Como adaptar seu e-commerce em tempos de pandemia
A pandemia de Covid-19 transformou significativamente os e-commerces em todo o mundo. Alguns setores viram as vendas subirem vertiginosamente, enquanto outros sofreram uma queda brusca. É preciso se adaptar para manter os clientes e atrair as pessoas que estão experimentando as compras online pela primeira vez, forçadas pelo isolamento. Veja o que fazer nesses tempos difíceis.
Altere os conteúdos de sua marca
Ignorar completamente a pandemia pode prejudicar muito a imagem do seu e-commerce. As pessoas querem ver que as marcas estão preocupadas com a situação social. Então, pode ser o momento de deixar um pouco de lado os conteúdos exaltando os produtos e as promoções e focar em materiais que sejam de utilidade pública. Gerir bem o seu marketing durante o coronavírus pode ser um grande desafio, mas trará ótimos resultados.Tome cuidado com a logística
As restrições impostas pelos governos alteraram a logística de entregas. Além disso, mais pessoas estão comprando online, sobrecarregando as transportadoras. É importante ficar atento a isso e adaptar os seus prazos de entrega. Caso contrário, sua loja poderá ter a reputação afetada por não cumprir o que prometeu.Cuide da higiene
Tome todos os cuidados possíveis com a higienização dos seus produtos e embalagens e deixe isso bem claro para o consumidor. Ignorar esses processos pode afastar os clientes, que estão priorizando os cuidados para combater o vírus. A responsabilidade é essencial, já que um descuido da sua loja poderá custar vidas.Não abuse nos preços
Se a sua loja for de algum dos setores que teve um grande aumento nas vendas por conta da crise, como os de produtos de higiene e utilidades básicas, tome muito cuidado com os preços. Cobrar valores abusivos porque a demanda está alta em um momento de crise poderá queimar a reputação do e-commerce de um modo irreversível.Ofereça facilidades
Durante esse período de isolamento social, quatro milhões de pessoas compraram pela internet pela primeira vez. A tendência é que elas criem esse hábito e se transformem em clientes constantes de e-commerces. O economista Victor Oliveira, responsável pela seção de Finanças do REVIEWBOX, ressalta que essa expansão é um momento crucial para todos as lojas virtuais, então é o momento de oferecer facilidades aos clientes, buscando atrair o nicho dos novos usuários. Se possível, adicione formas de pagamento facilitadas e deixe o seu site mais intuitivo e fácil de navegar. Além disso, caso a situação financeira da sua loja virtual esteja favorável, colocar frete grátis pode ser um grande atrativo para quem nunca comprou pela internet. Outra maneira de atrair os compradores de primeira viagem é ter um sistema seguro. Para isso, utilize plataformas de pagamento confiáveis e ofereça garantias para o consumidor. Não se esqueça de manter um atendimento ao cliente funcionando de maneira efetiva. Quem compra online pela primeira vez pode ter muito mais dúvidas do que um cliente que está acostumado com isso. Então, é importante manter uma equipe qualificada para sanar todas as questões.
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