A importância do blog no Inbound Marketing
Blog, em uma tradução livre, significa “diário online” e pode ser definido como página da internet em que são publicados diversos conteúdos sobre um tema específico ou geral, que podem ser textos, imagens, animações, infográficos, músicas ou vídeos.
Por serem páginas que oferecem ferramentas fáceis de serem utilizadas, os blogs, que podem ser individuais ou coletivos, têm feito sucesso no mundo da web, principalmente pela interação que eles proporcionam com os leitores.
Agora vale pensar: o que os blogs têm a ver com Inbound Marketing? E nós te respondemos: TUDO! Afinal, toda estratégia precisa ter um centro para funcionar não é mesmo?
Se tratando de Inbound Marketing, o centro dessa estratégia são os blogs, pois eles integram site, mídias sociais, publicidade online, e-mail marketing e técnicas de SEO do Google, entre outras ferramentas em um lugar só.
O Inbound une marketing e tecnologia a fim de fazer a gestão integrada de todos os canais digitais de uma marca/negócio e são os blogs que irão fortalecer a estratégia Inbound, consolidando a presença da marca, além de aumentarem consideravelmente o tráfego e a geração de leads do negócio.
Neste post vamos esclarecer quais são as vantagens da criação de um blog dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente se você quer usar o Inbound Marketing para aumentar o alcance do seu negócio. Vamos lá?
Pra começar: o que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de ações, ideias e estratégias que visam atrair o consumidor ideal (audiência específica e pré-determinada) por meio de conteúdo relevante e útil. Esses conteúdos devem ter por objetivo resolver os problemas e necessidades reais desse público, por isso mesmo, é fundamental conhecer o tipo exato do público que você quer atingir.
Ao contrário do marketing tradicional (outbound), o inbound não trabalha com interrupções, mas com a permissão do usuário, que autoriza que a empresa entre em contato com ele por diversos canais digitais, a partir do momento que ele oferece os dados para a mesma, e em troca, a empresa entrega conteúdos valiosos para o usuário.
Nesse tipo de trabalho, o objetivo é fazer com que a empresa se torne uma verdadeira referência no seu nicho de atuação e assim conquiste credibilidade para alcançar um grande número de pessoas, aumentando a chance de conseguir potenciais clientes.
A palavra-chave do Inbound Marketing é relacionamento, ou seja, a construção do relacionamento com o público-alvo é fundamental para que no futuro essas pessoas se transformem em clientes.
Vantagens de criar um blog para o seu negócio: entenda importância do blog no Inbound Marketing
Como já explicamos, o blog é o centro do Inbound Marketing, pois é nele que estará reunido todo o conteúdo produzido pela empresa, como textos, vídeos, infográficos e imagens, etc. Quando você investe em um blog, todo o seu conteúdo terá um objetivo e tudo estará interligado a fim de contribuir para o sucesso da sua empresa.
Em um primeiro momento, a estratégia pode ser a geração de tráfego então, o foco será a criação de posts simples e diretos aliados a infográficos que irão trabalhar para a conversão no topo de funil, já no meio do funil a intenção é manter os leads interessados, então os conteúdos entregues poderiam ser posts mais extensos aliados a vídeos.
Por fim, no fundo do funil o objetivo é a geração de leads qualificados então os conteúdos poderiam ser ainda mais completos aliados a espaços que permitam a troca de informações, como por exemplo webinars para os usuários tirarem dúvidas.
Enfim, esse assunto de funil de vendas e seus estágios ficam para um próximo post. Mas você percebeu que todas as ações do inbound marketing acontecem dentro do blog? Incrível a capacidade dessa ferramenta, né? Mas não para por aí… ainda temos outras vantagens dessa ferramenta para te contar!
O blog faz com que os clientes venham até você
Isso mesmo! No Inbound, ter um blog com excelência em conteúdo de qualidade para oferecer, faz com que a empresa seja respeitada e considerada uma referência no mercado, portanto, naturalmente seu público virá até você. Pelo fato de ter uma relação direta e verdadeira com o cliente, a empresa referência oferece conteúdo valioso em troca de informações.
Durante esse processo, a empresa se torna “amiga” do cliente e consegue muito mais conversões em vendas, além de ter um custo muito menor na captação dos clientes.
Um blog aumenta o alcance da sua marca
Não há como negar, ao ter um blog, as chances da sua marca ser conhecida por mais pessoas são muito maiores! Afinal, do que adianta ter um site bom se ninguém nunca ouviu falar dele ou da sua empresa?
Por meio do blog, você poderá criar conteúdos incríveis, únicos e inesquecíveis que realmente façam a diferença na vida dos seus leitores e consequentemente, esses terão mais chances de serem compartilhados entre os círculos de relações dos leitores e aí, o céu é o limite. Quanto mais compartilhamentos, mais comentários e mais curtidas, mais chances de atrair clientes pra você ?
Aumente sua base de dados
Só o fato de oferecer conteúdos inesquecíveis, certamente, fará com que as pessoas voltem sempre ao seu blog e passem a confiar cada vez mais na sua empresa. Ao ter os dados das pessoas você poderá deixar elas sempre informadas sobre o que passa na sua empresa, despertando cada vez mais o interesse pelos seus produtos e serviços. Com mais leads, consequentemente, as vendas também aumentam!
Como trabalhar o blog nas diferentes etapas do funil:
Topo do funil: atração e conversão
O topo do funil consiste no momento em que a pessoa descobre a dor e precisa saná-la.. Para isso, ele utiliza os mecanismos de busca para buscar informação. Nesse momento, percebemos o quanto é importante aliar técnicas de SEO ao inbound marketing.
É um bom trabalho SEO que fará sua marca ser encontrada pelo usuário, e é um conteúdo rico e relevante que converterá seu visitante em lead.
Forneça conteúdos completos e valorosos que, de fato, entreguem o que seu visitante busca. Agregando valor ao usuário, sem cobrar por isso, fará com que um gatilho seja acionado: o da reciprocidade. Dessa forma, fica muito mais fácil estreitar o vínculo com seu possível lead, captando seu e-mail ou a forma preferida para manter contato com o mesmo.
Meio do funil: relacionamento
Nessa etapa seu visitante já se tornou um lead e, agora, precisa ser convertido a cliente. Para isso, você precisa investir em relacionamento para gerar confiança, nutrindo o lead e o conduzindo ao fundo do funil.
Abuse do uso de newsletter e e-mail para entregar conteúdo relevante e mostrar que sua empresa está disposta a solucionar as dores do cliente.
Fundo de funil: venda
Os leads que chegam ao fundo do funil já costumam estar mais próximos de concluir a compra e, por isso, você deve aproveitar a confiança que já foi construída entre vocês para dar o próximo passo. Nesse estágio, já possível fazer uma abordagem comercial.
Utilize todas as informações que você possui sobre cada lead para fazer uma abordagem específica e personalizada para cada um. Caso você use o lead tracking, essa abordagem se torna ainda mais assertiva.
Encante seu público com um blog perfeito e alavanque suas vendas
O que você tá esperando pra ter um blog do seu negócio? Acho que agora deu pra entender que nunca foi tão importante investir nessa ferramenta fantástica, não é mesmo?
Encante seu público com conteúdos inesquecíveis e extraordinários por meio de um blog perfeito que ofereça exatamente aquilo que seu cliente precisa, pois essa é a peça chave para fazer com que sua empresa seja um verdadeiro sucesso de vendas.
Se interessou pelo assunto? Continue acompanhando o blog que em breve teremos ainda mais novidades sobre o universo do marketing digital!
Até mais pessoal!