Marketing para imobiliárias: como as imobiliárias conseguem vender mais?
O marketing para imobiliárias é o principal caminho para aumentar o número de clientes. Isso porque ele é um canal entre as pessoas que estão interessadas em comprar ou alugar um imóvel e as que querem vender.
Entretanto, hoje, as formas de se fazer o marketing imobiliário mudaram muito e aquelas velhas táticas já não funcionam mais.
O mercado imobiliário está cada vez mais digital, por isso, é necessário aplicar estratégias de marketing digital consistentes para se destacar diante da enorme concorrência que existe na internet.
Pode até parecer difícil em um primeiro momento. Mas muitas imobiliárias já conseguiram ampliar a carteira de clientes ao colocar em prática ações de marketing digital, como o SEO e o inbound marketing.
Nesse post separamos as principais estratégias online que as imobiliárias estão aplicando para conseguirem mais clientes. Acompanhe e saiba como levar as suas vendas para outro patamar.
O que é o marketing imobiliário?
Antes de tudo, é importante ter em mente o que é o marketing para imobiliárias.
Seja para anunciar imóveis na planta ou prontos para morar, o marketing imobiliário é a forma de conectar empresas do ramo imobiliário com pessoas que estão interessadas em comprar ou alugar um imóvel.
O objetivo final é conquistar novos clientes. Para isso, são adotadas ações que atraem e aproximam o público da empresa. Nesse sentido, o marketing digital tem se sobreposto às estratégias de marketing convencionais, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Com o mundo digital se tornando parte da vida das pessoas, as empresas que querem se destacar precisam estar lá. E não é diferente com as imobiliárias.
Sendo assim, hoje, as empresas do ramo imobiliário que procuram aumentar suas vendas, precisam focar em estratégias online e deixar para trás os anúncios em classificados de jornais impressos.
Principais estratégias de marketing para imobiliárias
Agora você deve estar se perguntando: como fazer para anunciar e conseguir mais clientes pela internet?
Para te ajudar, separamos 4 estratégias que fizeram com que imobiliárias como a BR Imóveis e a Tavares Lotes e Terrenos se desenvolvessem online e que, certamente, vão te ajudar também. Acompanhe!
Criação de um site profissional
Apesar de existirem dezenas de classificados online, como a Zap Imóveis e o Viva Real, se você quer consolidar a sua imobiliária online, é fundamental ter um site exclusivo. Mas não basta ser qualquer site.
Ao construir um site profissional para imobiliária, é essencial que ele seja de fácil navegação e que possibilite conversões de forma simples.
Além disso, é preciso oferecer meios funcionais de pesquisar ou filtrar os imóveis. Veja os filtros que não podem faltar em um site para imobiliária:
- Localidade do imóvel
- Valor do imóvel
- Tipo de imóvel (casa, apartamento, terreno…)
Dessa forma, os usuários terão uma experiência fluida e satisfatória ao navegar. Com isso, terão mais chances de demonstrarem interesse, se tornando leads.
Importante: os classificados online também fazem parte das estratégias de marketing para imobiliária. Entretanto, eles se mostram mais efetivos quando o objetivo são vendas pontuais. Para construir uma presença digital forte, o ideal é ter a própria plataforma de imóveis no seu site.
Produção de conteúdos estratégicos
Uma coisa é ter um site bem estruturado, outra é fazer com que as pessoas cheguem até ele. Nesse quesito, a produção de conteúdos estratégicos se faz fundamental.
Quando estamos com alguma dúvida, a primeira coisa que fazemos é pesquisar no Google, certo? O mesmo acontece com quem está interessado em comprar ou alugar um imóvel.
Por se tratar de uma decisão que envolve muitos fatores, é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas. E se você quer que sua imobiliária seja encontrada online, precisará oferecer conteúdos que os ajudem a tirar essas dúvidas.
Assim, ao produzir conteúdos de valor, que realmente ajudem as pessoas, sua empresa passa a ser vista como autoridade no assunto, conquistando a confiança de potenciais clientes.
Investimento em SEO local
Se tem algo que está diretamente relacionado com a compra ou aluguel de imóveis é a localização dos mesmos. Por isso, o SEO local tem se mostrado como uma estratégia de grande impacto nos resultados do marketing para imobiliárias.
O SEO local se trata de otimizações feitas para que o seu site apareça como resultado nas buscas locais feitas no Google. Por sua vez, as buscas locais são pesquisas que contém palavras relacionadas à geolocalização, alguns exemplos são:
- imóveis em Pouso Alegre
- lotes para comprar em Lagoa Santa
- terreno a venda na Serra do Cipó
Como você pode notar, são termos específicos, que se bem aproveitados, podem resultar em um aumento significativo de clientes.
Vale lembrar que, mesmo que você venda imóveis em todo o Brasil, pode desenvolver o SEO local em pontos estratégicos para o seu negócio.
Quer entender mais sobre o SEO local e seu potencial? Leia: SEO local: faça sua empresa ser líder no Google na sua cidade!
Inbound Marketing
Por fim, mas, com certeza, não menos importante, o inbound marketing também se mostra como estratégia efetiva para imobiliárias que querem aumentar suas vendas.
Isso porque ele engloba toda a jornada do usuário no site até que ele se torne um lead e seja devidamente preparado para o momento da compra.
Por se tratar de uma compra cujo ticket médio é alto, é importante contar com o máximo de informações relevantes sobre os possíveis clientes. A partir delas, será possível segmentá-los em grupos, o que tornará a comunicação mais assertiva.
Pense na seguinte situação, uma família com 2 crianças e 2 cachorros está procurando por um novo lugar para morar. O que faz mais sentido, apresentar opções de casas com espaços abertos ou apartamentos?
Ao trabalhar o inbound marketing nas suas estratégias de marketing imobiliário, você fará com que sua comunicação seja mais eficiente. Assim, suas chances de venda tendem a aumentar!
Você sabe como colocar em prática o inbound marketing na sua imobiliária? Se a resposta for não, não precisa se preocupar. Até porque, a sua especialidade é o mercado imobiliário.
Nesses casos, contar com uma agência de marketing digital pode ser o ponto chave no sucesso online do seu negócio.
Aqui na Cia Websites você conta com profissionais especialistas desde a criação do site até a elaboração de estratégias de inbound marketing para sua imobiliária.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Solicite um contato e tire todas as suas dúvidas!