Tik Tok Ads: Como utilizar esta ferramenta de anúncio e aumentar engajamento e audiência em 2024
O Tik Tok é uma rede social chinesa que permite ao usuário criar, compartilhar, seguir perfis e interagir com vídeos curtos e divertidos.
Diante do enorme crescimento, a rede expandiu e deixou de ser um espaço somente para entretenimento, e vêm sendo uma excelente vitrine para marcas e influenciadores investirem em anúncios na rede.
O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no mundo utilizando a rede social Tik Tok, ficando apenas atrás da China, seu país de origem. Para aprender a engajar seu público nesta ferramenta permaneça nesta leitura.
Tik Tok e o crescimento mundial
O aplicativo teve um crescimento superior a 200% em apenas um ano, de acordo com a Brand Finance, e foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2021 (dois mil e vinte e um) e 2020 (dois mil e vinte).
A rede permite a postagem de vídeos com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 segundos. Tem várias ferramentas de edição dentro do app, e que são instintivas, o que facilita a produção e edição por pessoas comuns.
Tem ganhado cada dia mais notoriedade, sendo que somente em 2021, foi baixado por aproximadamente 656 bilhões de usuários, ultrapassando o Instagram, Facebook e até mesmo o whatsapp.
Inicialmente, a rede era utilizada principalmente por usuários jovens, mas vem conquistando espaço entre as diversas faixas etárias, e diversos segmentos de negócios. Para investir e alcançar crescimento em audiência continue nesta leitura.
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Como surgiu o Tik Tok
A rede social pertence à ByteDance, empresa fundada por Zhang Yiming em 2012, uma empresa chinesa situada em Beijing.
Sendo que o app Tik Tok foi criado em 2017, apresentando versões para o sistema operacional IOS e também Android.
Inicialmente, sua origem veio da experiência do app Douyin lançado em setembro de 2016. Um aplicativo produzido em 200 dias e que alcançou mais de 100 milhões de usuários em apenas um ano.
Isto se deu pelo formato do app e também as estratégias de marketing em torno do produto. Porém,o lançamento do app Douyin teve seu foco no público de alcance exclusivamente na China.
A principal diferença entre o Tik Tok e o Douyn foi que este último, tinha censura diferente e o público alvo era focado somente no país de origem.
Já em 2017, lançou o Tik Tok, e este app foi direcionado ao mercado mundial.
Posteriormente, no primeiro semestre de 2018, a ByteDance comprou o app Lip-sync, também chamado de musical.ly. Este era um app presente em outros países, e que já tinha muitos seguidores registrados.
No final de 2018, uniram os dois aplicativos, o Tik Tok e também o musical.ly e desde então tem alcançado vários mercados. Atualmente, conquista 100 milhões de usuários ativos no mês.
A rede permitiu a criação de muitos memes, com famosos e também com pessoas comuns.
A exemplo disto, Khaby Lame o senegalês-italiano que se tornou uma celebridade através de vídeos no Tik Tok e atualmente, é a conta com maior número de seguidores da rede.
Este realiza vários vídeos com paródias sobre fatos simples que as pessoas complicam. E avançou, nesta mesma linha de conteúdos com paródias de famosos e séries.
A plataforma avança com bastante audiência, cedendo espaço a pessoas comuns e atraindo várias marcas famosas. Exemplo de algumas grandes marcas: Disney, Coca Cola, Guaraná Antártica,Nike, Quinto Andar,Tim, Bauducco, Monange dentre outras.
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E o que é o Tik Tok Ads?
Tik Tok Ads é uma plataforma de anúncios dentro da própria rede social, que permite a veiculação de campanhas de marketing na mídia.
Se deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como desenvolver as estratégias para sua campanha de marketing, aprenda com este conteúdo completo.
É uma excelente ferramenta de engajamento e parecida com o gerenciador de anúncios do facebook. E para utilizar adequadamente é possível empregar estratégias SMO– que são otimização para redes sociais.
A rede permite anúncios com tempo entre cinco (5) segundos a um (1) minuto, e com investimento diário mínimo de cinquenta (50) dólares. A rede suporta anúncios em formato de banners ou vídeos.
Desta forma. A configuração do público é estabelecida por comportamento e dados demográficos. Destaca-se pela característica dos anúncios pagos não terem a opção de ser pulados.
Além disso, o próprio Tik Tok realiza a segmentação do público por inteligência artificial, o que aumenta a assertividade das impressões do público.
Dessa forma, anunciar nesta rede se torna uma opção atrativa para as marcas internacionais e nacionais alcançarem seu público. Cedendo espaço a todos os tipos de negócios, tanto pequenos como grandes.
Benefícios de anunciar na plataforma
Diante da sociedade contemporânea, que busca sempre respostas de urgência, o Tik Tok é uma excelente solução a esta necessidade de conexão com o público. Colocando as empresas em excelente posicionamento através do TIK TOK.
O tik tok Ads conecta a marca diretamente com o público e aumenta o engajamento desta na rede. Pois, em vídeos rápidos e bem direcionados os conteúdos abrangem diretamente o público.
O crescimento exponencial da rede Tik Tok e juntamente com pesquisas sobre o comportamento do consumo de vídeos, apontam o crescimento do consumo deste formato por internautas brasileiros e mundiais.
Desta forma, comunicar com vídeo pode ser um dos principais meios que a publicidade vai utilizar para alcançar o público.
Como configurar o Tik Tok Ads- passo-a-passo
O processo da criação de anúncios no Tik Tok Ads segue três pilares:
- Campanhas;
- Grupo de Anúncios;
- Anúncios.
Passo 1:
A primeira etapa para anunciar no Tik Tok é criar a conta ou fazer o login na plataforma para negócios.
Passo 2:
Antes de planejar a campanha, é importante realizar um cadastro solicitando aceite, para ter aprovação de veiculação da marca.
Passo 3:
Após acessar, é preciso fazer a definição do nome da campanha, objetivo e orçamento.
Passo 4:
Após cadastrar estes dados no Gerenciador de anúncios do Tik Tok Ads é hora de criar um grupo de anúncios.
Passo 5:
Criar o conteúdo. Sendo possível subir o banner, vídeo ou até mesmo criar vídeos com as ferramentas de criação.
Passo 6:
Otimize o conteúdo com palavras chave através do leilão da rede.
Passo 7:
Analise os resultados através dos relatórios do Tik Tok Ads.
Gostou do conteúdo, deixe seu comentário e nos conte se já produziu conteúdo para seu negócio nesta rede.