Conheça as melhores dicas de otimização de sites

Com a popularização da internet, a presença online tornou-se indispensável para as empresas. No entanto, para garantir a sobrevivência e destaque, é preciso apostar em melhorias constantes nas estratégias comerciais, como a otimização de sites, que abrange essencialmente as técnicas SEO (Search Engine Optimization).

Tais técnicas são direcionadas para que as plataformas das corporações alcancem um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa, o que consequentemente assegura maior visibilidade e autoridade.

As táticas são aplicadas de acordo com os fatores que têm impacto para uma melhor experiência para o usuário e posicionamento. Além disso, podem ser On page, ou seja, dentro da página e Off page, que são elementos externos. 

Por mais que cada empresa conte com suas particularidades, há algumas dicas gerais que podem ser adotadas, tais como:

1) Use corretamente as palavras-chave

A palavra-chave tem uma grande influência no marketing digital por se tratar do termo empregado pelo indivíduo no momento da pesquisa.

É o caso de um profissional da indústria que está interessado em peças para máquinas, como torquimetro industrial. Naturalmente, ao acessar um mecanismo de busca, termos variados podem ser usados.

Por esse motivo, há uma série de diretrizes e pesquisas a serem adotadas para que as palavras-chave mais adequadas de acordo com a estratégia sejam usadas.

Como exemplificação, é válido citar que é indicado usá-la de forma natural e no início do conteúdo, verificar o volume, empregar variações, entre outros pontos.

2) Tenha um design responsivo

O desenvolvimento de uma plataforma responsiva viabiliza o acesso por intermédio de diferentes dispositivos, em que basicamente, o conteúdo se adapta aos tamanhos divergentes das telas.

Por exemplo, se um usuário decide procurar a partir de seu celular por informações a respeito da instalação e manutenção de grupo gerador de 30kva para um empreendimento, ao se deparar com com um site responsivo, terá facilidade na navegação.

Até porque, é preciso considerar que os buscadores priorizam plataformas responsivas, justamente pelo impacto que possuem na experiência do usuário.

3) Coloque botões sociais

Quando há pessoas que compartilham, curtem ou comentam o conteúdo de uma determinada marca, sua influência cresce, o que também se reflete nos mecanismos de busca.

Por essa razão, assegurar botões de redes sociais nas plataformas da empresa é indispensável para estimular compartilhamentos, comentários e menções. Afinal, é algo que potencializa a credibilidade da marca.

4) Invista no link building

Essa é uma tática que se assemelha a um sistema de indicações, em que a diversidade e quantidade de links recebidos possuem grande impacto na autoridade conquistada.

Naturalmente, a obtenção de links de uma plataforma que aborda temas da mesma área pode ser mais positiva devido a relevância do domínio.

Uma das formas de aplicar o link building é o guest post, que consiste em publicar em outra plataforma como autor convidado, por exemplo, uma empresa que realiza projetos com CLP (Controlador Lógico Programável) pode citar os benefícios da automação no blog de uma corporação do setor industrial.

5) Cuidado com a URL

Quando se fala em URL, é válido citar que ela é um fator On page e direto para o posicionamento. Há dois pontos a serem considerados: um endereço adequado alavanca as chances de acesso e os buscadores detectam a palavra-chave na URL.

Entre alguns elementos que podem ser evitados, estão:

  • Endereços longos;
  • Falta de conexão com a página;
  • Números;
  • Diversos caracteres inadequados.

Também não é recomendado que a URL seja alterada após a indexação da página, pois os resultados alcançados para a página podem ser perdidos.

A análise de resultados em SEO

Além das práticas essenciais para aumentar as chances de obter maior visibilidade com as técnicas de SEO, é indispensável que o acompanhamento seja constante, de acordo com os objetivos da marca.

Os objetivos podem variar e, certamente, é algo que se reflete nas métricas a serem acompanhadas, porém, há algumas métricas de grande relevância como o tráfego orgânico e as conversões.

Não basta ter um tráfego positivo sem conversões ou outros resultados positivos alcançados.

Outras métricas interessantes de serem acompanhadas é a autoridade dos links conquistados, o que potencializa a relevância da página do empreendimento e o ROI (Return Over Investment), que indica essencialmente a lucratividade.

Com análises como essas, há possibilidade de empregar os ajustes necessários para assegurar um desempenho satisfatório da estratégia.

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Categoria(s)
Marketing Digital
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