Marketing interno x Agência de Marketing
Há um ditado que diz que quem não é visto, não é lembrado. Apesar de muito antigo, convenhamos que se trata da mais pura verdade e a frase é mais que suficiente para justificar o quão necessário é investir no marketing independente de seu segmento.
Seu objetivo pode ser gerar mais vendas, construir valor social, recrutar os melhores profissionais, atrair investidores… Não importa! Sem uma estratégia de marketing assertiva, você não chegará lá.
Como começar o marketing na minha empresa?
Se você é empreendedor e se depara com a estagnação de um negócio que não está sendo impulsionado por uma boa estratégia de publicidade, você está no lugar certo!
Entretanto, apesar de já ter entendido a importância e a necessidade de se investir nesse departamento ainda ficam algumas dúvidas:
- Como começar o marketing da minha empresa?
- Devo contratar uma agência de marketing?
- Marketing interno é melhor que agência?
- Agência é mais barato que marketing interno?
Pensando nisso, decidimos compartilhar com você os principais benefícios e desvantagens de cada uma das estratégias. Dessa forma, esperamos que você pondere com clareza e com base nas atuais condições de seu empreendimento qual das alternativas melhor te atende.
Benefícios do marketing interno
Manter uma equipe de marketing interno pode ser muito benéfico, principalmente pelo fato de ter profissionais exclusivamente focados no seu projeto. Além disso, essa estratégia pode facilitar muito a comunicação entre vocês, podendo transmitir com maior assertividade os valores de seu empreendimento.
Outro ponto que vale ser ressaltado, é que com uma equipe de marketing interna é possível trabalhar estratégias mais arriscadas, se adaptando mais rapidamente a algumas mudanças e imprevistos.
Por mais flexível que uma agência de marketing possa ser, é muito improvável que uma mudança nas estratégias anunciada em cima da hora seja bem recebida.
Desvantagens de marketing interno
Claro que dentre tantos benefícios e uma abordagem muito mais estratégica, ter um departamento de marketing dentro de sua empresa pode trazer, também, muita dor de cabeça e custos elevados.
Para estar onde seu cliente está, primeiramente, é necessário definir quem é seu público!
- Onde estão as pessoas que contratam sua empresa?
- Qual a idade e as preferências de meus clientes em potencial?
- Quais redes sociais meus clientes usam?
- Quais são suas dores?
Feito a definição de sua persona, é importante começar uma estratégia que atinja esse público alvo.
Suponhamos que você conclua que sua persona busca pelos serviços que sua empresa presta através do buscador Google e, também, pela rede social Instagram. Nesse caso, concluímos que você precisa criar:
- Um site
Não basta desenvolver um site, é importante que ele seja responsivo, ou seja, adaptem-se aos mais diversos dispositivos que possam acessá-los. São questões que exigem um profissional altamente capacitado para que nenhum desses detalhes seja esquecido, já que eles impactam de forma significativa na experiência do usuário.
Ter um site que não aparece mas buscas também não vai te trazer o resultado buscado, não é mesmo? Logo, para que esse site super versátil seja encontrado pelo seu potencial cliente, é essencial investir em SEO.
Sites precisam ser constantemente atualizados, ou seja, para manter as atualizações de seu domínio em dia, é muito importante que você invista em manutenção periódica.
- Gerenciamento de Instagram
Cada rede social exige uma estratégia própria, afinal, elas abrangem públicos distintos e devem ser trabalhadas dentro do formato adequado.
É fundamental que, além da produção de conteúdo próprio para a rede social escolhida, nesse caso o Instagram, haja pessoas preparadas para atender os possíveis clientes que surjam por lá e interagir com eles.
Resumidamente, para manter essa pequena, e nada detalhada, estratégia que simulamos, você precisaria de um desenvolvedor, para criação e manutenção do site, um Analista de SEO, para otimizar e definir conteúdos otimizados para os mecanismos de busca, um Social Media para definir as estratégias de Instagram e um Designer para criar as peças para publicação.
Ou seja, são quatro profissionais para executar essa estratégia e é muito improvável que encontre todas essas competências em uma só pessoa, além de ser uma demanda muito volumosa para uma só pessoa.
Para citar mais uma desvantagem de montar sua própria equipe de marketing interno, precisamos ressaltar que além do capital humano, é usado inúmeras ferramentas e automações que facilitam e enriquecem uma boa estratégia de marketing. O que lhe geraria o custo de, aproximadamente, mais um funcionário em sua escala.
Desvantagens ao contratar uma agência
Entre as desvantagens de contratar uma agência, podemos citar, principalmente a dificuldade em fazer lançamentos urgentes ou mudar de estratégia de uma hora para outra. Ao contratar uma agência, todo o planejamento de marketing é alinhado e as datas são definidas para o cumprimento destas estratégias.
É claro que é possível mudar os planos, dar pitacos e expor suas opiniões, entretanto, essa comunicação é um pouco menos ágil do que quando você possui um time inteiro por conta do marketing da sua empresa embaixo da manga.
Benefícios de contratar uma agência
Inúmeros são os benefícios de contratar uma agência, já que esse modelo se beneficia das principais desvantagens do marketing interno, entre elas:
- Especialistas trabalhando para você.
- As melhores ferramentas e automações de marketing disponíveis no mercado, trabalhando em prol do seu negócio.
- Análise constante dos resultados por especialistas.
- Melhor custo-benefício.
E claro, entre os principais benefícios de terceirizar esse setor dentro da sua empresa está o fato de poder ter mais tempo para gerir seu negócio, sem ter que se preocupar em gerir mais um setor que seria o de marketing, em específico, já que mais essa função te exigiria muito mais que somente seu tempo e atenção, exige, também, conhecimentos muito específicos em que precisaria se aprofundar.
Qual é melhor?
Escolher entre contratar os serviços de uma agência ou manter um departamento de marketing interno é uma decisão muito importante que requer, principalmente, atenção e uma reflexão profunda sobre o atual momento de sua empresa.
Tenha em mente as seguintes questões:
- Qual seu principal objetivo ao investir em marketing?
- Qual valor você pode investir em marketing nesse momento?
- Quanto tempo em sua rotina diária você possui para investir em marketing?
- Você possui conhecimento suficiente para gerenciar o marketing de sua empresa?
Diante de todas essas questões respondidas, é certeza que você tomará a melhor decisão, e claro, conte com a Cia Websites!