Marketing no segmento automotivo: dicas efetivas
Se você está vendendo carros usados, continue lendo este artigo. A partir de agora, vamos listar diversas dicas de marketing no segmento automotivo, destacando orientações que podem ser aplicadas agora mesmo.
O investimento em marketing é essencial em seu negócio. Ele traz diversos benefícios para a marca, como: boa visibilidade na internet, comunicação com o público na hora certa e possibilidade de analisar os dados com precisão.
Então, não perca mais tempo. Veja agora como otimizar o marketing do seu negócio.
Use os dados ao seu favor
Foi-se o tempo em que o marketing era feito com base no “achismo”. Agora, é fundamental saber trabalhar com dados para garantir um diferencial competitivo no mercado. O lado positivo é que essa área tem diversas ferramentas que ajudam a gerar insights interessantes para as estratégias.
Ao contrário do que muita gente imagina, essas ferramentas não são complicadas. Além disso, existem diversos cursos gratuitos na internet que ajudam a desenvolver ações mais assertivas.
Imagine que você tem uma concessionária. Com uma ferramenta, você pode descobrir quais são os melhores horários de conversão de leads. Dessa forma, é possível desenvolver boas estratégias para esse período. Dentre as mais comuns, encontra-se popup ou carrossel de ofertas.
Como você já sabe que o usuário está ativo neste momento, ele tem um contato imediato com a novidade, melhorando os números do seu negócio. Você também pode utilizar ações, como um chat on-line. Ele é um ótimo recurso para ajudar o lead no momento que ele mais precisa.
O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado. Ela traz várias vantagens para os profissionais de marketing: permite descobrir a localização dos dos seus consumidores, é possível descobrir quanto tempo os usuários ficam na página do seu site, entender quais são os canais que mais geram conversões para a sua página, entre outros.
Se você ainda não sabe como trabalhar com essa ferramenta, fique tranquilo. O Google oferece um curso completo sobre a plataforma, tanto para iniciantes como para especialistas no assunto.
Integre os canais de marketing automotivo
Atualmente, existem diversos tipos de canais online para conversar com os clientes. As mais comuns são: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, YouTube e Whatsapp. No entanto, você pode ir muito além disso, compartilhando conteúdo em sites, landing pages, chatbots, blogs, portais de classificados, anúncios, Reclame Aqui, resultado nos buscadores (Google).
Um dos principais erros entre os profissionais do setor automotivo é ter um tipo de comunicação para cada rede social. Isso é muito ruim porque a sua marca não consegue construir uma identificação com o público.
Se você divulga uma campanha sobre um automóvel no blog, é fundamental que os outros canais tenham a mesma mensagem sobre o assunto. Não é necessário repetir o mesmo conteúdo, uma vez que cada rede social tem um tipo de perfil. Porém, é essencial falar a mesma “língua”. Caso contrário, poderá confundir o público.
Adote o remarketing
Outra ferramenta interessante no segmento automotivo é o remarketing. Trata-se de uma publicidade online que é desenvolvida para os usuários que executam determinadas ações na internet ou adicionam um produto no carrinho de compras.
Atualmente, o remarketing pode ser acessado no Google e no Facebook. No primeiro caso, os anúncios são publicados em blogs, sites de notícias, jornais e parceiros que vinculam à rede display do buscados.
Já no Facebook, o remarketing funciona da seguinte forma: a concessionária pode atingir diversos usuários que estão interessados em sua marca, como ex-consumidores ou leads que acessaram a sua página, mas não agendaram um test-drive.
Incluir o remarketing em sua estratégia de marketing é fundamental para entrar em contato com o usuário, mesmo quando ele não vira um lead naquele momento.
Marketing automotivo: Crie conteúdos incríveis
O consumidor que está procurando um automóvel é um dos mais exigentes do mercado. Ele quer saber quais são as principais informações sobre o veículo. Para isso, o usuário utiliza diversos tipos de mídias, como textos, vídeos, imagens e até infográficos.
Por isso, você precisa desenvolver um conteúdo completo e sempre atualizado para o seu público. Além disso, avalie as Call to Actions e o layout das páginas. Neste momento, faça reflexões, como: temos pontos de conversões suficientes para captar o usuário? A partir daí, é possível descobrir como está o seu cenário atual.
Aqui, listamos as melhores dicas sobre marketing para o setor automotivo. No entanto, para ter sucesso nesse segmento, lembre-se de acompanhar os números para entender quais são as ações que trouxeram resultados positivos e quais são aquelas que precisam ser modificadas.
Após descobrir dicas de marketing no segmento automotivo, siga-nos nas redes sociais e descubra outras orientações que impactam em seu negócio.