MARKETING MÉDICO: ÉTICA E TECNOLOGIA PARA CONQUISTAR MAIS PACIENTE
O Marketing Médico vem se tornando uma alternativa muito eficaz para captar pacientes e potencializar o reconhecimento de nomes de médicos, clínicas e consultórios.
1850 – À medida em que os informativos impressos se tornam obsoletos, o investimento no Marketing Médico cresce exponencialmente, sinônimo de maior procura, agenda lotada e seu nome se tornando referência!
Estratégias de marketing vão além da simples divulgação do seu trabalho, elas agregam reconhecimento e autoridade ao profissional.
Dessa forma, garantindo que as pessoas tenham confiabilidade e segurança, como pacientes, no trabalho a ser realizado.
Se você integra a equipe de Doutores apaixonados por conhecimento, descubra o que vai aprender neste artigo:
1. Marketing Médico: entenda sua real importância,
- Marketing Digital para médico
- O Novo Hábito de Pacientes | Clientes,
- Buscando a Cura no Google;
2.Marketing para Médico: seus colegas já aderiram, e você?;
3. PASSO-A-PASSO: promova seu nome com competência;
4. Esteja nas redes sociais;
5. Como Conseguir Mais Pacientes + DICA DE OURO final.
E, para que fique completamente por dentro de todos os tópicos, fique atento às principais estratégias de Marketing Médico que vamos abordar:
- Criação de site ou blog;
- Investir na Otimização de sites (SEO);
- Caprichar na Criação de conteúdo;
- Considerar o Google Ads (se for o caso);
- Gerar Engajamento nas Redes sociais.
Marketing Médico: qual a real importância?
Obviamente, nenhuma atuação profissional obtém respaldo e credibilidade somente pela propaganda. Principalmente atuantes da medicina, que lidam diretamente com o bem-estar das pessoas.
Você bem sabe que tudo depende de teoria, prática, experiência, atualizações constantes e competência para executar suas funções.
Os próprios médicos Ildo Meyer e Antônio Carlos Reichelt em parceria com consultores especialistas comentam em seu exemplar:
Um médico não inicia seu marketing quando contrata uma consultoria ou faz qualquer ação planejada de marketing. Ele já possui uma imagem que reflete sua vida anterior. As ações mercadológicas devem estar em sintonia com o que o médico é, ou melhor, combinar o produto (médico) com a comunicação desejada”.
(Marketing para Médicos, um caminho ético – Pág.15; Ed. AGE, 2005)
Marketing Digital para Médicos
A principal função do marketing digital é aproximar os clientes, além de conseguir impactar o seu público potencial, ou seja, aquele que busca pelos serviços que você oferece – de forma consciente ou inconsciente.
A primeira coisa a se ter em mente é que são muitas as estratégias digitais, inclusive direcionadas para o nichos de médicos.
M,as não são todas que serão aplicáveis para você, já que cada profissional terá um público alvo específico.
Então, a prioridade é entender com quem você irá falar, através de quais canais de comunicação e de que forma acontecerá esse diálogo.
Costumamos dizer que precisamos encontrar as dores dos nossos clientes (o que no caso do Marketing Médico pode ser algo literal, não é mesmo?), depois que entendemos mais sobre o nosso público, tudo fica mais fácil.
Você pode começar, por exemplo, construindo sua identidade visual.
Uma presença online de personalidade, que unifica todos os seus canais de comunicação, vai te dar mais destaque, e fazer com que você seja encontrado facilmente.
Além disso, facilita muito a gestão de resultados, já que com o marketing digital você conseguir ter feedback sobre a sua atuação. Tanto boas, quanto ruins.
O que é muito importante para saber onde melhorar, ou o que continuar fazendo para agradar os pacientes.
Mensurar resultados é uma das maiores estratégias (e que todos devem adotar), já que são eles que vão apontar acertos e falhas.
No segmento medicina, quando bem atendidos e, principalmente quando tudo corre bem, os pacientes tendem a ficar eternamente agradecidos pela competência do profissional.
E, nem sempre essa gratidão é exposta como devia, para engrandecer o trabalho do profissional.
A sua presença online é uma extensão da sua excelência, o que fará com que os pacientes possam acompanhar, comentar e gerar engajamento com você e seu trabalho.
O Novo Hábito de Pacientes | Clientes
Há pouco mais de uma década, tornou-se cultural procurar empresas, produtos, serviços e procedimentos no Google, a fim de encontrar um prestador de serviço, lojas, empresas, médicos e clínicas.
Hoje, o Google já registra quase 3 bilhões de pesquisas por mês no Brasil, divididas em grupos de interesses diversos.
Com a popularização dos smartphones e planos de internet, a sociedade passa a consumir e buscar soluções na tela do próprio celular.
Para acompanhar este novo comportamento, profissionais e empresas adotam várias medidas diferenciadas, acirrando a concorrência.
Buscando a “Cura” no Google
O lado negativo deste avanço é que muitos usuários adquiriram a mania de substituir a orientação médica pelas explicações da internet – ao menos temporariamente.
Sendo assim, eles pesquisam por sintomas e medicamentos no Google e tendem, até mesmo, a se automedicar com base no conteúdo consumido.
Um exemplo disso é, ao invés de procurarem por cirurgia bariátrica, procuram por receitas milagrosas para emagrecimento rápido.
Portanto, faz parte da responsabilidade profissional fornecer conteúdos qualificados que transmitem informações relevantes e alta credibilidade.
Mas, ao mesmo tempo, seu papel também é inclui e reforçar a importância da avaliação médica para mudar essa cultura.
E o que temos que pensar nesses casos é que, se o paciente está presente no digital, o médico também precisa estar.
Afinal de contas, ainda que um profissional extremamente necessário, é imprescindível que o mesmo possa ser acessado virtualmente.
Os hábitos de consumo mudam, e isso está ligado também a como as pessoas tratam de sua saúde e, principalmente, o tempo que se gasta buscando por um produto ou serviço.
2. Marketing para Médico: Seus Colegas Já Aderiram, e Você?
Ora, se as pessoas passam horas por dia acessando a web, é neste lugar que todo mercado pretende estar, adentrar e garantir sua fatia no gráfico impressionante do sucesso virtual.
Para você ter uma ideia, entre as milhares de buscas registradas no Google por mês, as pesquisas em ordem de volume significativo, incluem:
– Marketing Odontológico;
– Marketing para Dentistas;
– Marketing Digital para Dentista;
– Marketing Digital para Médicos;
– Marketing para Nutricionistas;
– Marketing para Médico;
– Marketing para Clínica de Estética;
– Marketing para Estética;
– Marketing para Clínica;
– Marketing para Consultório;
– Marketing para Clínica Médica;
– Marketing para Profissionais da Saúde;
– E Marketing Digital para Profissionais Liberais.
Essa lista comprova que milhares de profissionais da área da saúde, clínicas e consultórios conhecem a realidade digital e sabem que precisam estar inseridos nos meios (ou redes) que os pacientes mais utilizam.
Logo, é perceptível que até doutores renomados querem marcar presença na internet, seja para divulgar seus contatos, novas especializações, participação em congressos e manter o currículo atualizado.
Além de tudo, manter um relacionamento estreito com o seu clientes e estar presente no dia-a-dia dele, vai fazer bem para você, que ganhará a confiança do mesmo e para ele, que vai ser orientar a partir do seu conteúdo.
Garanta visibilidade, vantagens competitivas e um bom relacionamento com o paciente, a partir do Marketing Médico.
3. PASSO-A-PASSO: promova seu nome com competência
Para acompanhar as transformações culturais e tecnológicas e contribuir para a melhoria da qualidade de dados divulgados online, a primeira etapa do Marketing Médico é criar um site.
Destrinchamos três passos expressivos a seguir:
1º PASSO – Tenha um Site
O site ideal para o médico contém várias páginas, notícias, currículo e tempo de atuação, além de outros dados que atribuem maior credibilidade.
Dentre outras coisas, o seu site precisa ser responsivo (um site que se adapta a qualquer tamanho de tela), pois hoje em dia a maior parte da população acessa a internet pelo celular, e ter um layout moderno e intuitivo.
Ter um layout intuitivo no seu site é de extrema importância para a experiência do seu usuário final.
O seu site deve ter clareza nas informações, para que o usuário encontre com facilidade o que procura e imagens de qualidade e otimizadas, para que o site não tenha um tempo de carregamento muito demorado.
Inclua destaque nas chamadas para ação, por exemplo, nos botões de ‘marque sua consulta’ e ofereça textos bem escritos e com clareza na linguagem.
Se o seu foco não são profissionais formados na área, não use uma linguagem muito técnica, para facilitar o entendimento dos mais leigos quanto ao conteúdo.
Seguindo esses passos você já está no caminho certo!
Por meio do seu endereço eletrônico e do Marketing Médico de forma geral, você pode:
✅Ser encontrado direta ou indiretamente;
✅Divulgar produtos, serviços, inovações e procedimentos;
✅Expôr seu currículo;
✅Informar sobre os Convênios atendidos;
✅Propagar informações relevantes à sua especialidade;
✅Comunicar sua participação em eventos e congressos.
Porém, apenas o site, infelizmente, não atrai mais visitas. Para conseguir mais pacientes, existem duas estratégias primordiais: investir no Google Adwords (anúncios pagos) ou na Otimização de Sites.
Ambas as técnicas pretendem atrair mais tráfego ao seu site, e personalizar os conteúdos focados em conversão.
Vamos nos aprofundar em uma delas, o próximo passo para um Marketing Médico realmente eficiente.
2º PASSO – Invista na Otimização de Sites
Em relação às estratégias de Marketing Médico mais aclamadas e promissoras, não há dúvidas de que a Otimização de Sites exibe resultados de sucesso mantidos em longo prazo..
Enquanto o anúncio pago – apelidado carinhosamente de “Ads” – demanda altos custos de investimento para manter seu site no topo, o SEO confere maior liberdade porque impulsiona a posição das páginas organicamente.
Isso significa que você não fica preso a anúncios caríssimos que, ao interromper, sua colocação despenca, automaticamente!
Entenda melhor a Otimização de Sites: