Quer melhorar a sua estratégia digital? Trabalhe estes conteúdos
Quem tem um negócio digital, sabe que na hora de entregar valor para o cliente, o formato do conteúdo desempenha um papel muito importante.
Embora os PDF’s, catálogos e withe papers sejam ainda muito utilizados, a verdade é que existem muitas outras opções a explorar.
Além disso, tenha em conta que se publica conteúdo com regularidade, mas o mesmo não direciona para a ação desejada, está a perder o seu tempo.
Lembre-se que o tradicional “Fale conosco”, “Peça um orçamento” ou “Contacte-nos” nem sempre é suficiente.
Para ter sucesso, é essencial que o fim de cada conteúdo publicado tenha uma ou várias chamadas para a ação. Elas é que vão ajudar o consumidor a fazer aquilo que você deseja (independentemente do que for).
Outro ponto a considerar é que apenas 3% das leads estão na última fase do funil de conversão. Por isso, existem 97% de leitores que você precisa engajar para que no futuro comprem seus produtos.
Agora que já tem uma noção de que é preciso gerar diversos tipos de conteúdo que se ajustem à fase do funil de vendas do consumidor, veja algumas oportunidades de conteúdo que pode e deve produzir.
Tipos de conteúdo que pode produzir para reter o leitor
Imagine que você tem um negócio de dropshipping e quer produzir diferentes formatos de conteúdo para engajar o seu leitor e levá-lo a todos os passos do funil de conversão. Existem vários tipos de conteúdos que podem ser usados, conheça abaixo:1 – Produção de artigos
Os artigos são o tipo de conteúdo mais utilizado. Contudo isso não quer dizer que não tenha sucesso. Um artigo que seja bem escrito e esteja bem otimizado para as melhores práticas do Google é capaz de atrair milhares de visitas mensais a um blog. Mas isso só vai acontecer se o site onde está publicado tiver realmente autoridade no mercado, se produzir conteúdo interessante e se for útil ao leitor. Caso contrário, nem vale a pena você perder seu tempo a escrever artigos.2 – Já pensou em usar infográficos?
Os infográficos são representação visuais que têm como objetivo apresentar informações complexas de modo claro e rápido aos olhos do usuário. Os mesmos são eficientes uma vez que facilitam a compreensão de dados muito densos que se partilhados de forma escrita não suscitam a atenção. Alguns motivos para investir nesta estratégia são:- O cérebro processa informações visuais 60 mil vezes mais rápido;
- 40% das pessoas responde melhor a informação visual que texto;
- 46% das pessoas indica que o layout de um site é o primeiro critério de avaliação de credibilidade;
- Os infográficos têm maior interação no Facebook que os vídeos, links e imagens;
- As pessoas que veem os vídeos estão 85% mais propensos a comprar…
3 – Posto isto… invista em conteúdo de vídeo
Atualmente, não é nem um pouco difícil publicar um conteúdo de vídeo que tenha relativamente boa qualidade. Sabe o celular da Samsung ou o iPhone que você tem em mãos? Eles podem ser um excelente gravador para os seus vídeos. Na verdade, com eles você faz lives nas redes sociais, posta no Stories e chega ao maior número possível de usuários. Quanto mais o seu vídeo for útil, mais acessos terá. À parte disso, tente sempre apelar à dor e à necessidade do usuário. Você vai conseguir vender, sem precisar vender nada.4 – Newsletters
O email marketing não morreu e está muito longe disso. Assim sendo, outro dos conteúdos que poderá querer investir são as newsletters. Além disso, tenha em conta que as mesmas não precisam ter propriamente um formato convencional. Só precisam ser funcionais, por isso alguns modelos a usar são:- Novidades – Notícias de negócios ligadas ao setor a fim de manter o público atualizado;
- Conteúdo educacional – Emails que fornecem aos leads conteúdos que ajudam a aprender algo novo todos os dias ampliando os seus conhecimentos nesse assunto;
- Comentários – Fontes úteis de conteúdo que pode mostrar ao seu público e que por sua vez pode gerar um debate;
- Dicas – São sugestões simples e rápidas que ajudam o leitor a resolver um determinado problema que ele tenha.
5 – Aposte nos testemunhos
Tem clientes que estão realmente satisfeitos com os seus produtos e serviços não tem? Pois bem, fale com eles e peça-lhes que escrevam um pequeno texto sobre a forma como o seu negócio o conseguiu ajudar. O mesmo deve ter 3 partes:- Desenvolvimento do problema;
- Descoberta e implementação da solução;
- Resultados alcançados.
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