Tik Tok para empresas: como usar o app em estratégias de marketing

Conhecida como a rede social das dancinhas, o Tik Tok ganhou bastante popularidade entre os heavy users de redes sociais no mundo todo, possuindo mais de 1 bilhão de usuários.

E o Brasil não fica de fora desses números, sendo o segundo país que mais usa o aplicativo, com cerca de 84 milhões de usuários.

Seu crescimento exponencial acabou chamando a atenção das empresas, que buscam usar o app cada vez mais para divulgar seus produtos e serviços. 

Dessa forma,  o Tik Tok para empresas se tornou um aplicativo indispensável nas estratégias de marketing, por isso confira como usar a rede social no seu negócio. 

O que é Tik Tok

O Tik Tok é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 180 segundos.

O aplicativo foi lançado em 2014 como Musical.ly, mas depois foi vendido para a empresa Bytedance e ganhou o nome oficial de Tik Tok em 2017. 

Ganhando bastante destaque no mundo todo nos últimos anos, a rede social já bateu de frente com grandes redes sociais do mercado.  

O lançamento da rede social como Tik Tok fez tanto sucesso que em poucos anos ela já havia superado o Facebook e o Instagram em número de downloads, chegando a 130 milhões de usuários em 2018. 

O seu impacto como rede social foi tão grande que o Mark Zuckerberg lançou a função do  Reels no Instagram em 2019, com a intenção de competir com a funcionalidade do Tik Tok, logo após uma falha investida de comprar o app. 

Apesar da tentativa de ser desbancado pelo seu rival, o Tik Tok atingiu a marca de mais 1 bilhão de usuários no ano de 2021.

Com o crescimento progressivo do aplicativo e a sua popularidade entre os usuários, a rede social se tornou uma ferramenta poderosa para as empresas, que começaram a usar o engajamento da rede social para divulgar seus produtos e serviços. 

Continue lendo o conteúdo para descobrir mais sobre como usar o Tik Tok para empresas.

Tik Tok para empresas: como usar?

O poder de influência do Tik Tok é tão grande que as músicas que acabam virando trend na rede social chegam a bombar no Spotify, aplicativo de música para Android e IOS.  

Um estudo feito pela Winnin Insights, plataforma que mapeia o consumo de vídeos online, revelou que 7 entre as 10 músicas mais ouvidas no ano de 2020 no Spotify viralizaram antes no Tik Tok. 

Como exemplo, temos a música “WAP”, da Cardi B, que em apenas uma semana de estreia foi reproduzida mais de 93 milhões de vezes nos Estados Unidos, chegando ao topo da Hot 100 e obtendo mais de 860 milhões de reproduções no Spotify. 

A música explodiu no Tik Tok logo depois que a sua coreografia foi produzida pelo dançarino Brian Esperon, o que acabou resultando em 4 bilhões de visualizações da música no aplicativo. 

Com números tão impressionantes, fica claro que é indispensável aprender a usar a ferramenta no seu negócio, portanto veja como impactar o seu público-alvo através do Tik Tok. 

1. Aproveite as trends 

As trends são os vídeos que viralizam e passam a servir de referência para outros vídeos similares, tendo grande poder de alcance. 

Esses conteúdos possuem um número alto de buscas, portanto aproveite esse alcance para entrar nas trends e se inspirar nos vídeos de sucesso. 

Você pode usar as trends para falar sobre os assuntos que envolvem o ramo de atuação da sua empresa, de uma forma divertida e descontraída, como foi feito nesse Tik Tok:

2. Explore o sucesso dos influenciadores

O Tik Tok foi palco para várias pessoas se tornarem influenciadores e ganharem sucesso entre os usuários do aplicativo. 

Esses novos influenciadores digitais possuem muito potencial e já estão sendo disputados pelas marcas. 

Com uma legião de fãs e admiradores, as publis desses influenciadores digitais costumam atingir um número alto de pessoas, que são levadas a adquirir o produto ou serviço, dê uma olhada:

@vanessalopesr

#ad Tá chegando uma Challenge incrivel da Paco Rabanne para todos vocês participarem! 🥰 #publi #PlayWithPhantom @pacorabanneparfums

♬ original sound – Vanessa Lopes

3. Mostre a rotina da empresa 

Criar conexão com o seu público-alvo e humanizar a sua marca é importante para o crescimento do negócio, sendo o Tik Tok a plataforma ideal para você fazer isso. 

Mostre como é a rotina da empresa, como funcionam os processos do dia a dia e aproveite para apresentar a parte interna do estabelecimento. 

Conteúdos desse gênero despertam a curiosidade dos usuários e tem potencial de engajamento.

Mas lembre-se de que é importante o conteúdo ser interessante, portanto capriche no vídeo! Confira um vídeo viral mostrando uma empresa de Recife:

4. Utilize as músicas virais

As coreografias fazem tanto sucesso no Tik Tok que o mesmo começou a ser reconhecido como o aplicativo das dancinhas. 

Apesar das coreografias serem também uma opção de vídeo, não se limite apenas a esse tipo de conteúdo. 

Usar as músicas virais para criar conteúdos engraçados também é uma ótima forma de engajar o seu público-alvo e expandir a sua marca, como foi feito nesse vídeo: 

5. Faça anúncios 

Além dos vídeos orgânicos, a sua empresa também pode fazer anúncios pagos na plataforma, com o TikTok Ads Manager.

Os anúncios funcionam da mesma forma como em outras plataformas, tendo a função de levar o usuário para o link que você redirecionar. 

A vantagem dos anúncios do Tik Tok é que o custo por lead ainda é menor do que em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook. 

Para ver anúncios dos seus concorrentes e se inspirar, você pode acessar o Top Ads do Tik Tok.  

Conclusão

A chegada de novas redes sociais devem ser aproveitadas ao máximo, pois o comportamento dos usuários muda o tempo todo, sempre surgindo um aplicativo novo para competir com os grandes do mercado, sendo o Tik Tok o sucesso da vez.  

Nós mostramos ao longo do conteúdo as diversas formas de usar o Tik Tok para empresas, sendo esse um aplicativo essencial para as estratégias de marketing digital.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre estratégias de marketing, aproveite para ler nosso post sobre Psicologia dos preços: 8 formas de usar no seu negócio

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Mariana
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