Como a otimização de sites pode auxiliar as empresas em tempos de crise?

As empresas sentiram um grande impacto com a crise do novo coronavírus. Mas essa não é a primeira e nem será a última situação adversa, por isso, é importante conhecer as técnicas de otimização de sites para driblar as incertezas e conseguir sobreviver, mesmo em um cenário caótico. Durante a pandemia da Covid-19, adotar mecanismos para se destacar no ambiente digital é a melhor forma de sobreviver, uma vez que as medidas de isolamento social suspenderam o funcionamento presencial de várias empresas. Mas, o que é uma otimização de sites e como a técnica pode auxiliar as empresas em tempos de crise? O artigo de hoje pretender responder essa pergunta, além de apresentar as vantagens da estratégia para o seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é otimização de sites?

A otimização de sites, também chamada de SEO (Search Engine Optimization), consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar a classificação da sua página nos mecanismos de busca, com destaque para o Google. Dessa forma, quando um usuário buscar por uma empresa de reciclagem, por exemplo, irá se deparar com vários resultados de pesquisa e, entre eles, o site da sua organização. Atualmente, o Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Por isso, investir em otimização de sites é uma forma de se destacar perante à concorrência, dentro de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Segundo um levantamento feito pelo imFORZA, cerca de 18% dos cliques orgânicos no Google vão para o primeiro resultado da busca, 10% para o segundo e 7% para o terceiro. Por isso, ter um bom rankeamento é a chave para aumentar o número de visitantes do seu site, melhorar a conversão de leads (potenciais clientes) e, como consequência, ter grandes chances de concretizar uma venda online. Em épocas de crise, o SEO é fundamental para manter os negócios em pleno funcionamento, além de aumentar a visibilidade da sua página web.

3 dicas de otimização para o seu site

Ao se colocar entre os primeiros em uma pesquisa no Google, quando se digita uma palavra-chave como “consulta oftalmologista”, seus produtos e serviços alcançam destaque, atraindo a atenção dos usuários e tendo um impacto positivo no ciclo de compras. Abaixo, separamos algumas dicas de otimização para o seu site, com base nas estratégias de SEO. Confira!

1 – Aposte em conteúdos informativos

O conteúdo é um dos principais recursos do SEO e, com certeza, é um dos fatores que mais pesa para a classificação do Google. Visto que estamos vivendo um boom de notícias falsas, é importante que o seu material seja credível, com informações relevantes e valiosas para o leitor. Por exemplo, ao tratar de móveis planejados para cozinha, o ideal é não tratar apenas do produto em si, mas trazer dicas, curiosidades, entre outras matérias criativas sobre o nicho de atuação.

2 – Tenha uma boa navegabilidade

O Google identifica quando uma experiência é favorável ou desfavorável para o usuário – e a navegabilidade tem uma interferência muito grande em tudo isso. Afinal de contas, ao procurar por uniformes para empresas em um celular, por exemplo, e se deparar com um site de difícil carregamento, com imagens pesadas e fontes ilegíveis, é bem provável que você abandone a navegação. Por esse motivo, o SEO também inclui a construção de um site responsivo ou mobile friendly, especialmente para o uso em dispositivos móveis.

3 – Chame especialistas

O especialistas podem ajudar na otimização do seu site, pois eles conferem autoridade ao seu conteúdo. Além disso, essa estratégia é capaz de:
  • Oferecer informações extras na sua página;
  • Melhorar a credibilidade do seu material;
  • Fortalecer a imagem da empresa no mercado;
  • Promover um bom relacionamento com outros sites.
Os artigos de convidados, chamados de guest posts, são usados por muitas empresas e, como consequência, ajudam na classificação da sua página no Google, além de melhorar a visibilidade dos seus produtos ou serviços.

Conclusão

Em tempos de crise, como a pandemia do novo coronavírus, é preciso refletir sobre novas estratégias para a sobrevivência das empresas. Nesse sentido, o marketing digital aparece como uma das soluções possíveis, visto que é possível melhorar o reconhecimento do mercado e manter um bom percentual das vendas. A otimização de sites, ou SEO, por exemplo, é uma das principais estratégias de marketing para gestão de crise. Com a intenção de melhorar o rankeamento no Google, a técnica ajuda a aumentar o tráfego orgânico, as conversões e a melhorar a imagem da empresa.
Como a otimização de sites pode auxiliar as empresas em tempos de crise?
Toni Campos
Toni Campos
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SEO
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