Growth Marketing: como ter resultados com esta estratégia fantástica? 03 fev

Growth Marketing: como ter resultados com esta estratégia fantástica?

Você conhece o Growth Marketing? Você sabe como obter os melhores resultados com essa estratégia de marketing? Então continue acompanhando para aprender como utilizá-la.

Você deve saber que para vender hoje em dia é preciso que se tenha uma boa estratégia de marketing, principalmente no âmbito digital. 

O Growth Marketing surgiu principalmente para tentar atingir esse objetivo com o máximo de eficiência possível, sempre levando em consideração na estratégia o seu orçamento, a quantidade de recursos disponíveis e os principais canais de tração.

Por conta disso, inúmeras pessoas e empresas buscam profissionais que dominem a estratégia de Marketing, para que possam implementá-la em suas campanhas. Por isso nós da Cia Web Sites somos tão requisitados para gerir esse tipo de campanha. 

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing

O Growth Marketing é uma estratégia de marketing digital que se orienta através de dados, onde o cliente passa a ser o centro da estratégia. 

Assim essa estratégia tem como foco o funil de vendas, onde sua atenção está voltada para a aquisição, o engajamento e retenção de clientes, para que assim possa haver um impulsionamento do crescimento de forma sustentável para o aumento do lucro. 

Desta forma, Growth Marketing o que faz é, encontrar caminhos que possam ser escaláveis e de fácil duplicação para obter novos clientes mantendo os já existentes, enquanto em paralelo se realiza testes para a otimização da experiência do cliente. 

Assim podemos dizer que a chave para o sucesso da estratégia é compreender o cliente e suas preferências. 

Isso quer dizer que devemos identificar quais são os problemas, quais são suas motivações e quais são seus comportamentos para que possamos criar uma jornada que se adapte às suas necessidades. 

Portanto, através dos dados que conseguimos coletar com testes e experimentações, conseguimos otimizar cada parte da jornada do cliente.

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Diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking

Growth Marketing e Growth Hacking: reunião de marketing

Apesar de existirem muitas semelhanças entre o Growth Marketing e o Growth hacking, eles possuem divergências que os distinguem um do outro, com isso suas aplicações e resultados podem surgir de forma distinta. 

Mesmo ambas as estratégias possuindo foco no impulsionamento e crescimento de forma sustentável com lucros crescentes, no final acabam apresentando resultados um pouco diferentes.

Assim podemos definir o Marketing de crescimento ou Growth Marketing Digital como sendo uma abordagem mais abrangente, onde o cliente passa a ser o foco, para compreender seus principais hábitos de consumo, para assim oferecer uma jornada aperfeiçoada partindo do momento da aquisição até chegar na permanência.  

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Assim, essa estratégia de marketing mira no longo prazo para obter um crescimento sustentável. 

Já o Hacking Marketing pode ser definido como uma ação mais estratégica com foco no curto prazo. Desta forma o Growth Hacking direciona seus esforços para desenvolver meios criativos, pouco convencionais para obter novos clientes, assim impulsionando a aceleração do crescimento. 

Por conta disso, esse tipo de estratégia passa a ser associado constantemente a startups.

Principais etapas do Growth Marketing 

etapas do Growth Marketing 

O Growth Marketing é uma estratégia que pode fazer sua empresa crescer como nunca. Portanto, se você tem o interesse em implementá-la em sua empresa, saiba que pode ser muito importante entender como o seu funcionamento acontece.

A estratégia de Growth Marketing funciona através do conceito do Marketing de Crescimento que é composto por quatro ciclos que complementam um ao outro. Assim vamos conhecê-los mais a fundo a seguir.

Análise de dados e situação

Durante a análise de dados e situação você precisa reunir todos os dados que conseguiu adquirir dos seus clientes e mergulhar em uma análise minuciosa para  compreender algumas coisas como:

  • Você deve entender qual o comportamento do seu cliente durante o processo de aquisição até a finalização.
  • Você deve identificar quais são os pontos que apresentam problemas na jornada do cliente.
  • Você precisa entender quais são as motivações que levam o cliente a adotar determinadas ações.

Após essa análise minuciosa você estará com todos os dados necessários para continuar na próxima etapa desse ciclo. 

Hipótese

Nessa etapa do ciclo você consegue consolidar a visão dos resultados da análise de dados realizada. Assim você deve utilizar esse resultado para levantar uma hipótese de como a jornada do cliente pode ser melhorada durante o processo de aquisição.

Para exemplificar, digamos que em sua análise de dados você tenha encontrado que cerca de vinte e cinco por cento dos seus clientes ao chegar a determinado estágio do processo desistem de finalizá-lo. 

Assim podemos utilizar esses dados para levantar hipóteses sobre qual o motivo do problema e assim tentar encontrar uma solução.

Priorização

Após levantamos algumas hipóteses, está no hora de priorizarmos aquelas que deverão ser testadas. A escolha de quais hipóteses receberam o teste baseia-se no potencial impacto que elas podem gerar tanto na jornada do cliente quanto na empresa. 

Portanto nessa fase você deve optar por priorizar hipóteses que abordem problemas que têm maior relevância perante o cliente ao invés de perder tempo com hipóteses que atacam problemas menores sem grandes significados na jornada do cliente. 

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resultados

Por exemplo, digamos que você levante uma hipótese sobre um problema que afeta cinquenta por cento dos seus clientes, ele deve receber prioridade nos testes se comparado com uma hipótese sobre um problema que afete apenas vinte por cento dos clientes. 

Teste

Neste momento do ciclo, você deve implementar as hipóteses mais relevantes para seus clientes e começar a realizar os testes para identificar se os resultados obtidos entregam o impacto desejado na jornada do cliente.

Para exemplificar, digamos que a hipótese mais relevante encontrada seja que o motivo da desistência da compra por parte do cliente seja o interface do usuário mal projetada. 

Assim, para corrigir esse problema você pode iniciar testes com várias interfaces de usuário que possuam design diferente para encontrar a mais adequada.

Vale ressaltar que os quatro ciclos de experimentação do Growth Marketing devem ser utilizados de forma contínua. 

Isso significa que você deve continuar com a análise de dados, para criar hipóteses que recebam a prioridade necessária durante os testes em busca da melhor forma de otimizar a jornada do cliente para que o seu negócio tenha um impulsionamento no crescimento de forma sustentável. 

Como utilizar estratégias de Growth Marketing a seu favor?

reunião

Agora que você já compreendeu como funciona a estratégia de Growth Marketing, deve estar se questionando, como a sua empresa pode utilizar e se beneficiar dessa estratégia. A seguir você encontrará algumas dicas de como essa estratégia pode ajudá-lo.

Defina em qual nicho atuar

O primeiro passo a ser dado é definir em qual nicho você pretende atuar. A definição do nicho de atuação vai influenciar em vários pontos da estratégia, como: 

  • O orçamento necessário para realização das campanhas.
  • O direcionamento que a estratégia vai seguir.
  • O tom de voz adotado em suas campanhas.

Conheça o cliente

Para a estratégia funcionar corretamente você deve conhecer o seu cliente a fundo. Ao contrário de várias empresas que acham que conhecem seus clientes, mas na verdade não sabem de quase nada de suas vidas. 

Você deve se assegurar de conhecer o seu cliente a fundo, conhecendo detalhes das suas vidas que farão total diferença durante a tomada de decisão. 

Por isso assegure o mapeamento total sobre seu cliente, para que você consiga direcionar corretamente e personalizar suas campanhas para que elas possam se tornar mais efetivas.

Otimize o atendimento ao cliente

Apesar de por muito tempo o atendimento ao cliente ter sido apenas uma ferramenta para resolver os problemas dos clientes, hoje em dia a realidade é bem diferente. O atendimento ao cliente tornou-se uma ferramenta de extrema importância para compreender o cliente e suas mazelas. 

Ao conseguir realizar um atendimento ao cliente de forma otimizada você consegue gerar uma relação de lealdade e consequentemente gera mais vendas.

Você pode fazer isso de várias formas: Ofereça disponibilidade em diferentes canais de atendimento, disponha de uma equipe de colaboradores bem treinados e proporcione uma experiência diferenciada.

Aproveite as tendências e oportunidades

Se você pretende que seu negócio tenha sucesso, é importante ficar sempre ligado no surgimento de tendências de Marketing. 

Por isso você deve acompanhar os tópicos que estão em destaque no seu nicho e utilizá-los em suas campanhas.

Além de olhar para o seu nicho, observe outros mercados nos quais você pode utilizá-los para aumentar o alcance das suas vendas. 

Faça um mapeamento da jornada de compra

O cliente é a peça mais importante desse quebra cabeça, por isso você deve proporcionar a ele a melhor experiência possível, desde o momento em que ele faz o primeiro contato até a finalização da compra. 

Portanto, faça um mapeamento de toda a jornada de compra do seu cliente, e identifique pontos problemáticos que possam ser corrigidos e otimizados.

Análise os seus dados

A análise de dados torna-se muito importante, pois conforme você avança na coleta de dados você poderá buscar por uma visão que ajude a entender melhor o comportamento apresentado pelo seu cliente, identificando possíveis oportunidades. 

Benefícios desta estratégia para o seu negócio?

growth marketing

Uma estratégia como essa pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, como a obtenção de novos clientes, impulsionamento sustentável do negócio e retenção de clientes. 

Para exemplificar podemos imaginar que a empresa x não esteja conseguindo crescer suas vendas e seus clientes não retornem após a primeira compra. Ao decidir implementar uma estratégia de Growth Marketing as coisas tendem a mudar.

Ao iniciar a análise de dados, a empresa x percebeu que o seu site possuía uma navegação confusa, e isso fazia com que seus clientes após a primeira compra não voltassem mais a comprar, o que dificultava o crescimento.

Assim a empresa criou uma hipótese de redesenhar o launcher do site para deixá-lo mais familiar e intuitivo. A empresa criou alguns modelos de launcher para o site, os quais foram testando um a um, até concluírem qual modelo entregava o melhor resultado, assim passaram a implementá-lo definitivamente. 

Com isso a empresa x percebeu que seus clientes começaram a aumentar e seus clientes começaram a voltar para compras posteriores.

Percebeu como a implementação da estratégia de Growth Marketing foi vantajosa para a empresa. Com ela foi possível identificar onde estava a falha que estava incomodando o cliente e resolvê-la rapidamente. 

Você pode obter essa mesma vantagem em seu negócio, não importa qual plataforma você utilize, se suas vendas são realizadas pelo Google Shopping ou através de site próprio. 

Growth Marketing: canais de tração

reinião de dados

Os canais de tração são utilizados dentro da estratégia de Marketing de crescimento para obtenção e retenção de clientes. Esses canais oferecem diferentes meios para alcançar e envolver o cliente, além de poder ser utilizados para melhorar a jornada do cliente. 

Os canais de tração se resumem em 19, que são:

  • Marketing viral;
  • Relações Públicas;
  • RP não convencional;
  • Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM);
  • Anúncios sociais e display;
  • Anúncios offline;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Email marketing;
  • Engenharia como Marketing;
  • Blogs;
  • Vendas;
  • Desenvolvimento de Negócios;
  • Programas afiliados;
  • Plataformas existentes;
  • Feiras;
  • Eventos offline;
  • Palestras;
  • Criação de comunidades.

Ao experimentar quais desses canais melhor atende às necessidades do seu negócio, você pode utilizá-los para impulsionar o crescimento de forma sustentável. 

Como escalar meu negócio e vender todos os dias com estratégias de Growth Marketing?

reunião de Growth Marketing

Se você pretende escalar o seu negócio para que ele realize vendas todos os dias, a estratégia de Marketing adotada será fundamental. Será ela que definirá qual direção tomar para conseguir chegar até os potenciais clientes, fazendo com que eles consumam seus produtos. 

Dentro da estratégia de marketing adotada você encontrará muitos elementos que devem ser otimizados como a Pesquisa de palavras chave para que você consiga alcançar seu objetivo. 

Além disso, você deve conhecer bem as Vantagens em usar o SEO em conjunto das estratégias de Marketing.

Então para que seu negócio obtenha sucesso e torne-se escalável, é preciso que se escolha uma boa estratégia de marketing como o Growth Marketing e seguir fiel a ela, para alcançar os resultados esperados.

Conclusão

No mundo do marketing Digital saber escolher qual estratégia utilizar no seu negócio pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Assim você deve saber escolher entre as várias estratégias de Marketing como o Growth, Hacking, Inbound entre outros.

Se você não entende como funcionam essas estratégias é recomendado que procure por profissionais da área do marketing. 

Nós da Cia Web Sites somos referência em Marketing Digital e podemos auxiliar na expansão do seu negócio, desde a criação de um site, até realizar suas campanhas de marketing.Caso tenha se interessado em implementar essa estratégia de Marketing em seu negócio, nós procure e venha Solicitar uma proposta.

Augusto Souza
Augusto Souza
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