O que é Lead Tracking?
O Lead Tracking é uma funcionalidade de automações de marketing que permite monitorar cada ação que seu lead executa dentro do site desde o momento de sua conversão. Esse controle facilita muito a diferenciação de um lead quente de um lead mais frio. Facilitando a abordagem mais personalizada e assertiva.
Benefícios do Lead Tracking
São inúmeras as formas que você e seu marketing podem se beneficiar desses relatórios. Abaixo detalhamos alguns dos principais benefícios dessa ferramenta:
- Compreender o momento que está o lead
Através do Lead Tracking é possível identificar em qual nível está a relação de seu lead com seu negócio, quais artigos ele leu em seu site, quais produtos ele visitou, qual página ele passou mais tempo, etc.
- Melhor segmentação
Com todas essas informações, é possível separar com maior assertividade os leads mais quentes dos mais frios. Trazendo mais clareza na hora de entender se seu cliente está ou não no momento de compra.
- Abordagem de vendas mais específica
Entendendo o que seu lead tem buscado em seu site é mais fácil entender a dor do mesmo e sair na frente apresentando uma solução para o problema, utilizando os melhores gatilhos para o momento.
- Lead Scoring
Lead Scoring é uma pontuação atribuída ao seu lead com base na sua movimentação dentro do site. Essa pontuação pode ser configurada de acordo com seus objetivos e te ajuda a entender quão perto do momento de compra está seu lead.
Resumidamente, o lead score transforma uma informação de comportamento em algo quantitativo, mais fácil de metrificar e mais fácil de acompanhar os resultados também.
Como usar o Lead Tracking?
Algumas empresas disponibilizam essa automação. Entre elas estão a Mautic, a Lead Tracker e a RD Station.
As agências de marketing, no geral, costumam utilizar essa ferramenta para obter melhores resultados no Inbound Marketing. Aqui na Cia Web Sites não é diferente, utilizamos o Lead Tracking em nosso favor e também dos nossos clientes, que aumentaram suas taxas de conversão significativamente desde a implementação desse acompanhamento.
Estudar os padrões de comportamento de leads convertidos é uma excelente forma de otimizar suas campanhas pois, com essas informações valiosas fica mais fácil criar gatilhos que aceleram a conversão e poupe esforços em leads frios.