5 formas de engajar seu público através do Facebook
O Facebook é uma das principais redes sociais quando falamos em técnicas de Marketing Digital para instituições.
Com ele, é possível fazer a marca ser conhecida por um público maior, aumentando o alcance de resultados.
Mas não basta apenas estar presente, é necessário manter um ritmo de publicações e saber usar as melhores estratégias.
Tudo para que seja possível criar uma interação maior com o público, mostrando que a marca tem as melhores soluções para ele.
Neste artigo, o foco será explicar como as redes sociais são importantes, além das possíveis estratégias realizadas no Facebook.
Importância das redes sociais para os negócios
As redes sociais são aliadas das empresas em suas ações de marketing digital, principalmente para se conectar com os clientes.
Elas estão muito presentes na vida das pessoas, além disso o seu crescimento é contínuo, devido ao uso dos dispositivos móveis.
Dessa forma, pessoas e marcas têm um lugar especial para interagirem, o que traz muitas vantagens, como:
- Compartilhar a visão da empresa;
- Personalização da comunicação;
- Facilidade de segmentação;
- Aumento do número de vendas.
As redes sociais colaboram com o crescimento da marca, porque conseguem aumentar a visibilidade dela, por isso, se um serviço de usinagem em SP é mais visto nessas plataformas, ele consegue vender muito mais.
As vendas são uma consequência, uma vez que a marca consegue, também, estreitar suas relações com o público. Com isso, ela conhece melhor as particularidades de seus clientes.
Outro ponto positivo trazido por esses canais é o aumento do tráfego no site ou blog, por meio do compartilhamento de conteúdo.
Como o Facebook ajuda nas estratégias de Marketing Digital?
O Facebook é a rede social mais usada no Brasil e no mundo, e ele ajuda a promover as estratégias de Marketing Digital de muitas maneiras, como:
Divulgação da marca
O Facebook concentra todos os perfis de clientes, por isso, se uma fabricante de solda fria cria um perfil, seu público tomará conhecimento dela.
Vendas
Por meio da criação de anúncios direcionados, as marcas conseguem aumentar as vendas de qualquer produto ou serviço.
Engajamento
As publicações baseadas nas vontades do público despertam o interesse e aumentam o engajamento.
Dicas de estratégias
Não basta ter um perfil, é importante saber como usar essa plataforma e impactar o público-alvo do jeito certo.
Então, dentre as melhores estratégias estão:
1. Fazer perguntas
Convidar as pessoas para interagir com os conteúdos é a melhor maneira de aumentar o engajamento. Uma dica é preparar postagens questionadoras relacionadas aos produtos e serviços.
Por exemplo, uma fabricante de inversor de frequência pode perguntar quais são os motores que seus clientes costumam usar em seus equipamentos.
2. Promover concursos
Os concursos devem estar de acordo com a lei 5.768, mesmo assim, eles são ótimos para promover os negócios, ganhar visibilidade e aumentar o alcance.
Para isso, uma boa dica é sortear produtos de lançamentos, elegendo as frases ou respostas mais criativas.
3. Combinar imagens e outras formas de interação
Crie colagens de diferentes tipos de imagens e convide as pessoas para escolherem a preferida.
Isso também pode ser feito por meio das reações. Isso garante o engajamento e aumenta os pontos na hora de ranquear a rede.
4. Frequência das postagens
Empresas, como uma revenda de aspirador industrial, que façam duas postagens por dia tem um engajamento maior.
O ideal é realizar alguns testes para que a experiência do consumidor seja priorizada. Em algumas semanas é possível constatar qual frequência de postagens agrada seu público-alvo.
5. Conversar com o público
O engajamento não é uma via de mão única, por isso é importante responder os seguidores.
As marcas de maior sucesso estão sempre interagindo rapidamente com o público, independentemente de ser um elogio ou reclamação.
Isso cria uma relação de confiança e ainda ajuda nos processos em andamento no SAC. O ideal é contar com um profissional preparado para realizar essa tarefa.
Conclusão
As redes sociais são fundamentais para as empresas, pois por meio delas é possível estar sempre em contato com aquelas pessoas que realmente têm algum tipo de interesse no que é ofertado.
Por meio de ações simples como essas, a divulgação da marca é muito melhor, o que impacta positivamente no engajamento do público e número de vendas.