Truques e Dicas para Facebook – Perfil e Fan Page
Se você quer saber truques e dicas para Facebook, veio ao lugar certo!
Não precisa nem falar que o Facebook é a rede social mais usada no mundo, né?! Afinal, são cerca de 1.5 bilhões (BILHÕES!!!) de usuários no planeta, que ficam, em média, pelo menos 50 minutos por dia navegando por ela. Mas, você sabe usar os recursos desta plataforma? Pensando nisto, criamos uma listinha top de dicas para Facebook. Então, vamos lá com nossas dicas para Facebook e outras coisinhas para o seu perfil pessoal.Dicas para Facebook – Perfil
Dica 1 – Dá para desconectar sua conta em outros computadores
Entrou no Facebook pelo computador da faculdade, trabalho ou lan house e não sabe se você deslogou da sua conta antes de ir para casa? Ou esqueceu ele aberto no notebook daquele seu amigo da zoeira? Sem estresse! É só você pedir ao Facebook que ele deslogue dos outros aparelhos. Vá até as suas Configurações de Segurança, clique na seção “Onde você está conectado” e veja os aparelhos em que sua conta ainda está ativa. Clique em “Encerrar atividade” nas que deseja sair remotamente. Assim, sua conta será desconectada automaticamente, mesmo que seja em outro computador, celular ou tablet.Dica 2 – Analise fotos e publicações marcadas
Nem sempre a gente quer ser marcado nas fotos daquela festa de quinta-feira, né?! E para quem já cansou de ser marcado em coisas constrangedoras ou, simplesmente, não está a fim de ser marcado mesmo… o Facebook permite que você analise todas as marcações antes de elas irem a público. Para ativar a “Análise de Marcações”, basta clicar no canto superior direito (é uma setinha virada para baixo) e selecionar “Configurações”. No menu da esquerda, clique em “Linha do Tempo” e depois em “Marcação”. Lá, você vai encontrar a configuração “Analisar marcações que as pessoas adicionam às suas publicações antes de serem exibidas no Facebook? ”. Então, é só você clicar em “Editar” à direita e selecionar “Ativada”. Assim, você receberá uma notificação quando for preciso revisar uma publicação. Você pode aprovar ou recusar a solicitação de marcação acessando a própria publicação.Dica 3 – Anime seu perfil com um gif de avatar
Sim, é possível trocar a sua foto de perfil por um gif. Basta acessar o aplicativo do Facebook no seu celular, clicar na sua imagem de perfil (igual você faz para mudar a foto) e, em seguida, selecionar a opção que indica vídeos do perfil. Você pode carregar vídeos curtos como gifs, que ficam rodando em loop. Por enquanto, somente para usuários de iOS, mas já foi informado que, em breve, esse recurso chegará para o Android.Dica 4 – Salvar para ler depois
Você navegava pela sua timeline e viu uma coisa superinteressante, mas estava sem tempo para ler ou ver com calma? É só salvar no seu arquivo e ler depois. No canto superior direito da publicação vai ter uma setinha para baixo. Clique nela e selecione “Salvar Publicação”. Na mesma hora, ela será enviada para um arquivo e você poderá acessar o conteúdo quando quiser. No menu lateral esquerdo, em “Explorar”, existe uma aba chamada “Salvos”. Todos os itens que você salvou para ver depois estarão ali e só você poderá acessar ou saber o que salvou.Dica 5 – Perfil memorial para quando você partir
Você já pensou no que vai acontecer com seu perfil caso você não esteja mais no mundo dos vivos? Sabia que dá para transformar o seu perfil do Facebook em um memorial depois que você falecer? Pois é. Dá para você transformar em um memorial ou então deletá-la para sempre. Segundo o Facebook, “as contas transformadas em memorial são um local onde amigos e familiares podem se reunir para compartilhar lembranças, após o falecimento de uma pessoa”. Basta você adicionar um Contato Herdeiro que vai poder assumir alguns controles da sua conta depois que você já não estiver mais por aqui. E se quiser informar sobre uma conta que precisa ser transformada em memorial, basta enviar um aviso para o Facebook. Você que tem um perfil, gostou das nossas dicas para Facebook? Agora as dicas são para quem tem uma Fan Page ou quer começar a usar.Dicas para Facebook – Fan Page
Dica 1 – Criando a Fan Page
O Facebook separa empresas e usuários pessoais para evitar “confusões” (e monetizar suas ações). Então, quando você tem um perfil com nome empresarial, muitas vezes, o Facebook te envia um aviso de que você deve transformá-lo em fan page, ou mesmo, criar um e editar o nome do perfil. Se você vai criar um fan page, basta você entrar no seu perfil pessoal e clicar na setinha apontada para baixo no canto superior direito. Depois clique em “Criar uma página”. Você será direcionado para a tela de criação, onde definirá o nome e o tipo de negócio que você está criando. Caso queira transformar seu perfil em uma fan page, clique aqui e siga os passos indicados pela rede social. Leia tudo com atenção, pois, após convertido, não tem como voltar atrás. Assim que terminar a transição, você chegará em uma tela que te dará os parabéns e informará que você tem 14 dias para fazer as edições no seu perfil. Assim, a página também recebe estas edições, como nome, foto de perfil, foto de capa, etc.Dica 2 – Definindo seu “Nome de Usuário”
Criar o nome de usuário é uma excelente forma de facilitar a busca pela sua empresa ou marca no Facebook. Além disto, ela poderá ser marcada por outras pessoas ou páginas. Essa função aparece logo abaixo do nome da página, embaixo da foto de perfil. Terá, assim, um “@nomedeusuario”. Clique nele e escreva o nome da sua fan page, nome da marca ou um nome que seja de fácil associação ao nome da sua fan page. Depois de criado o nome, você será conhecido como @seunome. Basta a pessoa digitar isto para que sua fan page seja marcada no post, igual dá para fazer com os amigos.Dica 3 – Use a regra do 80-20
Ninguém está no Facebook para receber aquele tanto de propagandas, né?! É igual andar no centro da cidade e receber vários e vários panfletos. Ninguém gosta. Então, use a regra do 80-20: é bem simples e vai te ajudar bastante. 80% do que você posta deve ser com conteúdos diversos para o seu público, como e-books, tutoriais, dicas, entre outros. Os outros 20% deverão ser destinados às suas propagandas ou posts sobre a sua empresa, produto ou serviço. Desta forma, seu usuário não vai se cansar e sua fan page não será mais uma “panfleteira” do centro da cidade. Hahahahaha!Dica 4 – Produza conteúdo
Acho que essa é uma das dicas mais importantes: PRODUZA CONTEÚDO. Sempre e sempre. Hoje em dia, é preciso oferecer muito mais que um produto ou um serviço de qualidade. Você deve encantar e fidelizar seu cliente, dar algo a mais para ele, criar um laço, um vínculo. E, nada melhor que mostrar que a sua empresa possui conhecimento suficiente para falar daquele assunto com propriedade e compartilhar, gratuitamente, esse conhecimento. Ensine algo às pessoas, mostre como fazer, eduque seu público. E, POR FAVOR, seja original. Ninguém gosta de plágio, né?! E se você precisa de em profissional para gerar seus conteúdos, nós podemos te ajudar.Dica 5 – Aposte em imagens e vídeos
As pessoas curtem, compartilham e interagem quando a postagem possui uma imagem e muito mais quando é um vídeo. Crie imagens bonitas, com cores atrativas e direcionadas para o seu público. E, sempre que possível, use imagens com pessoas. Pessoas gostam de ver pessoas, isto cria uma identificação. Então, escolha com cuidado e trabalhe bem as imagens para atrair as pessoas e ser uma página relevante para seu público. Confira dicas para Facebook sobre tamanhos ideais de imagens.Dica 6 – INVISTA!
Para quem já trabalha com o Facebook, a necessidade de se investir financeiramente já ficou bem clara. O “excelentíssimo senhor” Mark Zuckerberg quer, obviamente, ganhar mais dinheiros (e quem não quer?!). Então, ele tem mudado a forma como o conteúdo aparece para as pessoas, priorizando: publicações de amigos e parentes, em seguida, grupos onde a pessoa interage mais e, só depois, o conteúdo das fan pages. Isto dificultou bastante a vida de quem trabalha com o Facebook, porque antes o conteúdo postado nas fan pages aparecia para as pessoas que curtiram a página. Agora que ficou mais difícil de aparecer na timeline dos fãs, a gente tem que pagar um pouco para conseguir esta visibilidade. Então, tire o escorpião do bolso e comece a investir nos posts impulsionados! Comece fazendo alguns testes, veja que tipo de público funciona para o seu negócio, qual você quer atingir e como atingi-lo. Faça vários tipos de público e vá adequando-os de acordo com as respostas e retornos obtidos nas campanhas de teste. ATENÇÃO: cuidado ao definir o valor da campanha. O valor vitalício é quanto o Facebook vai gastar até o final da campanha e o valor diário é quanto o Facebook vai gastar por dia até terminar o anúncio.Dica 7 – Dê atenção aos seus fãs
Nada pior que uma página que deixa as pessoas falando sozinhas. Interaja com as pessoas: curta os comentários, SEMPRE responda seu chat, as perguntas dos comentários, comente o que as pessoas falaram, etc. Crie um vínculo com elas. Lembre-se: não existe conversa unilateral. Então, converse com seu público.Dica 8 – Oculte ao invés de deletar
Alguém fez um comentário sem noção na sua página ou comentou alguma coisa que não tenha muito a ver com o post ou o tema? Não delete. Clique na setinha do lado do comentário e selecione a opção “Ocultar Comentário”. Assim, somente a pessoa que comentou e os amigos dela verão aquele comentário, evitando que você precise excluir e a pessoa se sinta ofendida ou magoada. Mas nada de ocultar reclamações ou dúvidas, hein?! Sempre responda às dúvidas e chame a pessoa para conversar no inbox sobre as reclamações dela. Você pode dizer que sente muito pelo inconveniente e peça que ela entre em contato pelo inbox da página para conversarem melhor à respeito.Dica 9 – Use pouco texto
Mesmo que o Facebook não use mais a métrica dos 20% de texto, ele ainda penaliza a publicação que utiliza muito texto na imagem. Portanto, o melhor é usar somente a logo ou uma chamada curta, que não ocupe tanto espaço na imagem. Quanto mais texto tiver na imagem, menos pessoas receberão aquela publicação (caso ela seja impulsionada).Dica 10 – Faça uma programação
O Facebook permite que você programe os posts para datas futuras, deixando que você selecione a data e o horário que elas deverão ir para o ar. Então, faça uma programação prévia de como será a semana, adiante os posts e deixe-os programados. Assim, você irá economizar tempo, otimizar seu trabalho e deixar tudo pronto para ser postado nos próximos dias ou semanas. Mas, atenção: algumas vezes o Facebook “esquece” de postar. Então, é bom sempre ficar de olho na sua lista de publicações agendadas, acompanhar as postagens e ver se a fan page está certinha. Estas foram algumas dicas para Facebook que selecionamos, para que você possa usar um pouco mais do potencial desta plataforma e conhecer um pouquinho de toda a sua extensão. Fique de olho, pois sempre damos novas dicas e ensinamos muita coisa legal no nosso blog. E, se precisar de ajuda para administrar a sua fan page ou quer descobrir mais dicas para Facebook, entre em contato com a gente. Será um prazer conversar com você e te ajudar a divulgar seu nome, marca, serviço e produto pela maior rede social do mundo.
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