Podcast: como essa ferramenta pode ajudar sua marca?
Podcast são os conteúdos produzidos em áudios, e ainda que apareça em vídeo, a prioridade não é a imagem e sim o som.
São veiculados em plataformas online e exibidos por capítulos ou episódios em formatos de contação de história, entrevistas, artigos ou bate papo.
E no atual cenário mundial, o qual as pessoas fazem mais de uma atividade ao mesmo tempo, a opção do áudio é uma solução muito relevante.
Com o propósito de esclarecer como o podcast pode ajudar sua marca, segue esse artigo completo. Aproveite a leitura!
O que é o podcast?
Podcast são áudios gravados e publicados em sites ou plataformas com propósito de informar, educar ou apenas gerar entretenimento.
São organizados em temas e divididos em séries de episódios gravados e que são disponibilizados em plataformas online.
Estes podem ser baixados para ouvir offline tanto em computadores ou no mobile para ouvir quando quiser. E pode se inscrever com o RSS, que permite receber alertas para novos episódios disponíveis.
Existem algumas estruturas de gravação de podcast realizadas como:
- entrevista de um apresentador com um ou mais convidados;
- bate papo sobre tema específico;
- aula sobre alguma pauta;
- painel;
- contação de história etc.
Origem do podcast
A palavra podcast teve sua origem na união das palavras iPod + Broadcast.
Sendo “pod”a primeira palavra da derivação que se refere a ser portátil, e “cast”a segunda palavra de derivação refere-se a transmissão, como programas de rádio transmitidos.
Esse conceito iniciou com o programa “iPodder” apresentado por Adam Curry na MTV, que se uniu a Dave Winer (desenvolvedor).
E juntos, atribuíram a este programa o benefício de baixar os episódios para iPods.
Mas, o termo podcast é ainda hoje atribuído a Ben Hammersley, jornalista do The Guardian, que sugeriu o nome em um artigo e registrou o domínio podcast.net.
Sendo muito aceitável por Winer e Curry e a partir de 2004 iniciou o uso e em 2006 teve uma grande explosão de uso e pesquisa.
E voltou a ter outro crescimento exponencial no ano de 2019.
Como um podcast pode ajudar sua empresa?
As pessoas no mundo inteiro tem investido bastante tempo nas redes sociais e estar presente em todos os ambientes digitais é estar presente ao lado dos consumidores.
O podcast é mais uma ferramenta de marketing digital que amplia a oportunidade de alcançar um público distinto do blog.
Como mostrado no infográfico acima, existem vários tipos de podcast e todos tem boa audiência. A população entre 18 e 34 anos, acompanham em 44%, o que demonstra que boa parte da população economicamente ativa acompanha um ou mais podcast.
Conquistando 56% do público masculino e 44% feminino, ou seja a principal é uma ótima abordagem alcançar os homens e com uma linguagem divertida. Já que o segmento de comédia, educação e notícias os mais ouvido.
Além, do público que não tem tempo de ler um blog post, mas enquanto dirige ou faz academia ou faxina em casa, no ônibus, em um voo conseguem ouvir um podcast.
E essa é mais uma oportunidade para o mix de mídias para sua empresa ser reconhecida através das estratégias do marketing digital.
Dados de pesquisa que comprovam importância do Podcast para sua marca
De acordo com pesquisas feitas com os dados sobre podcast em 2020, foram levantados alguns dados que comprovam a importância do podcast para as empresas.
“Mais de um terço (39%) dos proprietários de pequenas e médias empresas ouvem podcasts e 65% ouvem pelo menos uma vez por semana”, disse a Forbes .
De toda a amostra pesquisada, 51% ouve podcast, sendo que desses que ouvem, quase a metade (49%) ouve em casa e uma fatia bem grande, (29%) ouvem no carro.
Além de que a mesma pesquisa declara que os ouvintes de podcast são mais fiéis e educados, como por exemplo, o podcast “A mulher da casa abandonada“.
Que juntamente com ter tido muita audiência, se tornou até mesmo notícia de jornais escritos e telejornais, como o fantástico.
Dos totais de ouvintes entrevistados, 80% escolhem os episódios com os temas que desejam ouvir, e a maioria destes são homens (56%) e também a fatia de mulheres que acompanham é bem grande (44%).
Vantagens do podcast
Existem vários benefícios em produzir conteúdos em áudios para sua empresa, pois é uma oportunidade de personificar sua marca para seu público.
Deste modo, atraindo o público e aumentando a taxa de engajamento destes com sua marca personificada.
E separamos algumas dessas vantagens de realizar um podcast para a sua marca abaixo.
1ª Vantagem do Podcast para a marca: construção da marca
Trabalhar com temas e tópicos que são alinhados ao interesse da persona, e que conta sobre a história e experiência da marca.
Compartilhar sobre quem a empresa, insights, inovações, conselhos e várias dicas sobre o produto ou serviço e seus processos, aumentando credibilidade e personificando a mesma diante do público.
Deste modo, comunica autoridade pelo conhecimento já garante interesse do público exato e inicia apresentação ou cativa a fidelidade à marca.
E mesmo se o podcast da marca receber pouca audiência a princípio, os esforços são assertivos para o público ideal.
Geralmente, as produções de áudio de marca ou corporativos têm um público menor, mas com leads qualificados, com muito mais engajamento com o tema.
Além de disposição e fidelidade em ouvir vários episódios e permanecer nas próximas séries.
E que se tornam embaixadores da marca, por admirar e se envolver afetivamente com a empresa, os produtos e serviços.
2ª Vantagem do Podcast para a marca: integra bem com estratégias de blog e vídeos
Uma das principais oportunidades de destaque para a marca de forma orgânica, é o uso do blog post que se estruturado com boas estratégias de SEO atraem muito tráfego.
E, os sentidos humanos são as cinco portas de entrada para a mente, e a leitura alcança a visão, aliando também o áudio ativa mais um campo elétrico da memória humana.
Os podcasts podem ser direcionados para completar ou expressar conteúdos antes só acessíveis aos leitores.
Deste modo, favorecendo a experiência dos usuários, alcançando aqueles que não gostam de ler.
Além de conceder a marca bons posicionamentos na SERP.
3ª Vantagem do Podcast para a marca: adaptabilidade
Como o podcast pode ser baixado e armazenado em dispositivos móveis para ouvir no melhor momento, esse se adapta a ter audiência em diversos momentos do dia.
Facilitando ao usuário levar o conteúdo e ouvir no trânsito, ou na academia, durante o trabalho, ou ainda ao vivo.
E é organizado em séries de episódios, o que facilita ouvir somente o tema que deseja, compartilhar ou ouvir toda a série.
E quando acompanha os episódios consecutivos, a audiência é garantida por toda a série.
4ª Vantagem do Podcast para a marca: informa mesmo ouvintes com a atenção difusa em outras atividades
O sucesso dos programas transmitidos pelas ondas do rádio se deu através de várias formas de narrativas, entonação diferente e acima de tudo a possibilidade de ouvir durante o tempo que desempenha outras atividades.
Ter total atenção como a de uma TV ou de tela coloca o público condicionado a parar e dedicar total atenção ao programa ou produção audiovisual.
E como o tempo tem se tornado cada vez mais escasso, é fundamental oferecer ao público acesso mesmo quando não é possível assentar e dedicar total atenção a uma única atividade.
Juntamente, com o benefício de não competir com atividades e nem com a competição entre telas de smartphone, tablet, desktop e ainda TV, dentre outras.
5ª Vantagem do Podcast para a marca: permite ouvir com uma abordagem mais pessoal
Os áudios do podcast podem ser ouvidos dentro do ônibus, na fila do banco, no trabalho, no carro, no chuveiro, durante as refeições ou em qualquer lugar.
E a voz dos entrevistadores/ apresentadores acaba se tornando pessoal, pois são vozes familiares com formatos, insights e com tons que alcançam a mente e os gostos de cada cliente.
Tornando os momentos que te obrigam a estar em algum lugar esperando algo ou em atividades que não precisam de atenção nos áudios pode ouvir a voz que já se tornou amiga.
Ou ainda, é possível baixar e ouvir quando possível, sem perder o conteúdo. E as vozes se tornam participantes do cotidiano, mesmo sem conhecer o rosto ou sem ter vínculo com a pessoa do áudio.
6ª Vantagem do Podcast para a marca: amplia o alcance de novos clientes ou público em potencial
O podcast alcança pessoas que não gostam de ler e não acompanham blogs.
Além, de pessoas que gostam e seguem blogs, tendo o podcast como ferramenta que amplia os conteúdos do blog com discussões ricas.
Ou que permite a leitura em áudio, para momentos em que não é possível somente ler, acaba permitindo o conhecimento de artigos e livros através dos áudios.
Assim, como vários audiobooks que auxiliam a leitura mais dinâmica, através de velocidades programadas.
Igualmente, é possível realizar outras atividades e acompanhar a transmissão dos podcast de marcas.
E ainda, oferecem o benefício de bons conteúdos em áudios, se estiverem informando e ensinando algum conteúdo, receita ou conhecimento podem ser compartilhados com novos possíveis clientes.
6ª Vantagem do Podcast para a marca: conexão e enriquecimento de conteúdos
Ao realizar um podcast com convidados de áreas correlatas, enriquece a experiência na comunicação dos conteúdos.
Além, da conexão com outros assuntos que estão direta ou indiretamente ligados ao seu produto ou serviço.
Construindo e fortalecendo opiniões e autoridade de reconhecimento da expertise da marca diante do mercado.
Sendo também, uma oportunidade de conquistar mais relacionamentos com novos clientes, parceiros e fornecedores através dos seguidores dos convidados que irão participar da entrevista.
Juntamente, com a valorização do conhecimento através de vários pontos de vista e conhecimento sobre um mesmo tema, e as abordagens distintas que enriquecem o conteúdo.
7ª Vantagem do Podcast para a marca: baixo custo
A produção do podcast pode ser uma produção bem feita e barata. É preciso equipamentos adequados porém, estes são baratos.
E o ambiente pode ser uma sala, quarto ou copa silencioso em casa.
O espaço não precisa de oferecer um cenário decorado, nem iluminação propicia, o trabalho pode focar somente no áudio e em equipamentos de captação.
Sendo uma mídia barata em comparação com mídias tradicionais e até em comparação com a produção de vídeos.
8ª Vantagem do Podcast para a marca: oportunidade de renda
O podcast pode ser uma oportunidade de atrair patrocinadores, anúncios e também entrevistas pagas.
Como por exemplo, um podcast de temas procedimentos estéticos pode ter patrocínio de Distribuidora de produtos descartáveis de procedimento e também uma empresa de equipamentos estéticos.
Saiba como ser um criador de produtos digitais e como ganhar dinheiro com infoprodutos neste artigo rico em nosso blog.
9º Vantagem do Podcast para a marca: aumenta tráfego no blog e site
É possível colocar links no podcast direcionando para conteúdos complementares no blog e imagens das gravações no site.
Ainda, é possível incorporar os arquivos de áudio e acrescentar links para os podcasts completos.
Sendo uma ótima oportunidade, registrar os momentos divertidos do processo e agregar imagens reais do processo e tornando a produção portfólio.
Proporcionando um espaço leve para a produção do trabalho e ampliando as novas oportunidades de negócios.
Podcast de marca é eficaz?
Com certeza um podcast é eficaz para destacar sua marca.
De acordo com estudo realizado pela BBC Global News, uma análise de neurociência descobriu que a mídia podcast é mais eficaz do que anúncios de TV ou rádio.
A amostra contemplou 2.500 consumidores em quatro continentes.
E o estudo mediu a atividade cerebral segundo por segundo, enquanto os participantes ficavam expostos aos conteúdos.
Foi levantado alguns dados como:
- 12% mais codificação de memória do que o conteúdo ao redor. Isso é 5% maior do que o rádio;
- 24% maior inclinação favorável à marca no podcast do que em TV e rádio;
- Engajamento, intensidade emocional e codificação de memória em torno de menções à marca superaram em 22% os benchmarks de TV;
- 89% maior consciência de marca;
- 57% mais consideração de marca;
- Intenção de compra 14% maior.
“A NPR descobriu que 75% dos ouvintes de podcast agem em resposta a uma mensagem patrocinada em um episódio, incluindo mensagens de marca.
Como os consumidores precisam ouvir as mensagens de 25 a 30 vezes antes de agir, um podcast de marca é uma oportunidade perfeita para entregar essas mensagens sem atingi-los na cabeça com anúncios.” overkies
Ou seja, esse dado nos alerta e aponta para a oportunidade de negócios que o podcast oferece às empresas de serviços e produtos.
Tipos de Podcast
Existem vários tipos de podcast de acordo com o formato da apresentação, e a variação se dá de acordo com o propósito.
Citamos os principais tipos de formatos de podcast, acompanhe:
Individual
Esse é o formato mais usual e simples, construído por um monólogo.
É composto por uma única figura, pode ser uma autoridade ou um conhecedor aprofundado do tema que será abordado.
Esse tipo de podcast é constituído somente por este apresentador que irá discorrer sobre o tema com muita propriedade e habilidade de oratória para cativar o público.
A edição é mais fácil, pois o episódio todo foi realizado somente com uma voz e o microfone. Sendo essencial ser cativante, e confere autoridade ao apresentador.
Exemplo de podcast individual:
- Boa sorte pra gente!
- Papo de UX (existem algumas entrevistas, mas geralmente apresentado por Luan Mateus;
- Escriba café;
- Do Zero ao topo.
Entrevista
O tipo de podcast de entrevista, pode ser feito com apresentador e um ou mais convidados.
E pode abordar um tema em cada episódio, e realizar várias entrevistas com uma autoridade em cada tema.
Ou uma série com alguns convidados, abordando uma pauta em cada episódio.
Sendo este formato excelente para somar seguidores e compartilhar com os seguidores de ambos os participantes.
Deste modo, entregando conexões de ambos participantes e atraindo novos seguidores a todos os participantes.
Como por exemplo, o webinars sobre SEO que foi realizado com o CEO da Cia Web Sites junto com o Especialista em SEO da Localiza, Felipe Chaves.
Ambos com know how e autoridade, compartilhando dicas, técnicas e muitas experiências.
Informativo
Assemelha-se a jornais de emissoras de rádio. Geralmente, tem um formato mais pedagógico, sobre temas atuais, mas com uma abordagem mais leve.
Conheças os melhores podcasts para aprender novas habilidades, neste artigo completo.
Temos alguns bem famosos como:
- Café da Manhã (do grupo Folha);
- Os pingos no IS (Jovem Pan);
- Durma com Essa (do Nexo Jornal) ;
- Fronteiras da ciência;
- O Assunto (do G1, portal da Globo).
Painel
O formato painel é feito por várias pessoas e precisa ter um roteiro organizado e bons equipamentos.
Sendo, uma construção parecida com bate papo.
Exemplo temos:
6 Exemplos de podcast de marca bem sucedidos
Selecionamos seis bons podcasts de marca, com boas estratégias de marketing digital e são eles:
Veja também a indicação de bons podcasts que a equipe da Cia indica em nosso instagram CiaWebSites.
Como criar um podcast que ajuda a marca?
1. Planejamento
Todas as ações de marketing digital iniciam em um bom planejamento, e o podcast também.
Precisa definir alguns ítens como:
- o nome do programa;
- persona;
- identidade visual com o logo, slogan, cores e aplicações;
- organização das pautas do programa;
- a linguagem a definir;
- propósito do programa (propaganda ou publicidade).
Estabelecer se será individual, entrevistas, informativo ou painel. Realizar agendamentos com os participantes.
Estabelecer frequência, plataforma que será postado e onde irá divulgar.
2. Roteiro
Como o programa de áudio pode ter um ou mais participantes, é fundamental o roteiro para organizar a sequência de cada ação, efeitos, background etc.
Esse roteiro é útil também para orientar as perguntas e não perder o tema com outros assuntos que surgirem.
Assim, como uma redação, o roteiro precisa ter início com introdução, o desenvolvimento e o encerramento, com agradecimentos.
Uma das ordens mais utilizadas é a matriz roteiro que especifica:
Som | Fala |
Vinheta de abertura | |
Apresentações | |
BG | Pautas a desenvolver |
efeitos | Agradecimentos |
CTA | |
Despedida | |
vinheta de despedida |
3. Gravação
Agora que já tem o planejamento e o roteiro pronto, é hora de colocar a mão na massa!
A gravação pode ser feita em qualquer espaço com isolamento acústico adequado, boa acústica e poucos equipamentos.
É importante para a qualidade do podcast de sua marca o investimento em equipamentos profissionais como microfone, seja com adaptador para celular ou adaptador para câmera, ou computador.
Antes de iniciar o teste de som, verifique se está dando eco e quando estiver pronto, grave todo o roteiro! E se lembre: melhor feito que perfeito.
4. Edição
Essa é a parte mais técnica e minuciosa da produção! A edição dará o tom, vivacidade e encanto para a produção.
Pesquise boas opções de programas gratuitos para gravar e editar, ou somente editar. Existem diversas opções no mercado como:
É aqui o momento de escolher o programa que senti maior facilidade, e é preciso dedicar tempo.
Nesta etapa é hora de aplicar vinheta de abertura, efeitos especiais, música de fundo para dar ritmo à fala.
Além de retirar os erros de gravação, partes que saíram do tema e que são irrelevantes.
É importante que o programa continue leve e utilize músicas com direito autoral livre.
5. Publicação
Agora é hora de apresentar a produção!
Já escolheu a plataforma que irá postar todas as produções?
Pode ser feito tanto no site institucional quanto em plataformas como:
É importante escolher a plataforma de acordo com pesquisas que revelam onde seu público mais consome.
Conclusão
Portanto, como o podcast foi explicado acima, é uma excelente ferramenta e que não será abolida tão cedo.
Enfim, para as marcas é muito importante investir neste formato e comunicar com o seu público.
Se precisar de consultoria ou de um especialista conte com a CIA e tenha os melhores profissionais cooperando com o seu negócio!