Como ser um ‘Jedi’ do SEO On-page
Muito se fala de SEO On-Page e o que vemos é sempre a mesma coisa. Mas queremos ensinar a você alguns truques diferenciados para se tornar um verdadeiro mestre Jedi da otimização nas páginas internas do seu site.
Para isso, não falaremos sobre o que sempre é dito de SEO On-Page, pelo contrário! 😱 O intuito desse post é te passar algumas maldades que aprendemos após 7 anos prestando o serviço de otimização de sites. Percebeu como está imperdível?!
Link Juice, o que não te falam?
Já sabemos que o link-building interno é fundamental para mostrar ao Google do que se trata cada página e ranqueá-las de acordo.
O que talvez seja novidade para você é que nos últimos tempos o NOFOLLOW “rouba” link juice:
Como você pode ver na imagem acima, o nofollow não transfere juice, porém o juice não é redistribuído para os links DOFOLLOW, pelo contrário, ele é perdido.
Isso faz com que a porcentagem de juice destinado ao nofollow seja desperdiçada: não vai para lugar nenhum (juicelost)!
Nofollow interno
O Google não recomenda que seja usado o atributo nofollow internamente, mas já vimos ao longo dos anos que se seguirmos tudo que o Google recomenda a gente pode se atrapalhar e em alguns casos até perder posição.
Ao longo do último ano fizemos vários testes no on-page e um que surtiu muito efeito foi colocar nofollow nos links de telefone, e-mail e redes sociais.
Agora, uma coisa interessante que notamos e que muitas pessoas fazem é duplicar links. Observe o exemplo para entender melhor:
Isso que você vê na imagem acima são os posts de um site com boxes que estão na Home. É muito comum colocarem link na imagem e no botão, e esse não é o método mais adequado ao resultado.
Mesmo perdendo um pouco de juice, é melhor utilizá-lo a favor da palavra-chave, pois um âncora “LER MAIS” de nada ajuda no ranking.
Ainda falando dos boxes dos posts, percebemos uma melhora significativa em diversos experimentos fazendo as seguintes alterações:
- Remova o link da imagem;
- Coloque nofollow no botão;
- Coloque link no título.
Ainda relacionado a isso, faça o teste com os Plugins de carrossel (usar alguns com rolagem infinita costuma dar uma atrapalhada no link-juice).
Slide, carrossel e #top
Em vários sites, removemos a tag<a> das setas dos slides, carrossel e o #top (aquela seta no rodapé que volta a tela pro topo). Ao invés disso colocamos o onclick do javascript (por não distribuir link-juice e ser mais rápido que o jquery).
Ferramentas para checar o On-page
Em sites pequenos, essas ferramentas não precisam ser usadas, a menos que você queria atingir a máxima performance.
SiteAnalyzer
O site-analyzer.com é, sem dúvida, um dos melhores analisadores de on-page, muito detalhado e eficiente, porém o preço não é muito acessível.
Lighthouse
O lighthouse é uma extensão para o Chrome desenvolvida pelo próprio Google. Apesar de ser focado em Progressive Web Apps, ele é uma ferramenta formidável para os desenvolvedores.
Ele trata as diferentes “áreas” do SEO, separando-as e pontuando-as em:
- Performance;
- Progressive Web App;
- Acessibilidade;
- Melhores práticas;
- SEO.
Dicas rápidas de SEO
🥇Insira sua keyword entre as primeiras 100 palavras da página;
🥇Use Outbound links nos posts do blog;
🥇Use LSIs nas páginas para mostrar ao Google do que exatamente você está falando;
🥇Coloque o link “home” do menu como nofollow.
Aplique essas técnicas junto às que você já conhece e você verá uma melhora significativa em seu site.
Se achar complicado, fique tranquilo e aposte em quem realmente tem autoridade para colocar seu site em destaque. A Cia Web Sites é especialista em otimização aplicando estratégias infalíveis de SEO On-Page e Off-Page.
Navegue em nosso site para maiores informações ou, para conferir outras dicas promissoras sobre otimização, basta clicar aqui.