Ferramentas para verificar o SEO do seu site
As pessoas que trabalham com a internet com certeza já ouviram falar no termo Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO. Ele foi implantado em 1997, um ano após a criação do Google, e a tradução para o português seria otimização de ferramenta de busca. Isso significa que o SEO acaba sendo o que dita a otimização das páginas da internet e como os usuários podem buscar esta mesma página nos buscadores online, como o Bing, Yahoo e o próprio Google, que também é o mais utilizado atualmente.
E mesmo sendo um conceito antigo, o SEO acaba sendo muito utilizado e totalmente funcional até os tempos atuais. Através de ferramentas que auxiliam e facilitam na otimização das buscas, o SEO é o melhor amigo dos webmasters, pessoas que trabalham majoritariamente com a internet e administram um ou diversos sites.
Ferramentas de SEO
Existem diversos tipos de ferramentas para SEO, cada uma se baseando em uma função ou conceito diferente. O primeiro conceito é a pesquisa por palavras-chave. Esse é o pontapé inicial para o bom funcionamento da sua página web, já que as palavras-chave vão permitir com que você seja localizado mais facilmente. Confira as principais ferramentas para SEO baseadas neste e outros conceitos:
- SE Ranking: é uma plataforma baseada em nuvem para profissionais de SEO e marketing online que fornece um conjunto completo de ferramentas para auditoria abrangente de sites, análise de concorrentes, classificação de sites, sugestão e agrupamento de palavras-chave, monitoramento de backlinks, relatórios profissionais automatizados e muito mais. Além das ferramentas padrão de SEO, o sistema oferece um conjunto de recursos adicionais, como White Label e Plano de Marketing, com o objetivo de levar seus serviços digitais profissionais a um nível totalmente novo. É a nossa predileta!
- Keyword Planner: Oferecido de forma gratuita na plataforma de anúncios do Google Ads, a ferramenta Keyword Planner possibilita com que o administrador possa checar os volumes de pesquisa por determinadas palavras-chave que ele escolha, receber dicas de palavras-chave otimizadas para o seu site e ainda uma visão mais generalizada da concorrência de palavras-chave semelhantes entre sites.
- Übersuggest: Esta ferramenta auxilia na visualização das buscas automáticas no Google, isto é, quando você digita alguma palavra e a caixa de sugestões oferece diversos complementos e até mesmo frases completas, baseando-se nas palavras mais pesquisadas em conjunto. Um exemplo seria você digitar “celular” no Google e ele sugerir “celular barato”, já que quando pesquisamos algum aparelho como este, na maioria das vezes será para uma compra barata e eficiente. o Übersuggest é gratuito e oferece sugestões de A até Z para as palavras que você pretende anexar ao seu site.
- Screamingfrog: Durante a administração online de uma página, alguns detalhes podem passar despercebidos. Esta ferramenta pode auxiliar neste quesito, já que é totalmente completa e oferece diversas opções para você ficar por dentro de tudo o que acontece em seu site. Para utilizar o Screamingfrog, o usuário deve decidir se prefere a versão gratuita com algumas limitações ou a versão completa, com todas as ferramentas liberadas, como localização de conteúdos duplicados, análise de links internos e externos, otimização de imagens e localização e avaliação de conteúdo, entre outras funções.
- SEMrush: Esta ferramenta possui diversas funcionalidades para a otimização da busca pela sua página web. O item mais utilizado do SEMrush é o quadro de monitoramento que ele oferece, onde o usuário poderá checar o desempenho de cada palavra-chave cadastrada, filtrar histórico por data, conferir taxas de melhora por período geral, checar a distribuição de suas palavras-chave pelo posicionamento geral ou ainda adicionar novas palavras-chave a qualquer momento.