10 dicas para quem está pensando em abrir uma loja virtual
Já pensou em abrir uma Loja Virtual ou expandir o seu negócio?
Confira algumas dicas que selecionamos para você.
1. Antes de abrir uma loja virtual, planeje-se!
É possível vender praticamente qualquer coisa pela internet, sempre existirá alguém no planeta querendo comprar as coisas mais inusitadas e as coisas mais comuns. Ainda assim, é preciso pensar nas possíveis barreiras antes de anunciar o produto. É fácil comprar, estocar, produzir e entregar? Será lucrativo?
Avalie quantas pessoas serão necessárias para as operações diárias como cadastro de produtos, atendimento ao cliente, divulgação e postagem dos produtos.
Fique de olho no mercado, conheça seus concorrentes e a maneira como eles atuam.
Além disso, sabemos que, com a pandemia, o modo que o consumidor se relaciona com uma marca ou loja mudou. Hoje, as pessoas estão mais conectadas e mais dispostas a comprar pela internet. Logo, é muito importante você se atentar às estratégias de Marketing Digital e de se destacar no Google.
Estima-se que somente no ano passado o faturamento das lojas online cresceu em 41%. A comparação é feita em relação ao mesmo período em 2019, e o número representa a maior alta do setor em 13 anos. O consumidor está utilizando a web para comprar, e a empresa precisa ser encontrada para vender.
Baixe nosso material com estratégias prontas para você aplicar em uma Loja Virtual.
2. Conheça seu negócio e o nicho escolhido
Saiba tudo sobre os produtos que você vai oferecer e entenda como funcionará sua Loja Virtual.
A experiência do seu cliente começa ao acessar sua loja e se estende ao pós-venda. Neste meio tempo nenhum desses pontos deve falhar, e você precisa estar preparado para saber como agir caso ocorra algum problema.
Evite dor de cabeça, e comece oferecendo um serviço de qualidade.
3. Venda seu produto de forma transparente
Os produtos oferecidos são objetivo do seu cliente, por isso precisam estar bem distribuídos e organizados na loja. As fotos devem ser de boa qualidade, bem iluminadas e nítidas, com o fundo que não atrapalhe a visualização do seu item.
Devem sempre estar acompanhados de informações claras sobre valores, formas de pagamentos e entrega. Além de descrições detalhadas do produto como suas funcionalidades, tamanhos disponíveis, peso, opções de cores e outros.
Deixar a avaliação do produto disponível, é também muito importante. Para o cliente, a opinião de outros consumidores é determinante na decisão de compra.
4. Cuide do pagamento e frete
Procure disponibilizar variadas formas de pagamento como cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito.
Ofereça também alternativas de frete, já que alguns preferem pagar menos e outros preferem receber antes. Exibir promoções de frete também pode ser um bom negócio. No ano de 2020, cerca de 43% das compras pela internet foram feitas a partir de “frete grátis”.
5. Invista no atendimento e fidelização
Disponibilize vários canais de contato para o cliente, como: telefone, e-mail e chat. Esclareça todas as dúvidas e seja cordial. Uma grande estratégia de fidelização vem sendo explorada por empresas que desejam aumentar a receita sem gastos com aquisição de clientes.
Ao fidelizar compradores é possível desenvolver um vínculo maior, que possibilita um público fixo e que trará sempre resultados para a instituição. Não haverá a necessidade de uma divulgação muito intensa, pois os próprios clientes tendem a trazer resultados com divulgações boca a boca.
O marketing conversacional é uma estratégia voltada para a fidelização que explora o vínculo com o cliente e o fortalece. Pesquisas já indicam que os consumidores estão dispostos até mesmo a pagar mais caso sua experiência seja satisfatória. Planeje-se para ser um serviço incomparável ao cliente!
6. Utilize as redes sociais para a divulgação de sua loja virtual!
Redes Socias, Links Patrocinados, SEO, Adwords… existem muitas maneiras para divulgar o seu nome. Aproveite cada uma delas e abrace a internet.
Ainda assim cuidado, pois não adianta criar uma Page no Facebook e nunca postar nada. Um dos principais pontos com o algoritmo das redes sociais é a constância. Planeje-se para ganhar notoriedade estabelecendo uma frequência de post para as redes escolhidas!
7. Ofereça um serviço confiável e seguro
Esteja atento a segurança do ambiente de pagamento da sua loja, do seu banco de dados e dos dados do seu cliente. Esse ponto é essencial para pensar antes de abrir uma loja virtual.
A segurança também é importante, pois até mesmo o SEO — o posicionamento da sua loja no Google — pode ser prejudicado por falta de segurança. Lembre-se que o papel do mecanismo de busca é oferecer a melhor qualidade para quem procura.
Por isso, para ser visto é essencial reparar possíveis erros e otimizar os processos de segurança de sua loja. Demonstrar a confiabilidade do serviço também é excelente para melhorar a visão do público sobre a sua instituição. Invista em segurança e garanta resultados em sua loja virtual!
8. Tenha um diferencial
Se você vai vender um produto que outras lojas oferecem, como é que você vai se diferenciar? Pelo preço? Pelo serviço? Quem são seus concorrentes? O que você tem de especial em relação a eles?
Pense nisso, e ofereça uma novidade que ninguém mais estava esperando!
9. Conheça seu público!
Quem é o consumidor do seu produto? Qual a sua necessidade? Por que ele está comprando o seu produto? Onde ele mora, o que ele gosta, qual sua idade?
Ao conhecer seu público é possível administrar melhor sua estratégia e entender o que irá agradá-lo ou não. Esse processo também facilita a humanização da marca, já que será possível falar diretamente com quem precisa de seus serviços.
10. Contrate uma Agência de confiança para ajudar em sua loja virtual
Um ambiente organizado, seguro e com a cara do seu negócio você conseguirá apenas contratando uma empresa especializada em soluções para Web, com experiência em criação de lojas virtuais.
Lembre-se que o barato pode sair caro. Lojas prontas e “aquele amigo do seu primo que faz sites” podem não atender suas necessidades.
Conheça os serviços da empresa que irá criar sua loja, avalie a proposta e o contrato. Busque informações e prepare-se para entrar no mundo do E-Commerce.
A Cia Web Sites oferece soluções especializadas em criação e otimização de lojas virtuais.
Se interessou? Entre em contato com a nossa equipe comercial e solicite uma visita hoje mesmo!