Erros no Instagram: conheça quais são e não cometa em sua empresa

Certamente, o que sua empresa não quer é cometer erros no Instagram, pois se isso acontecer, toda sua estratégia de marketing digital pode ser colocada em risco. 

E como tempo e reconhecimento da marca no instagram são preciosos, e nenhuma empresa deseja errar. Nosso objetivo nesse post é te ensinar como agir para não ter prejuízos.

Aproveite a leitura!

Por que é importante estar presente sem erros no Instagram?

Estar no instagram é ter acesso a uma vitrine de mais de 2 bilhões de contas ativas no mundo, e sendo o Brasil o terceiro país com maior número de usuários no mundo.

Importância de estar sem erros no instagram

Sendo, aproximadamente 110 milhões de pessoas disponíveis com audiência a bons conteúdos. E com certeza, a sua persona, seu “cliente sonho” faz parte destes usuários.

E para alcançá-los de maneira efetiva é preciso compreender qual estratégia de inbound marketing para rede social deve ser aplicada. Para não realizar uma gafe que gera mídia voluntária negativa por erros no instagram.

5 gafes de grandes marcas e influencers com erros no Instagram

#1 erros no instagram: Campanha da Bombril “Mulheres que brilham”

A marca de esponja de aço Bombril, em 2012 lançou uma campanha chamada “Mulheres que brilham”, patrocinando um quadro de cantoras no programa Raul Gil exibido aos sábados no SBT.

Erros no instagram campanha mulheres que brilham

E o banner da campanha era o rosto de uma mulher com cabelo crespo com o logo da empresa no cabelo crespo.

 A resposta de usuários nas redes sociais e no Instagram foi intensa e negativa para a empresa. Além da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, que solicitou ao CONAR(Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) a suspensão da veiculação da peça. 

E foi suspensa pois caracterizava discriminação racial, pois a marca com esta arte comuunicou que o cabelo crespo é como esponja de aço.Mesmo mediante esclarecimentos da marca, a campanha foi suspensa.

#2 erros no instagram: Campanha Novalfem da farmacêutica Sanofi

A campanha do medicamento Novalfem para cólicas com o tema “Mulheres #SemMimimi”, remetia as dores de cólicas menstruais com a palavra “mimimi” que é sinônimo de reclamação sem motivo.

erros no instagram campanha "sem mimimi"

Sendo que o motivo das cólicas pode se dar por SOP (síndrome do ovário policístico) ou por endometriose, que são doenças. Gerou repúdio do público feminino com a marca e mesmo com retratação, não foi possível recuperar.

erros no instagram campanha sem mimimi texto

As estratégias de marketing digital tem que ser pensadas e adequadas a persona, não adianta ter uma ideia boa se esta não reflete empatia com as dores do público. Se deseja comunicar com excelência em suas redes sociais, conte com a agência Cia Web Sites.

#3 erros no instagram : Campanha da Adidas na Copa 2014 no Brasil

No período da Copa no Brasil a Adidas produziu uma série de camisas com o país que estava sediando os jogos. Porém uma das camisas ficou ambígua na hora da tradução. 

Erros no instagram de grandes empresas

A tradução da frase “lookin to score” poderia ser “procurando por gols” ou remetendo uma gíria “pegar garotas”. E muitas foram as reclamações, até que suspendeu as vendas.

E o público se manifestou de forma pontual contra este tipo de comunicação.

 

#4 erros no instagram: Campanha da Tim com Luciano Huck 

Luciano Huck era personagem da campanha da TIM 10 milhões de seguidores, e fora da campanha postou um print da tela do smartphone que deixava ver que sua operadora era a Vivo.

E todos no instagram comentaram sobre a foto do Huck e sobre esta situação.Não basta investir em uma estratégia, sem que esta não seja afirmada fora da campanha.

Os embaixadores da marca precisam comunicar sobre esta, seus valores, dentro e fora das campanhas.

 

#5 erros no instagram: Campanha da Marisa “Dia das mães”

O dia das mães foi próximo ao período do depoimento do ex-presidente, Luiz Inácio Lula. E em uma das perguntas do Sérgio Moro, Lula se referiu que era para perguntar a dona Marisa, sua esposa que já era falecida.

Erros no instagram: Campanha a culpa não é da marisa

A Marisa, loja de roupas femininas, quis aproveitar o conteúdo noticioso e utilizou um jargão: “Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”.

Erros no instagram campanha marisa

E o que era pra ser cômico, não foi recebido assim, pois se tratava de uma ex-primeira dama já falecida. E enquanto alguns riram, várias pessoas se posicionaram no instagram, em outras redes como twitter.

Os erros no Instagram cometidos por perfis de empresas mais

comuns e que devem ser evitados

Perfil pessoal

E é mais comum do que se pensar, criar uma conta para empresa no perfil de usuário no instagram, e não mudar para a configuração comercial.

Usar perfil pessoal e não profissional é um erro porque não recebe relatórios, insights do público e assim prejudica o conhecimento da interação do público com o perfil.

Além de impedir o conhecimento da taxa de engajamento e impossibilitando de acompanhar o crescimento. Para entender melhor sobre taxa de engajamento leia este artigo rico.

A Bio precisa comunicar a essência da sua marca de forma objetiva e também deixar os links importantes para o site, whatsapp e para as demais redes de atendimento mais eficientes.

Postar aleatoriamente

Postar sem planejamento, sem pensar nas estratégias e recursos ideais resulta em um feed sem identidade e desordenado.

O que remete uma imagem ruim à marca seja empresa, produto ou influenciador. É fundamental criar um planejamento com boas estratégias para engajar os seguidores e ganhar mais seguidores.

Falta de harmonia no feed

O feed é a parte estática do perfil e é muito importante que esta seja feita com atenção e harmonia.

Artes aleatórias, sem estratégias e sem identidade prejudica a experiência do usuário.

Horários errados

Sem observar os melhores horários de engajamento do público e tipos de publicação. 

A exposição das postagens pode não ser exibida para o público porque o prazo de vida útil das postagens é curto.

Não enriquecer os formatos

O instagram permite postagens de fotos, mas estas podem ser organizadas com montagens, fotos e conteúdo em formato de carrossel, foto com música. 

A criatividade e conteúdos interessantes à sua persona oferecem uma experiência mais rica ao público.

Não investir em vídeos no reels

Tanto no feed, através dos reels quanto no stories, os vídeos são um dos formatos mais queridinhos.

Os vídeos no reels são exibidos a pessoas que não seguem seu perfil, ampliando assim a oportunidade de ganhar seguidores e expandir o perfil.

Ignorar as mensagens do público ou demorar em responder

Muitas empresas não se importam em responder as mensagens no Direct e também não prestam atenção nos comentários.

Sendo estas excelentes oportunidades para ampliar a interação com o público e  muitas vezes, sendo dúvidas que levam o cliente à compra.

Stories sem interação

Os stories são uma excelente ferramenta para criar interação com o público através de enquetes, caixinha de perguntas, testes de escolha do público entre duas opções.

É possível criar diversas opções de interação com o público e conquistar engajamento do público e expansão do perfil.

Utilizar hashtag sem estratégias

As hashtags são excelentes ferramentas para ser localizado por novos usuários, e que buscam respostas por este símbolo. Mas, se usar de modo errado vai atrair um público que não tem interesse em seu nicho e perderá oportunidade.

Não use errado para ampliar autoridade da sua marca pois, os algoritmos do instagram podem te punir por hashtag indevidas e não mais exibir sua chamada com este símbolo.

Comprar seguidores no Instagram

Comprar seguidores no instagram infla o perfil de uma vez, porém de um público que não é qualificado e que muitas vezes não realiza nenhuma interação com o perfil.

Além de não permanecer em seu perfil porque as pessoas começam a rejeitar e sair do perfil. Ou não se envolvem com nenhuma publicação, o que resulta em postagens sem engajamento e o algoritmo do instagram identifica e diminui as exposições.

Postagens tendenciosas

É um grande erro, realizar postagens com críticas e piadas de temas relacionados a política, religião, sexo, raça, gênero, estereótipos, futebol etc.

Outro equívoco é investir em temas apelativos de cunho sexual se este não for o seu segmento.

É uma falha seguir por este caminho porque abordar estes temas de forma crítica podem soar como preconceito, discriminação, bulling e perseguição a grupos de minoria e as consequências podem ser reações intensas de ativistas.

Estratégias de Marketing efetivas para evitar erros no Instagram

As dicas são de ouro e valorizam o perfil da sua empresa e até mesmo perfis pessoais para não cometer erros no instagram. 

Antes, realizando o branding ou rebranding da sua marca através de estratégias de marketing para redes sociais, e vamos lá as dicas!

#Dica 1: Utilize o perfil profissional

Através dele é possível acompanhar as métricas e traçar um planejamento de acordo com análise do próprio perfil.

Verificando as postagens que mais trouxeram engajamento. Pois, um bom perfil precisa criar e crescer o engajamento de seu público.

Perfil profissional

#Dica 2: Faça um bom planejamento

É fundamental ter um bom planejamento e frequência de postagens, em cada ferramenta do Instagram. Tanto no feed, quanto stories e reels.

 

#Dica 3: Cuide bem do seu feed

O feed comunica a identidade da sua marca e também a organização das informações.

Tenha frequência nas postagens, não precisam ser diárias mas é importante que haja continuidade.

Veja que lindo o feed dos clientes da Cia Web Sites!

Feed instagram cliente cia web sites
Feed do cliente Beagá embalagem
Feed cliente da cia web sites
Feed do cliente Decorar com Flores
feed cliente da cia web sites
Feed cliente Lavô tá novo

 #Dica 4: Atraia seguidores reais

Os seguidores reais engajam com suas publicações, compartilham, comentam e salvam o que gera autoridade e notoriedade à sua marca.

Invista em adquirir seguidores reais através de bons conteúdos ricos e adaptados para este rede. Deste modo, os seguidores adquiridos terão admiração real por sua marca, valores e princípios compartilhados. Mantendo-se engajados e auxiliando no crescimento do seu perfil.

#Dica 5: Crie oportunidades de interação com seu público

Crie stories com caixinha para os usuários perguntarem, teste de escolha entre A ou B, enquetes.

Informe o seu público com temas que geram comentários, postagens informativas que sejam interessantes para serem salvas. A informação de forma dinâmica é atraente e engaja.

contador de palavras
Ferramenta de contador de palavras da CIA
Materiais ricos

#Dica 6: Dê atenção ao seu público

Responda aos comentários e as reações, e também as mensagens no direct porque assim os seguidores terão uma experiência completa e positiva.

E cada seguidor satisfeito pode ser um embaixador da marca dentro da rede social e em outras, além de outros meios de comunicação como em sua rede de relacionamentos.

 

#Dica 7: Utilize músicas Top Tred

O uso de músicas populares no momento como background no seu reels auxiliam que mais pessoas sejam atraídas a conhecer seu perfil. 

E desta forma, os algoritmos irão exibir o reels para todos interessados na música e no conteúdo também.

#Dica 8: Cuidado com as campanhas cômicas

Todo brasileiro aprecia o bom senso de humor, mas é muito importante que as piadas sejam politicamente corretas, sem afetar nenhum segmento.

Pois, se o senso de humor afetar algum segmento, pleitear disputas em redes sociais  podem ser extremamente prejudiciais à sua marca. 

#Dica 9: Utilize conceitos inclusivos 

As ideias criativas que usam temas abrangentes como família, amizade, paz, bem estar e desenvolvimento sempre criam inclusão e empatia com o público.

Seja com empatia de admiração ou repulsa, como por exemplo o repúdio por ácaros no sofá ou a admiração e prazer de uma família feliz ao redor da mesa. 

Homenagens ao dia dos pais

Concluindo

Os erros no instagram podem prejudicar a imagem da sua empresa e impedir o crescimento da marca. Deseja ter seguidores interessados no instagram da sua empresa?

Busque organizar sua equipe de marketing e realize reuniões para que o brainstorm sensacional de um profissional passe pelo filtro da equipe e seja realmente uma estratégia que trará bons resultados.

Se preferir contar com uma equipe profissional, com ferramentas e experiência de mercado, conte com os especialistas Cia Web Sites.

E tenha resultados comprovados em pouco tempo!

Clientes Cia web sites satisfeitos
Clientes satisfeitos
Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
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