Funil de vendas: conheça cada uma das etapas que compõe essa estratégia de marketing e vendas

Toda empresa quer ter sucesso e para isso, é preciso obter conhecimento sobre as estratégias de vendas e de marketing, pois só assim será possível transformar um interessado em um comprador. Conhecer o funil de vendas é fundamental, pois é por meio dele, que a instituição consegue entender o caminho que o cliente faz até a aquisição do seu produto e/ou serviço.

Topo do funil: A descoberta

É no topo do funil que a pessoa percebe que tem um problema e precisa resolver ou tem uma necessidade que precisa ser sanada o quanto antes. Aqui, no topo, a consciência do visitante é despertada pelo simples fato de ele ter entrado em contato com a sua empresa. Sua companhia então terá a função de educá-lo! Para isso, ela deverá disponibilizar infográficos e eBooks, materiais chamados de ricos. No entanto, a pessoa só poderá ter acesso se disponibilizar seus dados a partir do preenchimento de um formulário. No momento em que acontece o preenchimento, o internauta passou de visitante para lead e assim avançou uma etapa no funil.

Meio do funil: Tenho um problema e preciso de uma solução!

Quem está no meio do funil não é mais um simples visitante, pois ele deixou seus dados no momento que preencheu o formulário. Se ele fez isso, é porque entendeu que sua empresa pode ajudá-lo a resolver o problema. É importante salientar que nem sempre a pessoa sabe muito bem como o seu empreendimento auxiliaria nesse processo, pois essa assistência poderá ser dada a partir da disponibilização de uma planilha chegando até a aquisição de um software. Nessa etapa, sua empresa terá que explicar, dar dicas e apresentar técnicas que serão fundamentais na resolução do problema que o lead está enfrentando. No entanto, a companhia não pode forçar o cliente a comprar! Os leads do meio do funil precisam ser qualificados, ou seja, eles precisam entender a importância do seu produto e/ou serviço para depois, fechar a compra.

Fundo do funil: Lead está pronto para comprar

Aqueles que chegam até o fundo do funil estão quase prontos para receber um contato oriundo do departamento de vendas, pois o que eles querem é solução para o problema que estão enfrentando. Todo esse processo de topo, meio e fundo do funil serviu para que o visitante fosse transformado em lead. A pessoa que antes era apenas um simples visitante passou a estabelecer uma relação de confiança com a sua empresa. Com isso, sua marca não é mais uma no mercado, mas aquela que é vista como referência em determinado segmento e que está sempre à disposição dos seus clientes. Ao fechar a compra, o funil de vendas ficou completo, pois de visitante, lead e prospect, o indivíduo passou a ser cliente!

Por que apostar no funil de vendas?

As empresas que decidem apostar no funil de vendas têm seus esforços potencializados, porque a comunicação com os clientes está acontecendo no momento certo, pois o produto só é oferecido quando a pessoa está realmente disposta a comprar! Não sabia como o Funil de Vendas funcionava? Curtiu? Agora aproveite para aprofundar os seus conhecimentos, para isso você pode ler: Como fazer meu site vender mais? Como Implementar o seu marketing de conteúdo e O que é CTA?
Funil de vendas: conheça cada uma das etapas que compõe essa estratégia de marketing e vendas
Toni Campos
Toni Campos
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Categoria(s)
Marketing
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