Como o Marketing Digital para Pequenas Empresas pode te ajudar
Marketing Digital para Pequenas Empresas pode ser a solução dos seus problemas! Afinal, ele tem sido cada vez mais utilizado por negócios de todos os segmentos, fazendo com que empresas do mundo todo alcancem resultados expressivos em vendas e fortaleçam sua presença no mercado — quando bem trabalhado.
Vamos falar um pouco sobre esse assunto para você que ainda está nos primeiros passos e quer descobrir como essa estratégia pode te ajudar. Aqui, você conseguirá entender melhor do que o marketing digital se trata, quais são os principais conceitos relacionados e como ele pode beneficiar a sua pequena empresa.
Ficou interessado? Continue acompanhando o post de hoje!
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um grupo de ações que uma empresa realiza no ambiente on-line, com o intuito de criar relacionamento com os clientes, desenvolver e fortalecer uma identidade de marca, bem como atrair novos interessados em fazer negócio com você. Podemos citar as principais estratégias utilizadas:
- Criação de Sites
- Criação de Blog
- Inbound Marketing
- Produção de Conteúdo
- Otimização de Sites (SEO)
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
- Gestão de Leads
- Automação de Marketing
- Otimização de Conversão (CRO)
Qual é a importância do marketing digital para pequenas empresas?
O marketing digital é imprescindível, atualmente, para as empresas que querem se posicionar no mercado, prospectar novos clientes, fidelizar os já existentes e, com isso, aumentar seu faturamento — sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. É claro que o marketing tradicional não deve ser abandonado: ambos devem ser trabalhados em conjunto. Mas, uma das principais vantagens do marketing digital, em relação ao outro, é o custo mais acessível.
Entre as inúmeras vantagens que uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas pode gerar, destacamos aqui as principais!
Facilita a interação com o seu público
Com o marketing digital, você poderá interagir facilmente com o seu público — clientes em potencial, clientes já conquistados e também aqueles já fidelizados. Assim, por meio de ações, publicações, campanhas e canais de comunicação on-line, é possível se relacionar com o público, recebendo opiniões, elogios, sugestões, entre outros. Além disso, é possível que eles indiquem o seu negócio para outras pessoas do seu ciclo — tudo isso pela internet! Essas atividades acabam aumentando o engajamento da sua marca e mantêm você atualizado sobre o que as pessoas pensam e esperam da sua marca.
Permite análises de desempenho mais efetivas
No modelo de marketing antigo, poucos eram os recursos para medir os resultados e a efetividade dos anúncios veiculados, bem como das campanhas publicitárias. Do contrário, o marketing digital permite bastante praticidade na coleta de todos os dados provenientes das interações citadas no tópico acima. Logo, eles servirão, principalmente, para que você e sua equipe analisem as possibilidades e implementem melhorias constantes, tanto na estratégia de marketing digital em si como em sua empresa, como um todo.
Possibilita alcançar novos horizontes
No mundo da web, há a possibilidade de uma aproximação maior entre empresas e clientes — mesmo que estejam distantes, fisicamente. Assim, até as empresas de menor porte, por meio de campanhas na internet e um bom posicionamento digital, poderá alcançar clientes em outras cidades, estados e, até mesmo, em outros países.
Direcionamento e foco
Há algum tempo, as campanhas eram verdadeiras metralhadoras, “atirando”, de forma aleatória, para praticamente todo o público em geral. As empresas entendiam que era suficiente falar com o maior número de pessoas. Hoje, percebemos que assertividade é a palavra-chave da vez.
Por isso, um dos grandes e mais importantes diferenciais do marketing digital é que, com ela, a sua empresa poderá atuar, de maneira focada. Ou seja, terá meios para atrair, conquistar, vender e manter AS PESSOAS CERTAS na sua base de leads. As pessoas certas são as suas buyer personas, ou seja, aquelas que realmente têm o perfil que você busca: que estão procurando o que você tem a oferecer. Isso torna as suas ações ainda mais certeiras!
Realizar ações que direcionem suas campanhas de divulgação a quem realmente tem o perfil para adquirir seus produtos e serviços, faz com que você economize recursos e tempo, que seriam gastos com pessoas sem a menor possibilidade de consumir o que a sua empresa está ofertando.
Quais as ferramentas do marketing digital para pequenas empresas?
Dentre inúmeras estratégias de marketing digital, listamos abaixo as que têm sido consideradas como mais relevantes, atualmente. Elas todas, somadas e bem executadas, detêm o poder de trazer resultados altamente desejáveis para o seu negócio, alavancando suas vendas e fazendo com que seu negócio se destaque da concorrência.
1. Criação de sites
O site institucional deve refletir bem os valores e a imagem da sua empresa, além de reunir as principais informações sobre seu negócio, produto ou serviço. Com ele, você fortalece a sua marca, confere presença digital e transmite mais credibilidade ao seu público.
2. Criação de blog
Um blog é uma forma de oferecer valor aos seus clientes e clientes em potencial. Aqui é um dos espaços para falar sobre os assunto que podem interessar o seu público.
3. Inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia bem menos invasiva dos que as técnicas de marketing tradicional. Com ela, você faz com que o seu público chegue até você, e não o contrário. Por meio de uma produção de conteúdos relevantes que interessem aos seus leads, você os traz para a sua base de contatos, podendo prepará-los para a compra de seus produtos ou serviços.
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4. Produção de conteúdo
É com a produção de conteúdo de alta qualidade que o seu público te encontrará! E, para isso, é fundamental que você produza conteúdos (textos, vídeos, materiais ricos, etc.) relevantes o suficiente para serem encontrados na busca orgânica, ou seja, por meio das pesquisas por palavras-chave feitas pelo seu público nos buscadores.
5. Otimização de sites
A otimização de sites (SEO) diz respeitos às técnicas usadas para fazer com que esses conteúdos — tanto do seu site quanto do blog — sejam bem ranqueados pelos motores de busca, como o Google. Dessa forma, você conseguirá alcançar o topo dos resultados de pesquisas. Isso gera alta visibilidade e aumenta exponencialmente as suas chances de atrair novas possibilidades de vendas.
6. Redes Sociais
As mídias sociais, hoje em dia, são praticamente uma extensão das pessoas e uma grande parte dos brasileiros estão nelas. Com um perfil nas principais redes sociais, você consegue atingir muitas pessoas de uma única vez, construindo um relacionamento mais próximo com seu público. Mas, é importante saber onde o seu cliente está, para que a sua estratégia de redes sociais seja bem-sucedida.
7. E-mail marketing
Já recebeu um e-mail e percebeu, na hora, que você não tem nada a ver com o que está sendo oferecido? Pois é, com as técnicas CERTAS de e-mail marketing, é possível enviar e-mails específicos e de maneira estratégica, para cada tipo de público, conforme as etapas do funil de vendas. Além disso, somente as pessoas realmente interessadas entrarão na sua lista, pois elas mesmas vão optar ou não por fornecer seus endereços de e-mail, por meio de uma landing page.
8. Gestão de Leads
A gestão de leads é o conjunto de todas as técnicas e atividades que guiarão o cliente pela jornada de compras, isto é, pelas etapas do funil de vendas.
9. Automação de marketing
A automação de marketing tira das mãos dos profissionais de marketing e de vendas tarefas muito mecânicas, para que eles tenham mais tempo para se preocupar com outros aspectos importantes da sua empresa.
10. Otimização de conversão
A otimização de conversão (CRO) é uma técnica que visa a estruturação e a sistematização das taxas de conversão de um site — tanto suas conversões de MQL quanto de SQL. Assim, existem ferramentas que são essenciais para a execução das ações. Podemos citar a RDStation, que é bem completa para essa ação necessária.
8 dicas eficazes de marketing digital para sua empresa
Uma das melhores coisas sobre o marketing digital é que ele inclui muitas opções e formatos. Você pode aproveitar tudo, desde o design visual até os termos de pesquisa, para alcançar o público ideal. Abaixo, compilamos oito das melhores táticas para usar em suas campanhas de marketing.
Aqui estão oito dicas de marketing digital para pequenas empresas, para você iniciar!
1. Marca
Uma das coisas mais importantes que você deve fazer em qualquer estratégia de marketing digital é a sua própria marca . Ou seja, você deve garantir que cada campanha veiculada mostre o estilo único da marca de sua empresa.
Existem várias maneiras de expressar sua marca. Estilos de fonte, esquemas de cores, opções de palavras e muito mais podem contribuir para a forma como as pessoas percebem sua marca.
A sua marca é top e elegante? Descontraído e pessoal? Bem humorado e bobo? Seja o que for, certifique-se de que seu marketing transmita isso.
O motivo pelo qual sua marca é tão importante é que ajuda as pessoas a se lembrarem de você. Um determinado usuário pode visitar vários sites em um dia, e você deseja que o seu se destaque da multidão.
2. Use o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um recurso do Google que pode ser um grande benefício para seu marketing local. Com o Google Meu Negócio, você pode criar um perfil para sua empresa que inclui informações como seu nome, endereço e número de telefone .
Quando você configura um perfil do Google Meu Negócio, o Google pode exibi-lo nos resultados da pesquisa local. Se alguém pesquisar “[seu setor] perto de mim”, o Google geralmente exibe 3 locais com perfis relevantes do Google Meu Negócio.
Talvez você já tenha uma conta do Google Meu Negócio criada automaticamente para sua empresa. Nesse caso, você pode reivindicá-la verificando a propriedade de sua empresa.
3. Comece um blog
Um dos melhores métodos para impulsionar o marketing de uma pequena empresa é começar um blog em seu site. Em seu blog, você pode escrever postagens com foco em vários tópicos do seu setor, educando os usuários sobre coisas que eles podem estar interessados em saber.
Por exemplo, se você dirige uma empresa de controle de pragas, pode escrever posts sobre tipos comuns de pragas a serem observados e como evitar que entrem em sua casa. Ou, se você gerencia uma loja de eletrônicos, pode escrever sobre como as pessoas podem proteger seus dispositivos.
A vantagem de ter um blog é que suas postagens podem ser classificadas em pesquisas relevantes no Google, o que significa que as pessoas serão atraídas para o seu site em busca de respostas para suas dúvidas.
4. Lance campanhas de pesquisa pagas no Google Ads
Outra forma de alcançar seu público por meio do Google é com anúncios de pesquisa paga . Os anúncios de pesquisa paga aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa do Google e são semelhantes aos resultados orgânicos, exceto pelo rótulo “Anúncio” no canto superior.
Você pode lançar uma campanha de publicidade paga no Google Ads , na qual pode definir lances para palavras-chave específicas que deseja segmentar. Você também pode concentrar seus anúncios em grupos específicos de usuários com base em dados demográficos, como idade e localização, para torná-los o mais relevantes possível.
Seus anúncios podem levar as pessoas a páginas de destino em seu site, onde podem converter. Mesmo quando as pessoas não convertem imediatamente, os anúncios pagos são fantásticos para espalhar o conhecimento da marca !
5. Crie algumas listas de remarketing de e-mail
Uma das melhores estratégias é o remarketing , uma modalidade de marketing dirigida exclusivamente a pessoas que já visitaram seu site e manifestaram interesse em sua empresa. É uma técnica incrivelmente eficaz e uma das melhores maneiras de fazer remarketing é construir uma lista de e-mail .
Você pode criar uma lista de e-mail usando formulários curtos em seu site para incentivar os usuários a se inscreverem para receber seus e-mails. Você pode atraí-los com uma oferta específica, como um boletim informativo ou descontos especiais. Depois que as pessoas se inscrevem, você envia a elas todo o material que inicialmente ofereceu.
Como seus assinantes se inscreveram voluntariamente, eles ficarão felizes em receber seus e-mails, permitindo que você envie consistentemente e-mails com sua marca e lembre-os do que os atraiu até você.
6. Torne seu site compatível com dispositivos móveis
Você sabia que 83% dos usuários esperam que as páginas que visitam carreguem em três segundos ou menos? Se sua página demorar mais para carregar, a maioria das pessoas vai acabar apertando o botão “voltar” em vez de ficar por aqui. Para evitar que isso aconteça, você precisa otimizar a velocidade da página.
Você pode ajudar suas páginas a carregarem mais rápido fazendo o seguinte:
- Cache de páginas da web
- Limitando redirecionamentos
- Código de redução
- Compactando imagens
Com páginas de carregamento rápido , você poderá reter mais tráfego e gerar mais conversões!
7. Crie uma conta de mídia social
Se sua empresa ainda não tem uma conta de mídia social, considere criar uma. O usuário médio gasta 28% do seu tempo de Internet em redes sociais, tornando as plataformas sociais o local ideal para anunciar sua empresa.
Você pode começar simplesmente criando uma conta e postando conteúdo envolvente, como infográficos e vídeos . À medida que as pessoas são atraídas pelo conteúdo, muitas delas avançam para o seu site e acabam se convertendo.
Você também pode exibir anúncios de mídia social pagos que aparecem diretamente nos feeds de mídia social dos usuários, expandindo ainda mais o alcance do marketing de sua pequena empresa.
8. Produzir conteúdo de vídeo
A última de nossas dicas de marketing digital é tentar usar vídeo em seu marketing de conteúdo. Os vídeos são excelentes para chamar a atenção do seu público e envolvê-lo.
Existem vários contextos nos quais você pode usar o conteúdo de vídeo. Você pode incluir vídeos em seu site, publicá-los nas redes sociais ou até mesmo lançar seu próprio canal no YouTube .
Quanto ao conteúdo de seus vídeos, você pode usá-los para uma variedade de propósitos – tutoriais, apresentações de funcionários..
Como iniciar a estratégia de marketing digital para pequenas empresas?
Uma boa agência de marketing digital é capaz de cumprir o papel de executar e aperfeiçoar todas as técnicas de marketing digital citadas. Dessa forma, ao fazer um acompanhamento sistemático das necessidade de cada cliente, elas utilizam vários softwares ou empresas de softwares que possuem equipe qualificada, com capacitação para colocar em prática, controlar, metrificar, analisar e otimizar a estratégia.
Sendo assim, é importantíssimo saber bem como escolher uma agência de marketing digital para ser sua empresa. Ela deve estar realmente preparada e que tenha experiência de mercado. O trabalho desenvolvido por ela trará para a sua empresa uma possibilidade real de crescimento sem limites. Ela possibilitará que você conquiste sua presença no meio virtual, atraindo o público certo para fazer negócio com você!
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