Como captar clientes pela internet – Saiba agora e lucre mais!

Como captar clientes pela internet é a pergunta da vez entre os empreendedores. Afinal, a cada dia que se passa, mais e mais pessoas fazem pesquisas na web à procura por produtos ou serviços e realizam, de fato, suas compras. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online aumentaram 40% nos últimos meses. Sendo assim, é nítida a força que esse meio oferece para dar um gás nas suas vendas, se você souber aproveitar a oportunidade. E, como sabemos que você está ligado nas tendências do mercado, não poderia ficar de fora dessa, não é mesmo? Então, coloque em prática cada dica que vamos dar sobre como atrair clientes pela internet, para que seus lucros cresçam como você nunca viu antes. Vamos lá?

Como captar clientes pela internet

Conquistar clientes pela internet é algo que todo empreendedor da atualidade deseja. Mas, para isso, é necessário criar uma estratégia de marketing digital bem elaborada. Dentro desse planejamento, você deverá pensar em respostas para as questões, a seguir.
  • Como está o mercado em que vou atuar?
  • Qual é o meu público ideal?
  • Quais canais de atuação são mais indicados para o meu negócio?
  • Como elaborar uma estratégia de marketing digital eficiente?
Portanto, não poupe esforços para estudar, previamente e de maneira aprofundada, sobre o seu mercado, a sua concorrência, o seu público e as possibilidades de estratégias. Afinal, esses fatores são de extrema importância para desenvolver um planejamento de marketing digital realmente assertivo. Para te ajudar a encontrar essas respostas, agora vamos falar um pouco sobre cada um desses itens.

Faça a análise do seu mercado de atuação

Na análise de mercado online, você precisa levar em consideração fatores como: concorrência direta, concorrência indireta, local onde vai atuar (se será em âmbito regional, nacional, internacional, etc.), como você vai se posicionar nesse mercado, etc.

Estudo da concorrência

Para fazer a análise de concorrentes (diretos e indiretos) que você terá na internet e entender melhor sobre como eles trabalham virtualmente, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas, como:
  • Google Alerts;
  • Ubersuggest;
  • SEMRush;
  • SimilarWeb;
  • Buzzsumo.

Definição do seu local de atuação

Ao estabelecer onde você vai atuar, é importante avaliar até onde o seu produto ou serviço consegue chegar, geograficamente falando. Então, se você presta serviços de redação para web, por exemplo, não precisará estar fisicamente próximo ao seu cliente, já que pode realizar todo o trabalho remotamente. Porém, se você mexe com manutenção de computadores, aí sim terá que estabelecer em qual região consegue fazer atendimentos. Logo, não há outra forma de se consertar esse tipo de máquina se você não estiver, presencialmente, no local em que ela se encontra. Apesar de parecer estranho fixar um local para atuar na internet (que é um ambiente sem limites geográficos), você precisará saber essa informação, principalmente, para utilizá-la quando for criar suas campanhas de SEO e de redes sociais, por exemplo.

Entenda qual é o seu público ideal

Após a análise do local de atuação, é hora de partirmos para o entendimento e a definição do seu público-alvo — que, em marketing digital, chamamos de buyer persona. Veja mais, a seguir como construí-la.

Elaboração da sua persona

A buyer persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Para chegar nela, é preciso conhecer bastante sobre o perfil da pessoa que costuma se interessar pelo seu produto ou serviço. Logo, alcançando essa definição, as chances de acerto serão grandes, já que, para definir os melhores canais para atuação e as ferramentas mais indicadas, você precisará dessa persona bem traçada. As principais informações que você deve estipular para a sua persona são:
  1. nome;
  2. idade;
  3. estado civil;
  4. nível de educação;
  5. profissão;
  6. segmento em que atua;
  7. características pessoais;
  8. características profissionais;
  9. objetivos pessoais;
  10. objetivos profissionais;
  11. dores/problemas que precisam ser sanados;
  12. como o seu produto ou serviço pode ajudá-la.
Para que a sua persona seja a mais fiel possível ao seu público, é imprescindível coletar dados e construi-la de forma bastante detalhada. Então, com esse intuito, você pode contar com informações que conseguirá por meio de:
  • históricos e registros sobre seus clientes atuais, mesmo que sejam informações mais básicas;
  • pesquisas com seus clientes recentes;
  • buscas por informações demográficas;
  • tendências de pesquisas na internet por termos chaves do seu negócio.
Chegando à definição desses itens, você terá uma buyer persona bastante completa. Isso o apoiará na elaboração de uma estratégia mais consistente, sendo possível traçar diretrizes importantes para a sua estratégia, como: em quais meios você vai encontrar o seu público, qual o seu tom de voz ao se dirigir a essa pessoa, quais os melhores formatos de conteúdos, etc. Assim, suas chances de atingir, em cheio, o público certo, no intuito de gerar resultados desejados, como captar clientes pela internet e aumentar o seu lucro. O próximo passo é descobrir que meios virtuais estão disponíveis no ambiente digital, bem como quais deles são os mais indicados para você criar o seu planejamento e atuar dentro deles. Confira!

Descubra os canais de atuação mais indicados

Agora que você conhece melhor o seu mercado, o seu público e já definiu a sua persona, será possível identificar os melhores canais para atuar. Hoje, temos inúmeros meios a serem explorados, como:
  • sites;
  • blogs;
  • e-commerces;
  • redes sociais.
Cada um desses meios oferece recursos diferentes, porém, todos conseguem alcançar resultados bastante satisfatórios ao captar clientes pela internet. Mas, para isso, é importante descobrir onde está o seu público. Dessa forma, você saberá em qual deles apostar!

Onde encontrar o seu cliente em potencial

Imagine que a sua persona tem 23 anos, é estudante e gosta mais de ver fotos e vídeos do que de ler. E se o problema que ela quer resolver for comprar novas roupas? Então, provavelmente, ela estará, tanto fazendo pesquisas no Google, quanto acessando e-commerces e redes sociais, como Instagram, Pinterest, Snapchat, YouTube, etc. Agora, se ela tem 42 anos, é uma empresária e está, constantemente, buscando informações técnicas sobre sua área de atuação para se atualizar na carreira, é possível que você a encontre fazendo pesquisas em sites e blogs, em busca de cursos e artigos, além de acessar redes profissionais, como LinkedIn, por exemplo. Seguindo esse raciocínio, será possível entender onde o seu público se concentra. Aqui, você também pode usufruir de pesquisas na internet e questionários para entender melhor as preferências do seu lead, com relação aos seus acessos à internet. Assim, você terá informações consistentes para decidir onde investir seus esforços. Quer ter uma máquina de vendas online? Baixe nosso e-book agora e saiba como!

Elabore uma estratégia de marketing digital eficiente

Finalmente, chegou o momento de aplicar todos os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores e ver, de fato, como atrair clientes pela internet, por meio de uma boa estratégia de vendas online. Em um planejamento de marketing digital realmente eficiente, é necessário estudar e determinar as táticas que podem servir mais adequadamente para o seu negócio. Entre as principais, podemos explorar opções como:
  • produção de conteúdo;
  • inbound marketing;
  • trabalho de SEO;
  • criação de loja virtual.

Como captar clientes pela internet com a produção de conteúdo

A produção de conteúdo tem sido um dos maiores destaques do momento, devido à sua efetividade e custo acessível ao captar clientes pela internet.

Etapas da produção de conteúdo

Resumidamente, a criação e o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo funcionam da seguinte forma:
  1. por meio de estudos, você determina quais termos são mais buscados pela sua persona na internet;
  2. com base nisso, você produz conteúdos de qualidade e que ofereçam informações importantes para ela;
  3. você faz a publicação desses materiais no seu site ou blog;
  4. a sua persona encontra os seus conteúdos, pesquisando os termos nos buscadores;
  5. se o seu conteúdo é realmente bom, ela fica satisfeita com as informações adquiridas e vira fã da sua empresa.
Assim, você conquistará um cliente em potencial (lead), que poderá se tornar, em breve, um cliente real.

Tipos de conteúdos produzidos

Os principais tipos de conteúdos que podem ser criados para captar clientes pela internet são:
  • blog posts;
  • textos institucionais;
  • páginas de produtos;
  • e-books;
  • infográficos;
  • vídeos;
  • podcasts;
  • outros.
Conhecendo o seu público, você saberá melhor do que a sua persona gosta e qual tipo de conteúdo ela consome na internet. Assim, será possível escolher, entre as opções, quais delas darão um melhor resultado para a sua estratégia. De início, talvez você não faça uma escolha tão certeira quanto gostaria. Mas, saiba que faz parte do processo experimentar e testar para chegar nos tipos de materiais perfeitos para a sua persona. Então, nada de desanimar, logo de primeira, ok? Afinal, a criação de conteúdo traz tantos benefícios que vale a pena focar nela!

Benefícios da criação de conteúdo

Confira quais são as principais vantagens da criação de conteúdo:
  • marcar sua presença online;
  • oferecer conteúdo relevante para a sua persona;
  • atrair visitantes para o seu site e blog;
  • educar a sua persona sobre o seu mercado;
  • ser reconhecido como autoridade no seu segmento de atuação;
  • diminuir esforços de vendas, atraindo leads mais qualificados;
  • criar um relacionamento mais próximo com o seu público.

Como captar clientes pela internet com o Inbound Marketing

Na estratégia de inbound marketing, você utiliza recursos, como os seus conteúdos produzidos, por exemplo, para fazer com que a sua persona deslize mais facilmente pelos estágios do seu funil de marketing — do topo ao fundo. Ou seja, o seu potencial cliente vai sendo qualificado em cada etapa da jornada, até que esteja perfeitamente pronto e amadurecido para fazer negócios com a sua empresa. Não importa se você atua em B2C ou B2B: o inbound marketing é ideal para você fortalecer a sua marca e fazer suas vendas dispararem.

Ferramentas utilizadas no Inbound

As principais ferramentas que você pode utilizar na sua estratégia de inbound marketing são:
  • blogs;
  • e-mail marketing;
  • newsletters;
  • landing pages;
  • campanhas em redes sociais;
  • ações de remarketing;
  • fluxos e automações;
  • materiais ricos;
  • outras.

Vantagens da estratégia de Inbound

Agora, veja o que você consegue com uma boa estratégia de inbound:
  • alcançar o público certo;
  • ser procurado pelo seu lead, e não o contrário (marketing passivo);
  • aumentar sua capacidade de persuasão;
  • diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • criar relacionamento e fidelização, mais facilmente;
  • conseguir mais vendas, em menos tempo.

Como captar clientes pela internet com a criação de loja virtual

Se você atua com vendas de produtos, essa ferramenta de como captar clientes pela internet será a sua grande sacada! E não seria para menos, afinal, as lojas virtuais estão sempre em alta. As facilidades para o seu cliente são muitas: a comodidade de fazer compras sem sair de casa, os preços mais acessíveis e as opções diversas de produtos para escolher são somente algumas das vantagens.

Vantagens das lojas virtuais

Claro, para você, a criação de loja virtual também proporciona inúmeros benefícios, como:
  • aumentar sua visibilidade online;
  • economizar com espaços físicos para a sua empresa;
  • estar a um clique de distância do seu cliente;
  • oferecer descontos que não seriam viáveis com uma loja física;
  • disponibilizar um maior mix de produtos para o seu cliente;
  • tornar-se mais competitivo no seu mercado;
  • outros.
Logo, ter uma loja virtual será realmente um investimento, e não um gasto. No final das contas, você terá sua empresa “no ar”, durante 24 horas por dia, o ano todo, gerando um ótimo retorno — e sem precisar gastar mais para isso.

Como captar clientes pela internet com o SEO

Podemos considerar que o trabalho de SEO (otimização de sites) é um dos grandes segredos para que a maioria das táticas citadas acima funcionem, de forma realmente plena. Afinal, de nada adianta produzir conteúdos relevantes para a sua persona, desenvolver um bom plano de inbound e criar uma loja virtual, se o seu lead não o encontrar nas buscas pela internet. Sendo assim, preste bastante atenção em nossa dica: trabalhar o SEO do seu site ou blog é uma ação obrigatória para você que quer saber como atrair mais clientes pela internet. Afinal, a otimização de sites é o que fará você ganhar, de fato, a visibilidade desejada na internet. Por meio de técnicas específicas, esse trabalho consegue fazer com que as suas páginas apareçam nas primeiras posições dos buscadores. Mas, o que isso quer dizer, afinal? Bom, com os seus conteúdos em destaque nos resultados de pesquisas do seu lead — sejam eles comerciais, institucionais ou promocionais — , as chances de visualização e acesso são muito maiores! Agora, você deve estar curioso e se perguntando: “como ranquear meu site no Google“, certo? Então, continue a leitura e entenda como funciona um planejamento de SEO bem-feito.

Estratégia de SEO

No serviço de otimização de sites, algumas etapas devem ser cumpridas, para que a sua captação de clientes pela internet seja realmente eficiente. Ao trabalhar o seu SEO na criação de conteúdo, você precisará:
  • criar um blog, segundo os parâmetros corretos de SEO, para inserir seus conteúdos;
  • analisar o mercado e a concorrência;
  • entender a fundo sobre o público;
  • definir de termos mais buscados pela persona (palavras-chaves);
  • criar conteúdos baseados no mercado, público e palavras mais buscadas;
  • aplicar técnicas de SEO, conforme fatores estipulados pelos buscadores.
Já no SEO para lojas virtuais, você precisará:
  • desenvolver seu site de e-commerce dentro dos parâmetros ideais de SEO;
  • criar conteúdos otimizados para suas páginas de produtos;
  • aplicar técnicas de SEO em ambos.
Lembramos que existem dois tipos de trabalhos de SEO: SEO on page e SEO off page. Sendo assim, o ideal é que você consiga unir as duas possibilidades, turbinando ainda mais o rankeamento das suas páginas. Como pudemos perceber, para atrair novos clientes na web, é preciso estudar muito, elaborar uma boa estratégia e utilizar as ferramentas corretas. Mas, apesar de parecerem complicadas, vale a pena apostar nessas técnicas, que são poderosas e podem trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Ainda não está totalmente certo sobre como captar clientes pela internet? Então, caso precise, releia novamente esse conteúdo para entender melhor e, se tiver dúvidas, é só entrar em contato com a nossa equipe. Temos profissionais especialistas em marketing digital querendo fazer da sua empresa um sucesso de vendas!
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