O fenômeno chamado Facebook – O que necessita saber
Atualmente o Facebook tem aproximadamente 2 bilhões de usuários, não deixando margem para dúvida que se trata da maior rede social de todos os tempos, e que tem um enorme potencial de segmentação para quem quer utilizar a mesma para anúncios.
Embora sejam poucas as pessoas que não estão inscritas nesta rede social, a verdade é que os números têm tendência a continuar a aumentar, muito em parte devido ao projeto internet.org do qual o Facebook faz orgulhosamente parte e que tem como principal objetivo levar a internet gratuitamente a milhões de pessoas em todo o mundo.
Se você tem um negócio (independentemente do tamanho do mesmo e da área de atuação) saiba que deve ter uma página de negócio bem configurada e personalizada de modo a conseguir anunciar no Facebook corretamente e com retorno.
Além disso, para tirar o melhor proveito desta rede social, é importante que tenha um bom planejamento e uma excelente definição da estratégia de conteúdos a utilizar, conseguindo desse modo chamar a atenção e aumentar de forma consistente a interação com o usuário.
Como planear uma estratégia de conteúdo que ajude a vender
Pois bem, todos sabemos que o conteúdo no Facebook é rei, e por isso quanto mais conteúdo de qualidade você apresentar para seus fãs, maior irá ser a interação. Deste modo, a maioria dos conteúdos (ou seja, mais de 90%) devem ser focados em seus fãs e não naquilo que você está tentando vender. Esta estratégia irá ajudá-lo a alcançar tráfego orgânico dentro do próprio Facebook, o que irá ajudar a que todos os posts comerciais que sejam realizados, tenham um maior alcance (principalmente quando promovidos através de publicidade paga). Tente sempre manter uma atitude informal e autêntica. Inspire quem lê aquilo que você escreve, informe, forme e ajude. Dessa forma, quem está do outro lado irá sentir-se muito mais próximo da sua marca, e consequentemente mais propício a comprar no futuro. Pense realmente no que é que os seus usuários necessitam, e arranje forma de colmatar essas necessidades nas redes sociais. Além disso, não invista só em textos e imagens… o vídeo tem cada vez mais potencial, por isso invista nesta vertente. Torne-se uma marca que valha a pena ser seguida. Contudo, lembre-se sempre que para conhecer bem os seus usuários, você tem de olhar para as estatísticas e providenciar análises constantes.Como aumentar o número de seguidores no Facebook?
Muitos empresários e empreendedores optam por tentar aumentar de forma considerável o seu número de seguidores investindo em publicidade paga. Contudo, é importante ter em mente que existem formas gratuitas de o fazer. Claro que ter desde logo em mente que não existe uma fórmula exata é meio caminho para se focar em várias estratégias que se usadas corretamente (e em muitos casos em simultâneo) podem ajudá-lo a aumentar consideravelmente a sua base de fãs. Leva o seu tempo, e tem de investir em conteúdo de qualidade, mas pode seguir as dicas que lhe deixamos de seguida.- Partilhe conteúdo de valor e que interesse genuinamente aos seus seguidores, pois apenas dessa forma os mesmos vão ter interesse em segui-lo e ler o que você tem para lhes dizer;
- Seja mais social e menos comercial (acredite que irá vender bem mais se não investir tudo em comunicação comercial);
- Coloque uma caixa de gostos diretamente no seu site (existem diversos plugins que realizam essa tarefa) e garanta que a mesma se encontra visível para o usuário fazer “like” na mesma;
- Envie, através da newsletter semanal ou mensal um link para o conteúdo que mais sucesso fez durante essa semana ou mês. Acredite que continuar a partilhá-lo só irá fazer com que o trafego continue constantemente a crescer.
- Não se esqueça de divulgar o link da sua página em meios offline (sim, leu bem, em meios offline). Pense em todo o material físico que pode utilizar: papeis em automóveis, flyers, faturas, sacos, merchandising, outdoors, mupis, autocolantes, cartões de visita…
- Convide os seus seguidores de outras redes sociais a tornarem-se fãs da sua página de negócios;
- Convide os seus amigos a tornarem-se fãs;
- Convide enquanto página, todos os usuários que de certa forma interagiram com o seu conteúdo, mas que ainda não têm o seu like na página;
- Promova passatempos, giveaways e eventos;
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