Tik Tok para empresas: como usar o app em estratégias de marketing
Conhecida como a rede social das dancinhas, o Tik Tok ganhou bastante popularidade entre os heavy users de redes sociais no mundo todo, possuindo mais de 1 bilhão de usuários.
E o Brasil não fica de fora desses números, sendo o segundo país que mais usa o aplicativo, com cerca de 84 milhões de usuários.
Seu crescimento exponencial acabou chamando a atenção das empresas, que buscam usar o app cada vez mais para divulgar seus produtos e serviços.
Dessa forma, o Tik Tok para empresas se tornou um aplicativo indispensável nas estratégias de marketing, por isso confira como usar a rede social no seu negócio.
O que é Tik Tok
O Tik Tok é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 180 segundos.
O aplicativo foi lançado em 2014 como Musical.ly, mas depois foi vendido para a empresa Bytedance e ganhou o nome oficial de Tik Tok em 2017.
Ganhando bastante destaque no mundo todo nos últimos anos, a rede social já bateu de frente com grandes redes sociais do mercado.
O lançamento da rede social como Tik Tok fez tanto sucesso que em poucos anos ela já havia superado o Facebook e o Instagram em número de downloads, chegando a 130 milhões de usuários em 2018.
O seu impacto como rede social foi tão grande que o Mark Zuckerberg lançou a função do Reels no Instagram em 2019, com a intenção de competir com a funcionalidade do Tik Tok, logo após uma falha investida de comprar o app.
Apesar da tentativa de ser desbancado pelo seu rival, o Tik Tok atingiu a marca de mais 1 bilhão de usuários no ano de 2021.
Com o crescimento progressivo do aplicativo e a sua popularidade entre os usuários, a rede social se tornou uma ferramenta poderosa para as empresas, que começaram a usar o engajamento da rede social para divulgar seus produtos e serviços.
Continue lendo o conteúdo para descobrir mais sobre como usar o Tik Tok para empresas.
Tik Tok para empresas: como usar?
O poder de influência do Tik Tok é tão grande que as músicas que acabam virando trend na rede social chegam a bombar no Spotify, aplicativo de música para Android e IOS.
Um estudo feito pela Winnin Insights, plataforma que mapeia o consumo de vídeos online, revelou que 7 entre as 10 músicas mais ouvidas no ano de 2020 no Spotify viralizaram antes no Tik Tok.
Como exemplo, temos a música “WAP”, da Cardi B, que em apenas uma semana de estreia foi reproduzida mais de 93 milhões de vezes nos Estados Unidos, chegando ao topo da Hot 100 e obtendo mais de 860 milhões de reproduções no Spotify.
A música explodiu no Tik Tok logo depois que a sua coreografia foi produzida pelo dançarino Brian Esperon, o que acabou resultando em 4 bilhões de visualizações da música no aplicativo.
Com números tão impressionantes, fica claro que é indispensável aprender a usar a ferramenta no seu negócio, portanto veja como impactar o seu público-alvo através do Tik Tok.
1. Aproveite as trends
As trends são os vídeos que viralizam e passam a servir de referência para outros vídeos similares, tendo grande poder de alcance.
Esses conteúdos possuem um número alto de buscas, portanto aproveite esse alcance para entrar nas trends e se inspirar nos vídeos de sucesso.
Você pode usar as trends para falar sobre os assuntos que envolvem o ramo de atuação da sua empresa, de uma forma divertida e descontraída, como foi feito nesse Tik Tok:
2. Explore o sucesso dos influenciadores
O Tik Tok foi palco para várias pessoas se tornarem influenciadores e ganharem sucesso entre os usuários do aplicativo.
Esses novos influenciadores digitais possuem muito potencial e já estão sendo disputados pelas marcas.
Com uma legião de fãs e admiradores, as publis desses influenciadores digitais costumam atingir um número alto de pessoas, que são levadas a adquirir o produto ou serviço, dê uma olhada:
3. Mostre a rotina da empresa
Criar conexão com o seu público-alvo e humanizar a sua marca é importante para o crescimento do negócio, sendo o Tik Tok a plataforma ideal para você fazer isso.
Mostre como é a rotina da empresa, como funcionam os processos do dia a dia e aproveite para apresentar a parte interna do estabelecimento.
Conteúdos desse gênero despertam a curiosidade dos usuários e tem potencial de engajamento.
Mas lembre-se de que é importante o conteúdo ser interessante, portanto capriche no vídeo! Confira um vídeo viral mostrando uma empresa de Recife:
4. Utilize as músicas virais
As coreografias fazem tanto sucesso no Tik Tok que o mesmo começou a ser reconhecido como o aplicativo das dancinhas.
Apesar das coreografias serem também uma opção de vídeo, não se limite apenas a esse tipo de conteúdo.
Usar as músicas virais para criar conteúdos engraçados também é uma ótima forma de engajar o seu público-alvo e expandir a sua marca, como foi feito nesse vídeo:
5. Faça anúncios
Além dos vídeos orgânicos, a sua empresa também pode fazer anúncios pagos na plataforma, com o TikTok Ads Manager.
Os anúncios funcionam da mesma forma como em outras plataformas, tendo a função de levar o usuário para o link que você redirecionar.
A vantagem dos anúncios do Tik Tok é que o custo por lead ainda é menor do que em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook.
Para ver anúncios dos seus concorrentes e se inspirar, você pode acessar o Top Ads do Tik Tok.
Conclusão
A chegada de novas redes sociais devem ser aproveitadas ao máximo, pois o comportamento dos usuários muda o tempo todo, sempre surgindo um aplicativo novo para competir com os grandes do mercado, sendo o Tik Tok o sucesso da vez.
Nós mostramos ao longo do conteúdo as diversas formas de usar o Tik Tok para empresas, sendo esse um aplicativo essencial para as estratégias de marketing digital.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre estratégias de marketing, aproveite para ler nosso post sobre Psicologia dos preços: 8 formas de usar no seu negócio.