Marketing Conversacional: O que é e como é utilizado
O marketing conversacional é completamente voltado para aprimorar os laços com o consumidor. Um estudo da Cornell University indicou que o ser humano toma, diariamente, 35.000 decisões e 95% delas automáticas.
Vale lembrar que os principais fatores que motivam nossas decisões são experiências e emoções. É por este motivo que manter uma alimentação balanceada é tão difícil — e às vezes parece impossível — para nós.
Com o foco em desenvolver hábitos e emoções positivas no consumidor, esta estratégia explora estes aspectos comportamentais. Entenda melhor o que é marketing conversacional, e como ele pode fazer toda a diferença!
O que é marketing conversacional?
O conjunto de estratégias que envolvam interação direta com o público é denominado marketing conversacional. Como o nome remete, a proposta é “conversar” diretamente com o consumidor.
Com a aplicação de copywriting e a ajuda de ferramentas para a manutenção deste relacionamento, a estratégia é ainda mais simples. Desta forma, o principal foco é oferecer ao público uma experiência incomparável, e um vínculo com a instituição.
Por que então, o vínculo é tão importante para o marketing? Além disso, qual seria a importância de oferecer ao usuário um contato tão intenso? Uma pesquisa da Salesforce, feita com 6700 consumidores e outra da PwC comprova o resultado que esperamos:
- 76% dos entrevistados esperavam que a empresa já entendesse suas necessidades;
- Dentre os consumidores, a taxa de 51% avaliou que as empresas não ofereceram a experiência esperada por eles;
- Quase a metade dos entrevistados afirmaram que abandonariam uma empresa que amam se não obtivessem a experiência satisfatória.
- Em troca de receber a experiência que esperam, os entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar 16% mais.
Assim sabendo da importância de proporcionar uma experiência incomparável ao usuário, como saber o que ele espera? Se você respondeu “conversando” entendeu o conceito de marketing conversacional!
Por que criar um fluxo de marketing conversacional?
Na estratégia de marketing digital, o cliente nem sempre tem a satisfação que esperava com a marca. Com o ambiente web, o distanciamento físico entre profissionais e compradores se tornou algo comum, mas que, muitas vezes, diminui a fidelização.
O perfil do consumidor se tornou também mais exigente, tendo em vista que para trocar de loja, por exemplo, basta mudar a aba no navegador. Quem não se diferencia fica para trás.
A grande problemática se tornou dar atenção a estes usuários. É impossível ter atendentes disponíveis por 24h para esclarecer dúvidas e atender necessidades. Por isso, desenvolver um fluxo de marketing conversacional a partir de ferramentas automáticas promove:
- Um atendimento mais personalizado: ao realizar uma compra, um cliente que recebe uma mensagem de agradecimento pode se sentir motivado para realizar as próximas. Comprar e não ser lembrado pode fazer com que ele se esqueça da marca.
- Menor espera: se um cliente precisar de atendimento, a estratégia de marketing conversacional pode auxiliá-lo na espera. Com uma resposta automática, não é necessário aguardar horas pela resposta inicial.
- Contato: conhecer o cliente é uma excelente maneira de escalar sua experiência. Sendo assim, valorize as informações que obtiver, e invista em entendê-lo para traçar suas estratégias.
- Volume: a partir de uma boa estratégia de marketing conversacional é possível atender um alto volume de pessoas ao mesmo tempo.
- Manutenção da popularidade da marca: personalizar sua comunicação pode transformar a forma como a marca é vista pelo mercado. Vale a pena explorar melhor sua persona e se comunicar de acordo!
Como criar uma estratégia de marketing conversacional?
Primeiramente, os processos feitos para ampliar a fidelização e vínculo com o consumidor são otimizados com as ferramentas de automatização. A partir delas, portanto, é possível gerir, de forma personalizada, o contato inicial com o cliente. Algumas delas são:
- WhatsApp Business: com mais de 120 milhões de brasileiros, o WhatsApp é um meio de comunicação confortável para a maioria dos usuários. Com o WhatsApp Business, é possível controlar mensagens iniciais, indicando o horário de atendimento e melhorando a agilidade para a resposta.
- E-mail marketing: algumas ferramentas possibilitam a utilização do e-mail marketing como uma forma de contato com o cliente. Assim, é possível melhorar o atendimento e a pós-venda, facilitando a fidelização. Aqui vale a pena explorar conceitos de Inbound Marketing e melhorar suas vendas!
- Chatbot: atendimento automático, coleta de informações do usuário e respostas programadas! O chatbot é uma parte do marketing conversacional que interage com o público de forma programada, mas muito eficaz.
Depois de um contato mais ágil com respostas automáticas, é interessante incluir em sua estratégia o contato com um profissional. Isso, porque com a coleta inicial das informações a partir das ferramentas, no próximo passo o atendente já possui dados sobre o comprador.
Assim, a necessidade é atendida de forma rápida, e o consumidor tem seu vínculo fortalecido com a instituição. Sair satisfeito após ter resolvido um problema rapidamente é uma experiência que desenvolve hábitos de fidelização no usuário.
Humanizando o contato
Como todo especialista em comportamento ama mencionar, “somos seres sociáveis”, e o fator atendimento é um grande diferencial para as empresas. Garantindo, assim, uma experiência inicial agradável, o marketing conversacional favorece a resposta automática e emocional de fidelização no público.
Como no exemplo da dieta, comer determinados alimentos nos promove boas sensações, e o hábito nos motiva a permanecer nos alimentando mal.
Se mesmo contra nossa vontade este comportamento é tão persistente, para o público adequado que precisa de um produto ou serviço ele é decisivo. É por isso que a tendência de humanização que notamos nas empresas promove tanto crescimento.
Contribuindo para um relacionamento mais humano, as estratégias de marketing conversacional promovem, comprovadamente, um maior engajamento. O consumidor web já não considera somente uma compra, mas uma experiência de relacionamento!
Por isso, além de promover e atrair, se tornou necessário expandir os vínculos e mantê-los, promovendo boas experiências. Aproveite a oportunidade de conhecer melhor o seu público, e inicie hoje mesmo uma estratégia de marketing conversacional!