Dia do Profissional de publicidade
Dia do Publicitário
Celebrado no dia 1° de fevereiro, o Dia do Publicitário visa homenagear a profissão que foi regulamentada na mesma data, em 1966. Existem ainda, outras datas dedicadas aos profissionais do ramo, como o dia 17 de outubro, que celebra o Dia do Profissional da Propaganda e o dia 8 de maio, Dia do Profissional de Marketing.
Ambas as datas visam homenagear os responsáveis por promover ideias brilhantes e criativas, além de lembrar a importância do trabalho, principalmente, em uma sociedade cada vez mais conectada e impulsionada pela publicidade.
O que é um publicitário?
Segundo a lei que regulamentou a profissão: “São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza publicidade”.
Ou seja, publicitário é quem faz com que mais pessoas conheçam, gostem ou façam uso de um produto, serviço ou ideia.
As técnicas por trás de uma campanha de sucesso abrange muita coisa que você nem imagina! Um bom profissional da publicidade precisa ter um amplo conhecimento em gatilhos mentais, psicologia das cores, fotografia, escrita… Ele precisa dominar as mídias on e offline.
Em geral, os profissionais da publicidade trabalhavam em agências responsáveis por cuidar do marketing de grandes empresas, porém, com a ampliação do digital, existe hoje uma ampla gama de opções de atuação para os mesmos. Muitos deles, inclusive, iniciam carreiras promissoras atuando como freelancer.
A Publicidade e os hábitos de Consumo
Assim como o perfil da população, a forma de se fazer propaganda está mudando e é essencial que o publicitário acompanhe essa evolução pois, muitas vezes, é a própria forma de se fazer marketing que vai moldar tais mudanças na sociedade.
A Publicidade tem o poder de criar necessidades e mudar o comportamento dos consumidores. Quando bem elaboradas e direcionadas para o público adequado, campanhas publicitárias transformam antigos hábitos e reeducam os usuários, moldando o consumidor da marca que, certamente, irá influenciar outras pessoas, como um grande efeito dominó.
Antes mesmo da chegada dos tão perspicazes algoritmos, peça-chave no marketing digital, os publicitários já se desdobravam para entender suas personas e personalizar, ao máximo, a comunicação.
É fato que, de 50 anos pra cá, muita coisa mudou, mas a publicidade já regia nossos hábitos de consumo quando tudo isso aqui ainda era mato.
A Evolução da Publicidade
Jornais:
A história da publicidade se inicia no século XVI, com a ascensão dos jornais. Logo começaram a utilizar o espaço para veicular, não só notícias, mas também anúncios, o que foi essencial para a expansão do meio de comunicação, já que ajudava muito a equilibrar os custos da distribuição.
Rádios:
No início do século XX mais um meio de comunicação surgia: as rádios. Nessa época, as campanhas precisavam atrair pelo tom e os publicitários abusavam dos efeitos sonoros, explorando todas as possibilidades. Surgiram assim os jingles, músicas que tinham como objetivo grudar na cabeça do espectador, fazendo com que ele não se esquecesse da marca anunciante.
Televisão:
Com a invenção da televisão, as possibilidades de se conectar com o consumidor aumentaram significativamente. Os telespectadores passavam a ver demonstrações dos produtos em ação mas não só isso, as propagandas mantiveram os jingles, textos publicitários e todas as técnicas que já eram utilizadas anteriormente, a tv era capaz de unir todos os gatilhos conhecidos até o momento.
Internet
O maior divisor de águas de todos os tempos! A internet mudou o tom da publicidade e colocou o consumidor no centro do processo criativo. Além de englobar todas as formas de marketing anteriores, tornou essa prática mais acessível, favorecendo a ascensão de novas empresas e marcas.
A internet também trouxe a necessidade de personalização de conteúdo. As empresas optam, cada vez mais, por mostrar seus produtos para um público menor e mais específico do que alcançar grandes massas como era feito na TV, por exemplo.
Publicidade Digital: de constante só as mudanças
Como você pôde ver, as mudanças nunca pararam no ramo do marketing e publicidade, porém, na era da internet, as transformações são ainda mais constantes e aceleradas. Sendo assim, é essencial que o profissional da área esteja constantemente atualizado e muito bem informado sobre o mundo da tecnologia e cultura.
Pensando nisso, separamos alguns podcasts e canais que podem te ajudar (e muito!) a estar sempre por dentro das mudanças e novidades do mundo criativo.
3 podcasts para publicitários
Outra coisa que se popularizou com o avanço da globalização, foram os podcasts. Seja no trânsito a caminho do trabalho ou durante os afazeres domésticos, o formato também caiu no gosto dos brasileiros por trazer, na maioria das vezes, conteúdo em formato de bate-papo, facilitando a absorção do tema mesmo enquanto se executa outras tarefas. Confira 3 podcasts voltados para profissionais da publicidade que te ajudarão a estar sempre por dentro do universo da tecnologia e propaganda:
- Break Publicitário
Produzido pelo GKPB, o Break Publicitário é um dos maiores e mais relevantes podcasts de marketing e comunicação do país. Possui episódios semanais onde discutem tendências, cases de sucesso e ícones que marcaram a história da publicidade brasileira.
- Braincast
Produzido pelo B9, é um dos mais antigos podcasts do Brasil. O Braincast aborda temas como criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios. Atualmente, é o podcast de publicidade mais ouvido do país.
- W/Cast
Comandado por Washington Olivetto, um dos mais consagrados nomes da publicidade nacional, W/Cast traz diversas entrevistas, cases de sucesso e experiência de vida do criador de sucessos como Garoto Bombril, DDD Embratel, Casal Unibanco e muitos outros.