Marketing Tradicional
A grande vantagem de se utilizar as estratégias de marketing tradicional, como as citadas acima, está na comunicação direta que esses meios estabelecem com seu público, cliente potencial ou futuro parceiro de negócios.
Ou seja, no marketing tradicional, basicamente, o indivíduo estabelece contato sensorial — por meio de mídias off-line. Elas podem ser visuais, táteis, auditivas ou, até mesmo, elas podem ser representadas por outros estímulos físicos e materiais, dependendo do seu segmento ou estratégia escolhida.
Com isso, sua atenção pode ser facilmente despertada, manipulada e direcionada para os pontos fortes de seu negócio. Isso acaba por estimular o seu potencial cliente a entrar em contato com sua empresa e, assim, realizar uma possível venda!
O que é Marketing Digital
Na outra mão, temos o marketing digital que, como o próprio nome sugere, depende fortemente de recursos digitais. Isso significa que ele pode ser definido por um conjunto de táticas, desenvolvido de forma a utilizar, de maneira altamente produtiva, tendências modernas, cuja tecnologia apresenta constante evolução.
Para a aplicação dessas técnicas, uma agência de marketing digital dispõe de várias ferramentas, como você pode ver abaixo.
Ferramentas do Marketing Digital
Criação de sites
O site da sua empresa é o seu cartão de visitas na internet. É por meio de um site que muitas empresas conseguem aumentar o número de clientes e vendas. A Cia Web Sites é especialista na criação de sites.
Blog posts
Publicações em blogs — como esta que você está lendo agora — possibilitam que a sua empresa dissemine informações importantes sobre o seu segmento. Assim, o seu público o encontrará, por meio de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.
Redes sociais
Postagens frequentes em redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros também permitirá que sua marca garanta presença digital, gerando mais credibilidade ao seu público.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital que consiste, essencialmente, na divulgação do seu negócio, como o próprio nome diz, por correio eletrônico.
Inbound marketing
A estratégia de inbound marketing é a estratégia que consegue gerar leads cada vez mais qualificados para a sua empresa. Ou seja, mais prontos para fechar negócio com você.
Produção de conteúdo
A produção e a inserção de conteúdos em seus meios digitais (site, blog, redes sociais, etc) geram resultados importantes para a atração, conquista e fidelização de clientes. Mas, para isso ele deve ser desenvolvido de acordo com parâmetros e algoritmos de sites de buscas. Essas são as chamadas técnicas de SEO.
Vantagens do Marketing Digital
O forte (e evidente) ponto positivo das estratégias de marketing digital está, principalmente, na assertividade e na facilidade de mensuração de resultados. Graças à popularização de aparelhos e dispositivos eletrônicos pessoais (tais como smartphones, computadores e tablets, por exemplo), foi possível implementar esse tipo de estratégia online, permitindo que seu negócio estabeleça um contato bem próximo e personalizado com a sua buyer persona.
A importância de se investir em Marketing Digital
Atualmente, o mundo digital já está tão naturalizado para o público em geral, que não ter uma presença virtual pode se configurar como um problema sério para a sua empresa. Isso também pode torná-la, até mesmo, invisível para o seu cliente.
Por isso, é bastante seguro dizer que, hoje em dia, é imprescindível que o seu negócio possua uma estratégia digital bem elaborada, para que você conquiste seu espaço no ambiente virtual.
Ao refletir sobre a questão marketing tradicional vs marketing digital, costuma haver um pensamento muito comum: uma prática deve ser empregada em detrimento à outra? Isto é, será que a elaboração e aplicação de estratégias relacionadas ao marketing tradicional inviabilizaria a possibilidade de que sejam adotadas táticas de marketing digital, e vice versa? Bom, já podemos afirmar que essa é uma concepção absolutamente errônea. Entenda, a seguir, a explicação.
Marketing Tradicional vs Marketing Digital
Ambas as metodologias, tanto as de marketing tradicional quanto aquelas que envolvem o marketing digital, são igualmente válidas. Caso estejam aliadas da maneira ideal, apresentam forte potencial de resultados muito positivos. Obviamente, é necessário que marketing digital e marketing tradicional sejam muito bem planejados, para se adequarem perfeitamente aos interesses específicos da sua empresa.
Inclusive, dependendo do seu segmento de atuação, as estratégias podem ser altamente vantajosas — sobretudo, se utilizadas de maneira conjunta. Mas, antes de investir, pesquise e busque conhecimento sobre a utilização de cada uma delas, para garantir que elas se tornarão ferramentas positivas ao seu empreendimento.
Como vimos, a rixa marketing tradicional vs marketing digital acabou em um empate. Afinal, todas as duas estratégias auxiliam você, de maneira bastante eficiente, a conquistar novos cliente, aperfeiçoar sua prospecção, otimizar suas vendas e, por consequência, expandir exponencialmente seu lucro e o seu negócio.
Quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então, entenda como o marketing digital para pequenas empresas pode ajudar o seu negócio a decolar, de vez!