6 Dicas de Produção de Conteúdo para Web

Atualmente, a tecnologia tem mudado diversas áreas das nossas vidas. As principais são a forma com que consumimos, conversamos e, principalmente, a maneira como pesquisamos ou buscamos por informação. Por isso, podemos observar que muitas empresas adotaram novas estratégias de atração, como a Produção de Conteúdo para Web, por exemplo. Hoje, um site não apresenta somente textos institucionais, produtos, serviços e valores, mas também, conteúdos ricos e relevantes para aquele segmento. Afinal, não basta apenas oferecer a sua solução para um potencial cliente — é preciso mostrar motivos e convencê-lo de que ele precisa ou deseja essa parceria. Em outras palavras, é preciso educá-lo a fazer negócio com você. No entanto, não basta sair escrevendo sobre qualquer coisa. Um bom planejamento de conteúdo é peça fundamental desse processo. Sendo assim, existem alguns pontos que devem ser considerados, para que a sua produção de conteúdo para sites e blogs seja, de fato, eficiente. Diante disso, preparamos algumas dicas que você deve considerar no momento de produzir seu conteúdo.

Dicas para fazer uma boa produção de conteúdo para web

1. Conheça o seu público

Você já deve ter ouvido, inúmeras vezes, sobre a importância de conhecer a fundo o seu público. No entanto, quando o assunto envolve as estratégias de Marketing Digital, falar sobre conhecer melhor as pessoas que buscam a sua solução nunca será exagero ou desnecessário. Afinal, conhecer quem é a sua persona é um dos fatores que podem definir o sucesso de sua estratégia. Podemos listar inúmeras campanhas que foram bem trabalhadas, por meio de conteúdos ricos e visualmente bonitos, mas que foram um fracasso. Tudo porque não souberam interpretar e direcionar ao público correto. Por isso, antes de mais nada, estude sobre quem é o seu público e defina a sua buyer persona. Caso você ainda não conheça esse termo, a persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, ou seja, ela é uma personagem criada com base nas características que seus clientes possuem em comum. Além disso, na produção de conteúdo para web, é preciso levar em consideração como o seu público pesquisa por seu produto ou serviço na internet, para que seja possível otimizar o seu conteúdo, nesse sentido. E, dessa forma, no caso de uma clínica odontológica, por exemplo, poderemos otimizar seus conteúdos para que, toda vez que um usuário pesquisar por clareamento dental, valor do clareamento a laser ou quanto custa um clareamento dental, o seu conteúdo apareça no topo dos resultados.

2. Entenda que você não é a sua persona

Além de entender quem é a sua persona, é preciso saber distanciar as suas características desse público. Um erro muito frequente nessa questão é o profissional acreditar que o conteúdo só estará bom se ele gostar — e não é bem assim! Não é porque você gosta de laranja ou conhece uma gíria que seu público vai gostar de laranja ou, ao menos, entender do que essa gíria se trata. Por isso, é extremamente importante que o redator ou responsável pela produção de conteúdo saiba que suas opiniões e gostos não representam esse público. Diante disso, procure, ao máximo, entender a sua linguagem e seus hábitos, para que não se fundam com seus gostos e características pessoais. No entanto, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa simples. Mas, é importante lembrar que quando conseguimos atingir essa divisão, a estratégia consegue ser ainda mais assertiva.

3. Tenha em mente o objetivo do conteúdo

Imagine que você precise acertar uma maçã com uma pedra, porém, com os olhos vendados. Quais são as chances de você acertar o alvo? Muito pequenas, não é mesmo? E mesmo que você acerte, precisará de tempo e utilizar muitas pedras. Com o conteúdo não é muito diferente. Sem enxergar o alvo e definir seus objetivos, fica mais difícil obter grandes resultados. O raciocínio é o seguinte:  por melhor que seja o seu conteúdo, qual é o caminho ideal que a pessoa que o acessou deve percorrer? Essa pergunta precisa ser respondida, para que a sua estratégia seja realmente eficiente — e existem algumas possibilidades de respostas para ela. Por isso, antes de começar a criar um conteúdo, já tenha em mente o objetivo dele dentro da sua estratégia de conteúdo. Ele pode:
  • melhorar a posição do seu site ou blog no Google, com uma palavra-chave específica;
  • mostrar ao público sua autoridade no setor;
  • ensinar ao seu público sobre o seu segmento, por meio de dicas e informações;
  • entreter.
Como já falamos, o seu conteúdo deverá trabalhar alguns desses objetivos, podendo ser apenas um deles ou vários, ao mesmo tempo. Uma das maneiras mais atuais de se criar um trabalho infalível de marketing de conteúdo é por meio da estratégia de topic clusters.

4. Fique de olho nas tendências

Você já deve ter ouvido falar que é preciso criar conteúdos do jeito que você acredita que seu público gostaria de ver, ou seja, com a cara dele. No entanto, agora que você tem a sua persona definida, já sabe o que a interessa e também quais são suas principais dúvidas. Por isso, você pode ousar e procurar novas tendências, com base nessas informações, para atrair ainda mais pessoas com esse perfil para os seus conteúdos. Uma das principais formas de encontrar tendências é pela plataforma gratuita Google Trends. Lá, você consegue visualizar informações relacionadas um determinado assunto e, dessa forma, compreender quais são os desejos e até dúvidas relacionadas. Por exemplo, ao pesquisar por extração de dente na plataforma, ela apresenta alguns assuntos que estão relacionados, como o fumo e a higiene. Além disso, ela pode apresentar também consultas relacionadas ao termo, como gengiva branca após extração de dente, preço de extração de dente e extração de dente cuidados. Com isso, uma clínica odontológica, por exemplo, poderá desenvolver seus conteúdos com diferentes abordagens.

5. Observe o contexto atual

É muito importante que a pessoa ou equipe responsável pela criação de conteúdo, estejam sempre atualizadas sobre diversos assuntos que acontecem no mundo e nas redes sociais. Dependendo da sua persona, saber utilizar memes e intercalar seus conteúdos com brincadeiras pertinentes ao momento, é uma excelente maneira de interagir e engajar o seu público. Mas, é preciso tomar cuidado com o perfil do seu público e também do timing, pois ele é essencial para que a sua produção de conteúdo para web se torne viral e cause o efeito desejado. Portanto, fique atento com relação a temas polêmicos — dependendo do assunto, ele pode ser prejudicial à sua marca.

6. Atente-se ao layout

Imagine que esse conteúdo não estivesse separado por blocos, e fosse apenas um texto corrido longo. Concorda que, assim, seria muito difícil você chegar ao final dessa leitura? Então, saber dividir o visual do seu conteúdo, de forma a torná-lo mais agradável, é uma maneira de fazer com que o seu público se sinta bem ali e permaneça mais tempo na sua página. O segredo é equilibrar seu conteúdo, intercalando-o com imagens, vídeos para web, gifs, etc. Todas essas práticas permitem que o seu texto seja mais amigável, escaneável e otimizado, tanto para os usuários quanto para os robôs do Google. Siga essas dicas e tenha um desempenho ainda melhor. Agora que você já sabe essas dicas valiosas, está na hora de trabalhar. Então, é hora da mão na massa! E se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre o universo da produção de conteúdo para web, entenda tudo sobre a importância de otimizar seus textos para web, baixando nosso e-book gratuito!
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Inbound Marketing
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