Marketing para dentistas: veja como o SEO vai atrair mais clientes para você!
Você sabe o que é o marketing para dentistas?
Pergunta rápida: Quem nunca foi abordado por um funcionário de uma clínica odontológica para lhe entregar panfletos ou cartões?
Acho que todo mundo já foi, né?
Este tipo de marketing ainda acontece, mas só alcançam pessoas que por ali passam, que na maioria das vezes não precisa ou não tem interesse em um tratamento odontológico.
Com o grande avanço da tecnologia, e dos buscadores da Web, como Google, Yahoo, entre outros, este tipo de marketing mudou.
Ele trouxe mais alcance, interatividade, qualidade e precisão, entretanto, para saber como fazer o marketing para dentistas ou vender equipamentos odontológicos, será necessário estar por dentro de algumas estratégias básicas de SEO.
O que é SEO e como ele ajuda no marketing para dentistas?
SEO é uma sigla em inglês que significa (search engine optimization), que por sua vez, é um tipo de otimização de sites para algoritmos de busca.
Estes algoritmos, ou motores de busca, como também é popularmente chamado, vão fazer uma série de análises em um site, e quanto mais perto de um padrão exigido, mais a frente este site estará na pesquisa.
Estes padrões, são boas práticas que devem ser implementadas dentro de um site, para melhorar seu ranqueamento.
Como funciona o SEO?
Quando um usuário da Web procura por algo no Google, ele precisa de uma resposta, então, vamos supor que este usuário precise de um dentista no centro de Manaus.
Ao realizar a busca, uma série de algoritmos entrará em ação, para trazer a melhor resposta a esta palavra chave pesquisada.
Agora imagine que o Doutor João, tem um consultório odontológico no centro de Manaus, mas ainda não tem um site, ou seja, este possível paciente ele já perdeu.
Mas imagine que a Doutora Clara que investiu em criar um site e começou a fazer o SEO de forma correta, certamente o seu site aparecerá como resposta ao usuário da internet que fez a pesquisa.
Podemos notar, que a Dra. Clara foi encontrada através do buscador, que analisou seu site e viu que ele segue regras de otimização, quanto mais a frente na pesquisa, mais qualidade há neste site.
É preciso ser expert em SEO para ranquear seu site no Google?
Em geral, profissionais que já fazem o marketing para dentistas, contratam agências de marketing digital, que utilizam várias estratégias para posicionar um site nas páginas do Google.
Não é preciso ser graduado em marketing e propaganda para fazer SEO, porém é preciso estudar bastante, entretanto, deixar com quem já presta este tipo de serviço é o melhor caminho.
Seguem abaixo alguns cases de sucesso dos clientes Cia web Sites
Quanto custa para fazer marketing para dentistas?
Para fazer o marketing orgânico de qualquer empresa no Google é grátis, mas acredite, você vai errar muito até aprender, pois o que funciona para um site, não necessariamente funciona para outro site.
Então como dizemos um pouco acima, contratar uma agência sai mais em conta do que investir tempo e dinheiro para aprender.
O que é busca orgânica?
Busca orgânica, nada mais é do que uma pesquisa em que os sites que estão ranqueados, não precisaram pagar para ali estar, só fizeram o SEO corretamente.
Pesquisas revelam que de 70 a 95% dos usuários clicam em buscas orgânicas todos os dias.
O que é uma busca patrocinada?
A busca patrocinada, é o oposto da orgânica, neste caso empresas pagaram para estarem nas 4 primeiras posições da pesquisa, com isso ela atinge um usuário mais rápido, mas recebe menos cliques.
Quais são as práticas que devo aplicar no meu site ao fazer o marketing de dentistas?
Dentre a principais práticas para ter resultados com SEO, são:
- Ter um site, rápido e responsivo;
- Fazer o SEO ON-PAGE (boas práticas dentro do site), de forma correta.
- Ter banners e imagens com carregamento rápido e bem atribuídas.
- Fazer o SEO OFF-PAGE (boas práticas fora do site), de forma correta.
- Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave
Ter imagens ou um tema bonito não ajudam no SEO diretamente, mas atrai mais cliques para o site, o que é bom para os algoritmos, pois eles dão mais relevância a quem recebe mais cliques.
Preciso ter um blog para fazer marketing para dentistas?
Sim, ter um blog, lhe auxiliará a levar mais acessos ao seu site, pois neste blog você vai postar artigos, com dicas auxiliando seu cliente em alguma dúvida dele.
Isto chamamos de marketing de conteúdo, e através dele você conseguirá mais clientes para o seu negócio.
Ter um blog também é importante para uma estratégia de SEO ON-PAGE e OFF-PAGE, com a construção de uma cadeia de links que apontam para outras páginas do seu site e sites externos da Web.
Quais são os principais benefícios de se fazer SEO?
Com a criação de um site bem otimizado, com artigos respondendo perguntas, com um bom carregamento de páginas e com as palavras corretas sobre cada nicho, o sucesso é garantido.
O SEO pode ser realizado localmente, ou para alguma cidade específica, por sua vez, desta forma você atinge mais pessoas interessadas no seu serviço.
Esteja onde quiser nas buscas.
Caso você queira atender toda Buenos Aires, por exemplo, usando a palavra chave correta, que servirá como resposta ao usuário, as chances de aparecer na pesquisa são enormes.
Conclusão
O SEO é a evolução tecnológica do marketing, seja marketing para dentistas, marketing para lojas virtuais e para mais um mundo de infinidades.
O SEO trouxe qualidade aos sites e punições aos que não seguem estas regras, e uma forma justa de encontrar um produto/serviço.
Se você é dentista e ainda não está na internet, não perca mais tempo e dinheiro, crie seu site e comece a fazer sua otimização, só assim você aparecerá nos buscadores.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe para ajudar mais pessoas a tirar suas dúvidas, temos uma gama de artigos importantes em nosso blog, acesse, te vejo lá.