Taxa de engajamento no instagram: como calcular e melhorar
Atualmente, as redes sociais deixaram de ter a conotação exclusivamente pessoal e tem se tornado uma vitrine para as marcas.
Em especial, o Instagram que é uma rede de fotos e vídeos curtos, e tem oferecido grandes resultados em crescimento de vendas e também institucional. Mas, como medir estes resultados?
Sendo que, mensurar os resultados é um dos maiores benefícios do marketing digital, somente ter seguidores não é o suficiente.
Neste conteúdo, é possível compreender com mais profundidade o que é, como calcular a taxa de engajamento no instagram e também estratégias para melhor se relacionar com o público do seu negócio, aproveite a leitura!
O que é o engajamento no Instagram?
Engajamento no instagram são as interações de um perfil com outro, podendo ser com sua marca, através das postagens que oferecem boas experiências aos seguidores.
E o consumidor se relaciona com a marca, influenciadores digitais ou ainda com outros perfis de consumidores.E este engajamento se dá através de:
- seguir o perfil;
- curtir postagens no feed ou no reels;
- Reagir aos stories;
- com comentários;
- compartilhamentos;
- menções;
- salvar postagens;
- clicar em algum link;
- enviar mensagem no Direct.
E estas interações chamadas de engajamento não são apenas para inflar o ego, e sim para construir autoridade no ambiente digital que é uma enorme fatia de mercado.
E fazem parte das estratégias de SMO- Social Media Optimization que é otimização das redes sociais para engajar de forma orgância ao público.
Experiência do usuário
Para cada tipo de reação do usuário no instagram, como as citadas acima é possível calcular uma taxa diferente de engajamento.
E antes de entender as taxas, é preciso compreender que o start do usuário em se envolver com a marca depende da sua experiência com a mesma. E por isso é importante o instagram para empresas conhecer como conseguir seguidores e engajá-los.
O que alerta os profissionais de mídia social ou o gestor da empresa em se preocupar com os conteúdos que compartilha, pois o consumidor tem voz para expressar seu apoio e também insatisfação.
E para conhecer o seu público é essencial monitorar e acompanhar as taxas de cada índice de engajamento para realizar um bom planejamento, fundamentado em dados reais.
Qual é a importância do engajamento no Instagram?
O Instagram atualmente detém 66 milhões de usuários no Brasil, sendo o segundo colocado no ranking de países com maior número de usuários ativos, de acordo com Exame.
E para os negócios, é essencial esse engajamento para conhecer a opinião do público e direcionar as próximas ações. Além, da oportunidade de novos seguidores conhecerem a marca e consumir através de comentários voluntários de usuários, que é a mídia espontânea.
Deste modo, tornando o consumidor em um embaixador da marca simplesmente por satisfação com a experiência! E este relacionamento engajado pode se dar através de comentários, compartilhamentos, curtidas ou ainda por salvar conteúdos.
O que representa um público enorme concentrado em um mesmo espaço, representando inúmeras oportunidades como as citadas abaixo.
Fortalecimento da marca
Através da métrica, é possível avaliar a reação do público diante da presença e posicionamento da marca em assuntos atuais e até mesmo nos valores institucionais através de causas apoiadas.
Além, do crescimento de consumidores da marca alcançados pelas postagens.
E deste modo, beneficiando a empresa na construção de sua imagem, engajando com comentários e compartilhamentos na rede social.
Crescimento de vendas
Quanto maior a visibilidade, curtidas e comentários nas postagens da sua marca, maior o crescimento de vendas. E as métricas comprovam estes dados e orientam os tipos de postagens se deve investir.
Pois, quanto maior exposição com endossamento de usuários verdadeiros, maior o poder de argumento de venda e credibilidade do público.
Aumento da Conversão
Com a satisfação e permanência do usuário no perfil da sua marca, aumenta a oportunidade de deixar o contato. E não só isso, mas o desenvolvimento deste na jornada, chegando até a base do funil de conversão.
Deste modo, se convertendo em um consumidor da marca por engajamento com os valores e posicionamentos feitos. Despertando pertencimento e gerando fidelidade.
Intensificação do tráfego nos outros canais
Através do engajamento, os clientes querem se comunicar com a marca e se manter atualizados com suas postagens, produtos e serviços.
Além, do desejo de consumir os conteúdos que esta compartilha como blog, site, twitter, facebook, telegram e até mesmo,catálogo no whatsapp dentre outros.
Sendo uma excelente ferramenta para as ações do Inbound Marketing para ampliar a base de dados e desenvolver o funil de vendas.
Crescimento de seguidores de forma orgânica
O algoritmo quando percebe que uma marca promove melhor experiência em algum post específico ou em vários, este aumenta a exposição do mesmo.
Deste modo, promovendo um crescimento natural de seguidores, o que é saudável e permanente.E de acordo com Meio e Mensagem, as marcas têm crescido mais do que influenciadores na rede instagram.
Intensificação do Relacionamento com o público
O principal benefício do engajamento é a intensificação dos laços relacionais, tornando o cliente como um amigo que faz parte de um silos.
E assim, tornando a marca um item participante do estilo de vida do usuário. A exemplo vemos a empresa de tecnologia Apple, que sempre está próxima de seus consumidores, que comunica um estilo de vida e cria sentimentos e fidelidade dos consumidores.
Como calcular a taxa de engajamento no Instagram?
Primeiramente, é importante criar ou migrar para um perfil profissional. Porque este oferece vários recursos para mensuração da taxa de engajamento no instagram.
Segue abaixo, as principais métricas que precisam ser avaliadas para calcular a taxa de engajamento.
Taxa de engajamento no instagram por número de seguidores
Esse monitoramento é importante para mensurar o número de seguidores e as ações que geram maior crescimento ou perdas.
Além de mensurar se há baixo engajamento dos seguidores do seu negócio, assim talvez redirecionando novas ações mais assertivas para outro público ou comunicando de forma diferente para este mesmo público.
A taxa de engajamento no instagram por seguidores é o resultado das curtidas, somado a quantidade de comentários, mais posts salvos, adicionado também as menções. Dividido pelo número de seguidores e multiplicado por 100.
Fórmula:
Taxa de engajamento no instagram por alcance
Essa taxa de engajamento avalia a exposição do conteúdo visualizado pelo público.
Permitindo verificar e buscar compreender até mesmo a exposição do algoritmo em relação a padrões de postagens ou posts específicos.
Esta taxa é medida pelo resultado das curtidas, somadas aos comentários e divida pelo alcance.
Fórmula:
Taxa de engajamento no instagram pelo perfil
Essa métrica é essencial para avaliar o engajamento total em todo o perfil.
Deste modo, analisando se a presença no instagram está criando boas experiências ao usuário ou apontando para necessidade de novas estratégias.
Esta taxa é medida pelo resultado das curtidas, somado a quantidade de comentários e salvos. Após, divide pelo número de publicações.
Fórmula:
Taxa de crescimento do engajamento
Esse cálculo é feito por comparação de períodos anteriores, sendo uma métrica excelente para verificar crescimento, decréscimo e orientando as ações do marketing de conteúdo.
Pode ser feita em relatórios mensais ou em acompanhamentos trimestrais e semestrais.
Fórmula:
Como saber se minha taxa de engajamento no instagram é boa?
Agora que já sabe calcular as taxas de engajamento é preciso saber avaliar as métricas.
E como é variável o número de seguidores, frequência de postagens e nichos, para realizar esta ação, o ideal é comparar com algum concorrente de mesmo segmento e número de seguidores próximos.
De acordo com esta pesquisado da Hype Auditor, as taxas médias de engajamento proporcionais a quantidade de seguidores é:
- 5,6% para contas entre 1k a 5k seguidores;
- 2,43% para contas entre 5k a 20k seguidores;
- 2,15% para contas entre 20k a 100k seguidores;
- 2,05% para contas entre 100k e 1M de seguidores;
- 1,97% para contas com mais de 1M de seguidores.
Este gráfico da Rival IQ abaixo, mostra a taxa média de engajamento por setor de negócios.
E o gráfico da pesquisa “engajamento no instagram”afirma que por segmentos a média é:
- Empresas do segmento de álcool a taxa de engajamento no instagram é 1,17%;
- Empresas do segmento de moda a taxa de engajamento no instagram é 0,51%;
- Empresas do segmento de Serviços financeiros a taxa de engajamento é 0,85%;
- Empresas do segmento alimentício a taxa de engajamento é 1,06%;
- Empresas do segmento saúde e beleza a taxa de engajamento é 0,51%;
- Empresas do segmento de Ensino Superior a taxa de engajamento é 3,19%;
- Empresas do segmento de casa e decoração a taxa de engajamento é 0,70%;
- Empresas do segmento de hotéis e resorts a taxa de engajamento é 1,01%;
- Influenciadores digitais a taxa de engajamento no instagram é 1,42%;
- Mídia Social a taxa de engajamento no instagram é 0,82%;
- ONGs a taxa de engajamento no instagram é 1,41%;
- Empresas do segmento de varejo a taxa de engajamento é 0,60%;
- Times esportivos a taxa de engajamento no instagram é 1,79%;
- Empresas do segmento de tecnologia e softwares a taxa de engajamento é 1,0%;
- No segmento industrial a taxa de engajamento no instagram é de 0,98%.
Dicas para melhorar a taxa de engajamento no Instagram
Percebendo a importância de engajar o público no instagram, segue a seleção de algumas dicas para auxiliar a sua marca nesta rede.
Lembrando que conseguir seguidores de forma orgânica é sempre a melhor opção, porque outros métodos podem ser punidos pelos algoritmos ou gerar enormes taxas de rejeição.
Aprenda como aumentar o número de seguidores no Instagram neste conteúdo rico.
Defina e estude bem sua persona
É essencial definir a persona para entender suas dores, valores e anseios. Deste modo, permitindo maior empatia com o público e criando gatilhos perfeitos para converter.
Assim, conhecendo quais as regiões, idade, escolaridade, perfil social e ajustando as melhores estratégias para atrair o público tanto com as imagens, vídeos e texto combinados com o estilo de vida da persona.
Estes dados, são gráficos disponibilizados pelo perfil profissional no instagram, são exemplos das informações de localização, idade de seguidores, direcionando as futuras estratégias.
Essa imagem demonstra que após conhecer a persona, a comunicação utilizou memes reconhecidos por nossa persona, a comunicação mais leve e divertida, formatos em carrossel com informações e algumas celebrações do time Cia.
Frequência de postagens
A consistência nas postagens é uma boa estratégia para manter o público engajado, pois sempre terá novidades no feed, story ou reels.
Sendo ideal postar entre 4 a 8 story por dia, conforme o gráfico da pesquisa da Socialinsider data.
Monitorando os horários de maior interação, e investindo em agendar ou realizar a postagem nos melhores intervalos.
Se não possui muito tempo, conheça nosso post “Como aumentar seu engajamento no Instagram com 1 hora por semana”. Ou contrate uma boa agência de marketing, como a Cia Web Sites para gerenciar a sua conta.
Crie chamadas interativas
É uma excelente estratégia criar storys com perguntas, links, enquetes ou ainda caixa de perguntas.
E também postar no feed conteúdos que provocam interação como respostas nos comentários, direcionando cliques no link da bio.
Esta imagem, ilustra postagens convidando o seguidor a arrastar o carrossel e ter informações, sorteios, links para webinars, dentre outras estratégias que a equipe profissional da Cia desenvolve. Se inspire e faça ou contrate esta equipe profissional para cuidar das suas redes sociais.
Invista em formatos diferentes
De acordo com pesquisas da Sproutsocial, o formato mais consumido de conteúdo são os carrosséis, o que representa maior chance de engajamento investir neste formato.
Já as contas com os perfis de até 5k seguidores o segundo formato mais consumido são as imagens, enquanto perfis com mais de 100 k de seguidores consomem mais vídeos.
Inside de retorno positivo de postagens em carrossel na conta da Cia Web Sites.
Monitore e analise os resultados
É fundamental monitorar e acompanhar as métricas. Através destas, é possível identificar oportunidades e ajustar o planejamento estratégico do Instagram.
Deste modo, as informações se tornam dados que norteiam as melhores ações. E após, cada implementação é muito importante para continuar monitorando e analisando os resultados.
E agora?
Agora é só iniciar o cálculo das taxas de engajamento que foram explicadas neste conteúdo e armazenar os resultados, aplicar as mudanças ou reforçar as ações conforme as dicas. E tenha o crescimento do engajamento do seu negócio nas redes sociais.
Se ainda se sente inseguro, sem ferramentas e experiência para realizar estas ações, conte com nosso time de especialistas!
A Cia Web Sites atua neste segmento há 10 anos, com experiência em vários segmentos diferentes e excelentes resultados em todos.
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