É novo no SEO? Comece com essas 9 métricas!

A otimização de mecanismo de busca é um processo complexo. Existem vários fatores que influenciam o sucesso e várias métricas de SEO que podem ser medidas para rastrear esses fatores.

Para a maioria das pessoas, é impossível acompanhar todas as mudanças, mas é preciso ter uma visão geral básica do que está acontecendo com seu site, a fim de obter sucesso no mundo competitivo da internet.

Vamos dar uma olhada nas 9 métricas de SEO mais importantes que todo proprietário de site deve rastrear para medir o sucesso de SEO.

1. Tráfego orgânico

Tráfego orgânico refere-se a todos os visitantes que acessam seu site ou blog pelos mecanismos de pesquisa. Não inclui os anúncios CPC pagos (Google Ads).

Podemos dizer que o maior tráfego orgânico é o objetivo final da otimização do site; portanto, é bom acompanhar regularmente o progresso para saber se seus esforços de SEO são bem-sucedidos ou não.

Para encontrar o tráfego orgânico geral que chega à seu site, você precisa acessar a sua conta do Google Analytics e navegar para Aquisição> Todo o tráfego> Canais> Organic Search .

O caminho para os dados de tráfego orgânico geral no Google Analytics.

Se você deseja verificar o desempenho e a popularidade de suas páginas de destino, a melhor maneira é analisar o tráfego orgânico que chega às páginas de destino individuais.

Vá para o Google Analytics em Comportamento> Conteúdo do site> Páginas de destino e selecione o segmento de tráfego Orgânico .

O caminho para os dados de tráfego orgânico das páginas de destino no Google Analytics.

Dica: para ver o progresso, você pode comparar os dados semana a semana, mês a mês ou ano a ano. Se o tráfego for sazonal, a melhor prática é comparar os dados do mesmo mês do ano anterior.

2. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica de SEO que mostra o número de sessões de uma página, em outras palavras – quantas pessoas deixaram sua página web sem realizar nenhuma ação (visitar outra página, acessar um boletim informativo etc.).

A alta taxa de rejeição é uma coisa ruim?

Depende apenas do objetivo principal da página. Uma alta taxa de rejeição de uma página de checkout é um problema muito maior do que uma alta taxa de rejeição da página com as informações de contato da empresa.

Uma captura de tela do Google Analytics com a métrica SEO de taxa de rejeição.

Por exemplo, uma taxa de rejeição de 75 a 80% de uma postagem de blog não é realmente terrível, pois simplesmente indica que as pessoas vieram ao artigo, o leram e saíram, o que é um comportamento totalmente natural. Como a taxa de rejeição não considera o tempo que o visitante passou em uma página, isso não significa necessariamente que ele não encontrou o que precisava.

Obviamente, seria ótimo se eles clicassem em outros artigos também (e você pode considerar as melhorias de UX nesse assunto), mas nem sempre é possível influenciar isso.

Dica: Além do fato de que essa métrica de SEO é muito relativa em termos de bons / maus resultados, os números também podem diferir com base no setor / nicho do seu site, bem como na origem do tráfego.

Você pode comparar as taxas de rejeição de suas páginas de destino, analisar por que algumas têm um desempenho melhor que as outras e usar o mesmo padrão para diminuir a taxa de rejeição nas páginas que não apresentam um bom desempenho.

Dica: para tornar justa a comparação das taxas de rejeição, compare tipos semelhantes de páginas (por exemplo, postagem de blog em publicação de blog, página de produto em página de produto etc.).

3. Páginas por sessão

Agora que você analisou as pessoas que rejeitaram, vamos dar uma olhada nas pessoas que visitam mais páginas em seu site.

Páginas por sessão é uma métrica de SEO que mostra quantas páginas um usuário visitou em uma sessão em média (uma sessão é definida para 30 minutos por padrão).

Uma captura de tela do Google Analytics com a métrica de páginas por sessão de todo o tráfego e tráfego orgânico.

Diferentemente do tempo no site e das métricas de duração média da sessão, que são fortemente influenciadas pela falta de dados para as páginas de saída (o Google Analytics não pode avaliar quando o visitante saiu do site), as páginas por sessão são uma métrica de SEO bastante precisa e um ótimo indicador do envolvimento geral dos visitantes.

Em alguns casos, no entanto, um alto número de páginas por sessão pode indicar que o usuário não conseguiu encontrar o que estava procurando. É por isso que é bom verificar o fluxo de comportamento no Google Analytics para ver quais caminhos exatos os usuários seguem ao visitar seu site.

Principais conclusões: observe as métricas de páginas por sessão de forma realista, não espere ter uma proporção alta se você tiver um site de 3 páginas. Se as páginas mais altas por sessão forem desejáveis, pense nas melhorias que você pode fazer para atrair seus visitantes (produtos relacionados, artigos relacionados, links internos relevantes etc.).

4. CTR orgânico

A taxa de cliques orgânicos (CTR) é uma proporção de cliques em relação às impressões no Google (quantas pessoas veem seu site nos resultados de pesquisa divididas por quantas pessoas clicaram em seu site).

A CTR geralmente é uma métrica negligenciada no que diz respeito ao SEO, pois todos parecem se concentrar nos rankings.

Embora a CTR dependa fortemente da posição na SERP, ainda há espaço para você manobrar em termos de melhor desempenho, selecionando a URL correta e editando a tag do título e a meta descrição da sua página .

A CTR média do seu site pode ser encontrada no Google Search Console em Desempenho. Da mesma forma que as métricas de SEO mencionadas anteriormente, você pode analisar suas páginas com melhor desempenho e tentar melhorar a CTR das páginas com menor desempenho.

Não tenha medo de experimentar seu meta título e suas tags de descrição. Teste coisas novas e veja o que funciona melhor.

Um gráfico com a correlação da CTR geral e da posição média do Search Console

Dica: ao alterar o título e a descrição, você sempre deve considerar todas as palavras-chave para as quais classifica, pois a otimização da CTR pode melhorar os resultados de uma palavra-chave, mas ter um desempenho pior em outras palavras.

5. Autoridade do domínio e autoridade da página

Agora que abordamos as métricas essenciais de engajamento, passemos para as “métricas de SEO relacionada a marca” que se concentram na autoridade geral da página e tentamos prever seu sucesso em comparação com outros sites.

As métricas de SEO de autoridade de domínio e de autoridade de página foram desenvolvidas pela Moz para medir a autoridade (ou a capacidade de classificar na SERP) do site em uma escala de 1 a 100.

Como existe uma necessidade natural de ter uma métrica que ajude a avaliar rapidamente a autoridade do site, o DA e o PA tornaram-se métricas de SEO muito populares ao longo dos anos e substituíram a métrica PageRank usada para esse fim no passado.

E agora que a Moz atualizou o índice de backlink, o DA e o PA são muito mais sensíveis ao tempo do que costumavam ser.

No entanto, essas métricas de SEO não devem ser usadas como valores absolutos. Moz explica isso  com o seguinte exemplo: “Se o Facebook adquirisse um bilhão de novos links, o PA e o DA de todos cairiam em relação ao Facebook”.

Em outras palavras, não há valor DA / PA bom ou ruim. A melhor maneira (e realmente a única correta) é usar o DA e o PA como métricas relativas para comparar a autoridade do seu site com seus concorrentes.

Google SERP com os valores DA e PA dos resultados da extensão MozBar

Dica: Quando se trata da avaliação de um backlink, você deve se concentrar principalmente na Autoridade da Página, pois o patrimônio do link é passado da página específica , não do domínio. É um equívoco comum falar sobre “um backlink de um site com DA 50”, mesmo que o link mencionado seja de uma postagem de blog específica com pouca autoridade da página.

A diferença entre essas duas métricas de SEO é óbvia no nome. Eles são calculados da mesma maneira, mas a Autoridade de Domínio considera todo o domínio, enquanto a Autoridade de Página reflete a força de classificação de uma página específica.

6. Fluxo de Citação e Fluxo de Confiança

Outra dupla bem conhecida de “métricas de marca” é a Trust Flow e a Citation Flow da Majestic.

Da mesma forma que o DA e o PA, as métricas Citation Flow (CF) e Trust Flow (TF) são baseadas nos backlinks que apontam para um site específico e são expressas em uma escala de 100 pontos.

O Citation Flow refere-se ao número de backlinks apontando para um site – portanto, indica a popularidade do site em termos da quantidade de backlinks.

O Trust Flow, por outro lado, indica a qualidade desses backlinks , com base na proximidade do link aos sites confiáveis ​​(revisados ​​manualmente pelo Majestic). Em outras palavras, os backlinks de sites confiáveis ​​aumentam o fluxo de confiança do seu site.

É por isso que é raro o Trust Flow ter um valor mais alto que o Citation Flow, pois existem muitos backlinks, mas nem todos são de alta autoridade.

Com essas duas métricas, você pode calcular facilmente a “taxa de confiança” da página dividindo o TF com CF (por exemplo, TF 20 / CF 30 = 0,66). Você deve procurar o maior número possível, sendo 1 impressionante e valores acima de 1 totalmente fenomenais.

Dica: a  taxa de confiança pode ser uma ótima métrica ao avaliar as possíveis perspectivas de links. Ninguém quer um backlink de um site não confiável.

Se o Trust Flow for significativamente menor que o Citation Flow, o perfil do link provavelmente consistirá em muitos backlinks de baixa qualidade
Você deveria se importar? Bem, isto depende.

Em geral, os backlinks de baixa qualidade não devem afetar negativamente seu site, desde que não tenham sido criados deliberadamente por você. No entanto, se você tentar a sorte usando links de baixa qualidade para melhorar sua classificação, seu site poderá receber uma ação manual (também conhecida como penalidade) pelo Google.

7. Domínio da SERP

Se você está vagando pelo SEO há algum tempo, provavelmente já se deparou com afirmações como “SEO não é mais sobre ser o primeiro”.

O que eles querem dizer?

Bem, muitos iniciantes em SEO se concentram apenas no ranking em primeiro lugar no SERP do Google. Embora não haja nada errado com as boas classificações, como em tudo, o problema está nos detalhes.

Deixe-me explicar um exemplo.

Imagine que você esteja na primeira posição para uma palavra-chave que gera o tráfego de 20 visitantes únicos por dia. E, ao mesmo tempo, você se classifica na sexta posição para uma palavra-chave que traz 200 novos visitantes por dia. Obviamente, a segunda palavra-chave é mais valiosa para você, mesmo que você nunca alcance uma posição mais alta que a sexta.

É por isso que você nunca deve se concentrar apenas nas classificações individuais, mas no domínio geral das SERPs nas quais deseja classificar.

Dica: Você precisa considerar é o tipo de conteúdo que deseja classificar. O Google está se tornando cada vez melhor ao reconhecer a intenção do usuário e seu tipo de conteúdo (por exemplo, uma página de produto) pode não ser capaz de classificar para determinadas consultas (especialmente consultas informativas), mesmo que seja relevante.

8. Domínios de referência

Para fins de rastreamento de crescimento, no entanto, o número de domínios de referência é uma métrica muito melhor e mais representativa.

Por que se referir a domínios?

É muito simples – a contagem geral de backlinks inclui links para todo o site que distorcem os resultados e podem alterar os números rapidamente, sem refletir na qualidade real dos links. Na realidade, um site com 10 backlinks de 10 domínios diferentes pode ter mais autoridade do que um site com 50 backlinks de 5 domínios aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Portanto, da próxima vez que você verificar o número de backlinks do seu concorrente e o número o desanimar, não se esqueça de verificar o número de domínios de referência em vez do número geral.

Para ser ainda mais preciso sobre quantas entidades diferentes possuem links para um site, podemos ver o número de endereços IP ou sub-redes de referência.

Dica: Lembre – se de que a qualidade é muito mais importante que a quantidade quando se trata de criação de link. Um backlink de um site oficial é muito mais valioso do que centenas de backlinks de baixa qualidade, o que pode causar mais danos do que benefícios.

9. velocidade da página

Como a velocidade da página é um fator de classificação para pesquisas em computadores e dispositivos móveis no Google, é muito importante considerar essa métrica de SEO.

A melhor maneira de testar seu site é pelo Google PageSpeed ​​Insights. Ele não apenas pontua seu site, mas também sugere as melhorias que podem ser feitas caso o resultado não seja tão bom quanto deveria.

O artigo sobre a velocidade da pesquisa para celular no blog oficial do Google para webmasters afirma que “a intenção da consulta de pesquisa ainda é um sinal muito forte; portanto, uma página lenta ainda pode ter uma classificação alta se tiver um conteúdo excelente e relevante”. Portanto, apenas as páginas mais lentas são afetadas negativamente.

Obviamente, a velocidade da página não é apenas uma métrica de SEO, mas também influencia em grande parte a experiência do usuário. É sabido que a probabilidade de um visitante sair prematuramente do site devido ao carregamento lento aumenta significativamente se a página carregar mais de 3 segundos.

Se você deseja acompanhar a velocidade do site ao longo do tempo ou filtrar a velocidade da página pelos dispositivos, use o Google Analytics.

Informação importante: Melhore o máximo que puder a velocidade do seu site, mas não esqueça que o site mais rápido não lhe trará classificações mais altas se o conteúdo não for relevante e bom.

Conclusão

As métricas de SEO que mencionei neste artigo são apenas a ponta do iceberg. No entanto, se você é novo no SEO, é bom se concentrar em algumas das métricas mais relevantes.

Existem muitas recomendações e conselhos na internet que podem sobrecarregar ou confundir você. Atenha-se ao básico. (E acompanhe a Cia Web Sites em sua mídias sociais e no blog Cia News

É novo no SEO? Comece com essas 9 métricas!
Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
SEO
É novo no SEO? Comece com essas 9 métricas!

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Quero ter mais receita
ciaweb
Online
×

Olá, que tal um orçamento sem custo?