Como estruturar Marketing Digital para pequenas e médias empresas? 26 jan

Como estruturar Marketing Digital para pequenas e médias empresas?

Se você está se perguntando como fazer Marketing Digital para pequenas e médias empresas, saiba que está no caminho certo. Isso porque você já reconheceu que o Marketing Digital é um dos pilares para se ter sucesso em um negócio nos dias de hoje.

Por mais que não pareça, seu público com certeza está online, você só precisa saber como chegar nele. Então, não importa o tamanho da empresa, ao estruturar bem as estratégias que serão aplicadas, você certamente terá chances de levar seu negócio para outro patamar. 

Portanto, seja você a dona de um salão de beleza, de um escritório de contabilidade ou de qualquer outro tipo de empreendimento, as dicas a seguir vão te ajudar a elaborar a melhor estratégia de Marketing Digital para o seu negócio, acompanhe!

Saiba onde quer chegar

Não se começa uma corrida sem saber onde é a linha de chegada, você precisa se preparar para o desafio que está por vir, e com o Marketing Digital não é diferente. 

Todas as suas estratégias vão girar em torno do seu objetivo. Por isso, é essencial tê-lo em mente antes de tudo. Inclusive, é a partir dos objetivos que você conseguirá medir o prazo necessário para alcançá-los.

É certo que cada negócio tem seu foco, e não existe objetivo certo ou errado. Tudo vai depender do momento em que o seu negócio se encontra e do que é interessante para sua marca nesse momento. Mas, para te ajudar a entender as possibilidades, separamos alguns objetivos bastante válidos, veja:

  • Reforço/reconhecimento de marca;
  • Melhoria no relacionamento com os clientes;
  • Alcance de novos públicos e mercados;
  • Geração de leads com interesse no seu produto/serviço;
  • Aumento nas vendas diretamente, sejam online ou presenciais.

Enfim, as possibilidades são muitas. Sendo assim, é importante avaliar com calma para identificar o que é importante para o seu negócio agora.

Defina o caminho a seguir

Uma vez que você já tem um objetivo traçado, precisa de uma rota para chegar até ele. Essa rota nada mais é do que as estratégias de Marketing Digital adequadas, que vão te fazer chegar no resultado que almeja.

Vídeos para o Youtube, blog com dicas sobre o seu segmento, perfis em redes sociais nas quais o seu público se encontra… Sim, são muitas opções e é preciso escolher aquela (ou aquelas) que faça mais sentido para você e para as pessoas que você deseja atingir.

Uma das grandes estratégias que já se consolidou no Marketing Digital é a otimização de sites, ou seja, o SEO. Essa é uma estratégia que se baseia em estruturar seu site e seus conteúdos para que eles apareçam como respostas às pesquisas dos usuários dos mecanismos de busca, como o Google.

O SEO em conjunto com o Marketing de Conteúdo possibilitou que pequenas e médias empresas competissem com as gigantes em um mesmo espaço. 

Mas não é tão fácil quanto parece, para atingir o sucesso é preciso um trabalho de pesquisa pelas melhores palavras chave, além de otimizações na estrutura do site e análises contínuas em busca de melhorias.

Quer saber mais sobre SEO? Leia nosso Guia completo sobre SEO e entenda!

Planeje cada etapa do processo

Planejamento é a palavra de ordem para todas as ações que fazemos em busca de um objetivo. Então, é muito importante contar com um cronograma bem elaborado de tudo aquilo que você deseja colocar em prática.

Esse planejamento deve englobar lançamento de novos produtos ou serviços, divulgação de promoções, conteúdos para o blog e/ou redes sociais, dentre muitos outros processos envolvidos. A partir dele você desenvolverá disciplina e constância, duas coisas que não podem faltar em uma boa estratégia de Marketing Digital. 

Tenha em mente as ferramentas que vai precisar

Desde a etapa de escolha de palavras chave para trabalhar no seu site, até a hora de medir os resultados das ações, serão necessárias ferramentas para te auxiliar. Algumas delas são gratuitas, outras não. Por isso, você deve deixar previamente mapeado tudo aquilo que vai precisar.

Vale lembrar que hoje existem ferramentas capazes de acompanhar o andamento das suas estratégias enquanto elas estão acontecendo. Com elas, você consegue identificar oportunidades de melhorias ao longo do caminho e atuar em cima delas para chegar nos resultados desejados.

Porém, para isso, é preciso contar com uma visão analítica, que te permita entender o que os números estão dizendo. Pois, de nada adianta ficar olhando para os gráficos se não conseguir tomar decisões com aquelas informações.

Tenha uma equipe qualificada

Contar com profissionais especializados, sem dúvidas, é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital para pequenas e médias empresas. 

Por se tratarem de pessoas experientes, elas conseguem identificar oportunidades e possíveis ameaças com mais rapidez. Com isso, você corre menos risco de acabar investindo em algo que não traga os resultados esperados e pode tomar decisões com mais segurança.

Sabemos que, nem sempre, é possível contratar profissionais específicos para cada uma das vertentes do Marketing Digital nos pequenos e médios negócios. Por isso, uma saída mais econômica e assertiva é contratar uma agência de Marketing Digital

Uma vez que você contrata uma agência, conta com um time de profissionais experientes em Marketing Digital, que vão possibilitar grandes ganhos para a sua empresa.

Além disso, não precisará se preocupar com uma série de pontos levantados aqui, como a definição da melhor estratégia e a contratação de ferramentas.


Como você pôde ver, não é nada fácil estruturar uma estratégia de Marketing Digital para pequenas e médias empresas. É preciso bastante planejamento e expertise para conseguir se destacar no meio digital. 

Pensando nisso, preparamos um post com dicas de Marketing Digital para pequenas e médias empresas que, com certeza, vão te ajudar muito! Leia agora mesmo e complemente as informações que você acabou de ler!

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